quinta-feira, 20 de julho de 2017

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Apucarana, 23 de julho de 2017.
TEMA: “A paciência de Deus ensina-nos a tolerância.”
1)AMBIENTAÇÃO – Olá crianças! Vamos iniciar a nossa Salinha com o sinal da cruz ( em nome do Pai... Cantar outros cantos de animação).
2)PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO- “O Reino que Jesus veio inaugurar cresce a cada dia, mas convive com o pecado e a maldade do mundo.”
Semear a Palavra e aguardar o julgamento de Deus
Crianças, vocês gostam de historinhas? Que tipo de histórias vocês gostam? Quem lhes conta histórias? Quando é o papai ou a mamãe que conta a história, vocês gostam mais ou menos?
Pois é, vocês sabiam que Jesus também gostava de contar histórias? Ele dizia que as pessoas aprendiam mais se ouvissem na prática seus ensinamentos, por isso Ele contava muitas histórias para seu povo.

Hoje, Ele nos contará uma pequena história nos falando de uma forma simples, porém que devemos meditar muito.
1.   Tinha um bom Senhor que saiu a semear. Jogou na terra boas sementes de trigo e com todo o seu carinho e amor cuidou delas para que elas crescessem logo.

 Só que esse Senhor foi descansar e ele tinha um inimigo muito forte, que o odiava muito. Sabem o que esse inimigo fez? Ele foi lá à noitinha , quando ninguém podia vê-lo , enquanto estava tudo escurinho e jogou uma semente de praga, chamada joio para matar as sementes boas, sufocando-as.

  Pois vocês acreditam, crianças, que tanto semente de trigo quanto semente de joio praga nasceram juntinhas?

   Só que os empregados do Senhor queriam cortar o joio para que ele não prejudicasse o trigo, contudo,Senhor sabia que se cortasse o joio também cortaria o bom trigo. Ele, então pediu que os empregados deixassem à plantação como estava até tudo crescer. E em pouco tempo, o trigo e o joio cresceram, o joio já começava a enforcar o bom trigo. Foi nesse momento, vendo que o trigo poderia morrer com a presença do joio é que o Senhor mandou cortar o joio e queimá-lo em uma grande fogueira para que nada dele restasse e colheu o bom trigo e guardou em seu celeiro.


Bonita a história, não é mesmo?
Hoje, vamos entender o que Jesus queria nos falar através dessa historinha que ele nos contou. Mas antes, vamos ficar todos em pé e com alegria cantar pra nossa celebração iniciar.
Crianças, vamos entender que é trigo e quem é joio?
O trigo é a boa semente, dela se faz a farinha, que se transforma no pão que nos alimenta.


joio é uma plantinha danada, uma praga, uma coisa daninha, ruim, que surge entre as boas e as corrompe.


E ai, a gente faz nossa reflexão:
Vamos descobrir o que somos?
Se formos assim, gostamos de brigas, violência, ofender os outros, falar palavrões , então somos joio .
Agora, se ajudamos nossos irmãos mais necessitados, se em  nossa casa respeitamos nossos pais e buscamos sempre ser fieis aos ensinamentos de Jesus , nós  somos trigo!
Compromisso da semana: É tarefa de todos nós ajudar o reino de Deus a crescer e dar muitos frutos de perdão, justiça, misericórdia e amor.\
ATIVIDADES:
              a)  Salinha de Recreação
             b)   Pintura alusiva
             c)  Brincadeiras cantadas
                Para Colorir:

 Atividades para completar:

FONTE: pulsinho e catequisar.com.br
PESQUISA: Luzia de F. G. da Silva – escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana-  Paraná


Nenhum comentário:

Postar um comentário