quinta-feira, 29 de junho de 2017

13º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo


“Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a
minha Igreja.”




Jesus é o Filho do Deus vivo
A solenidade de são Pedro e são Paulo nos recorda o grande testemunho de fé e amor a Jesus Cristo que esses dois grandes apóstolos nos deram. Paulo nos comunica o ardor missionário e o desejo incessante de anunciar o evangelho. Pedro nos ensina o zelo e o amor pela Igreja, na fidelidade à missão recebida de Cristo. Lembramos hoje nosso querido papa Francisco, que leva adiante a missão de conduzir a Igreja em nossos dias.

Oi crianças!!! Hoje vamos falar de alguém que ganhou a chave do céu. Comemoramos a festa de São Pedro e São Paulo e tbm é dia do Papa, então hoje vamos rezar pelo nossa Papa Francisco, pelo nosso bispo Dom Celso e pelo nosso Pároco Padre Roberto e Padre Adir.

REFLEXÃO
(Preparar uma chave grande, pendurar várias fichinhas escritas com alguns pecados: Preguiça, maldade, desobediência, inveja, fofoca - ter uma tesoura e à medida que for falando, no final do ato, ir cortando os pecados com ela)

São Pedro e São Paulo se tornaram santos da nossa igreja, mas antes eles precisaram renunciar muitas coisas e abrir o coração para Jesus.

Jesus disse que Pedro seria o chefe da igreja e depois ele disse que tudo que São Pedro ligasse na terra, seria ligado no céu e tudo que fosse desligado aqui na terra, também seria desligado lá no céu!
Então, se ele pode desligar coisas ruins aqui na terra e ligar coisas boas lá no céu, vamos pedir perdão, que com essa tesoura corte os pecados da nossa vida, mas antes temos que nos arrepender, porque se a gente não se desliga deles... eles nos impede de entrar no Reino de Deus, vamos cortar direitinho os pecados que aqui na terra cometemos e deixar subir tudo que é bom e as coisas boas que prometemos.
Vamos contar a inveja... os erros de preguiça...
com a alma limpa e lavada pelos pecados já cortados vamos fazer uma oração a Deus.
Oração

Jesus querido, obrigada pela vida do nosso amado Papa Francisco. Cuida dele, Jesus!
Que ele tenha muita saúde, força, coragem e luz para guiar a gente, como o Senhor deseja.
Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por Ti e por sua Igreja, o mesmo amor que puseste no coração de Pedro e Paulo. Amém.

EVANGELHO - EVANGELHO (Mt 16,13-19)

Jesus confia a cada um de nós uma missão e precisamos cumpri-la com amor.
Olha crianças, aqui está uma imagem de São Pedro e São Paulo. Pedro era um dos doze apóstolos de Jesus, ele testemunhou a vida de Jesus, sua morte e ressurreição. Jesus confiou a ele a missão de pastorear a igreja, por isso ele se tornou nosso primeiro Papa. Paulo ao contrário era cobrador de impostos e durante uma viagem a cidade de Damasco ele se converteu e pregou o evangelho de Jesus. Paulo escreveu várias cartas falando de Jesus. ele foi um verdadeiro divulgador do amor de Cristo. Hoje´além de celebrarmos a festa de São Pedro e São Paulo, comemoramo o dia do Papa, pastor universal, sucessor de Pedro e sinal visível da igreja.
Para nos ajudar a entender nossa missão vou contar uma história pra vocês:

Uma vez um viajante, percorrendo uma estrada, deparou-se com uma obra em início de construção. Três pedreiros, com suas ferramentas, trabalhavam na fundação do que parecia ser um importante projeto. O viajante, aproximou-se curioso. Perguntou ao primeiro deles o que estava fazendo. ele disse:
_ Estou carregando pedras, não vê? Expressava no semblante um misto de dor e sofrimento.
Mal satisfeito, o viajante dirigiu-se ao segundo pedreiro e repetiu a pergunta.
_ Estou ganhando a vida. Não posso reclamar, pois foi o emprego que consegui. Estou conformado porque levo o pão de cada dia para minha família.
O viajante queria saber o que seria aquela construção. Perguntou então ao terceiro pedreiro:
_ O que você está fazendo?
Ele respondeu:
_ Estou construindo uma Catedral! Aqui meus filhos louvarão a Deus e aprenderão o caminho do céu.
Jesus nos confia a missão de amar o próximo e viver em comunidade, mas precisamos realizar nossa missão com amor e sabedoria.






Ideia para trabalhar esse Evangelho

Mostre para as crianças uma foto do Papa Francisco:


O que o nosso Papa Francisco tem de São Pedro e de São Paulo?

Quais características deles ele busca  imitar para ser o nosso Papa?
Vamos ouvir as crianças!

Papa Francisco é:

Forte como Pedro, pois continua construindo nossa igreja
Corajoso como Paulo, foi a muitos lugares levar a Palavra e o amor de Deus

... que mais?

E o que ele tem de Jesus? quais características?

Um sorriso cheio de amor
Piedade com os mais Pobres 

Vamos buscar aprender com o nosso querido Papa Francisco, temos muito a aprender com ele. Um grande pastor! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário