sábado, 25 de fevereiro de 2017

8º Domingo do Tempo Comum


TEMA: 
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça...”
                                                                                                 Apucarana, 26 de fevereiro de 2017.

AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, que bom ter vocês aqui na Salinha Catedral. Vamos iniciar com a canção do Sinal da Cruz! ( cantar outros cantos de animação).
PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:
Outro dia,  passei muito tempo pensando em certas coisas da natureza, então resolvi trazer minhas dúvidas aqui, para a missa, pra ver se vocês me ajudam a encontrar respostas.
Olhem aquele passarinho ali? Pois é, eu fiquei pensando:

___ O que será que ele come? Onde será que ele dorme? Será que ele sente frio? Quem cuida dele? Eu nunca o vi plantando nada, vocês já viram? Eu também nunca os vi arrumando a cama e nem tecendo as vestes de inverno. Vocês já viram?
Pois é e quem é que cuida delas então? Quem os alimenta, quem as vestes? Quem cuida deles quando está chovendo?
Ah, então é Deus? Eu não sabia, eu estava desconfiada, que sou alguém que ama muito é que pode fazer tantas coisas boas até para um passarinho. Mas agora aprendi…
Tem outra coisa que eu fiquei intrigada também, estão vendo essa flor? 


Ela não é linda? Quem será que cuidou dela lá no mato? Eu não a vi plantando? E essa cor? Quem a pintou com tamanha maestria assim?
Que beleza de seu colorido? Será que gastaram muitos baldes de tinta pra ela ficar bonita e cheia de vida?
Então quem fez isso com ela? Vocês estão querendo-me dizer que é Deus quem cuida de tudo isso?
Então, se Deus cuida desses seres tão pequeninos, como é que ele cuida de cada um de nós?
Meninas e meninos, vocês tem razão, Se Deus cuida desses seres tão pequeninos com tanto amor e carinho, imagina a cada um de nós. E é isso que nosso evangelho irá nos falar que Deus é quem se preocupa com tudo que nos acontece e que se tivéssemos realmente uma fé verdadeira, nada nesse mundo poderia nos faltar, porque Deus completaria tudo, tudo para nós.
 EVANGELHO COMENTADO:
Hoje no evangelho Jesus está explicando que gastamos muito tempo fazendo coisas e nos preocupando com coisas inúteis para o cristão e o mais importante não valorizamos- que Ele ( Deus) é criador de tudo, nos dá o necessário para vivermos bem, através da natureza. Que a preocupação com riquezas e bens, mais que os valores cristãos, não agradam à Deus e ainda nos deixam infelizes.
Olhem a natureza, ela dá o sustento para As aves dos céus, para as plantas e nada falta! Quem dirá a nós, que somos seus filhos amados?
Temos que crer mais em Deus, na providencia Divina, para todas as nossas necessidades. Buscar a Deus em primeiro lugar!
HISTÓRIA DA SEMANA: Biscoitão

 FELIPE

Filipe acordou bem cedinho para ir à escola. Comeu um delicioso biscoitão no seu café da manhã. Hummm!!! Que delícia! Felipe estava tão contente que disse à sua mãe: "Muito obrigado pelo biscoitão, mamãe."
MAMÃE

1.Mas a mamãe respondeu: "Você não deve agradecer a mim Felipe, mas ao Padeiro, que fez o biscoitão. 
PADEIRO
"Felipe correu para a padaria e disse ao padeiro: "Sr Padeiro, muito obrigado pelo delicioso biscoitão que eu comi hoje no café da manhã." 
FAZENDEIRO
O padeiro então disse: "Não me agradeça Felipe, agradeça ao Fazendeiro que plantou o trigo para termos a farinha de trigo pra fazer o biscoitão.
 "Daí, Felipe foi até o fazendeiro e disse: "Sr Fazendeiro, agradeci à mamãe pelo biscoitão que comi e ela me mandou agradecer ao Padeiro. Fui ao Padeiro, e ele disse que era pra agradecer ao senhor. Muito obrigado pelo biscoitão que comi." O fazendeiro disse que não era pra ele agradecer, mas para agradecer ao trigo.
TRIGO


Felipe foi até a plantação e disse ao trigo: " Sr. trigo, muito obrigado pelo delicioso biscoitão." "Não agradeça a mim Felipe - Disse o trigo - Agradeça à chuva, que me fez crescer."
NUVEM

Felipe olhou pra cima e disse: "Muito obrigado chuva, pelo gostoso biscoitão que comi." "Não - Disse a chuva - Não agradeça a mim Felipe, agradeça ao sol, pois se não fosse ele, eu nada poderia fazer para que o trigo crescesse.
SOL

"Sr Sol, hoje comi um delicioso biscoitão e agradeci a minha mãe, mas ela me mandou ir ao padeiro agradecer. Fui até ele e ele me mandou agradecer ao fazendeiro, e o fazendeiro disse pra agradecer ao trigo. Fui até o trigo agradecer, mas ele disse pra eu agradecer à chuva, que logo depois me mandou vir te agradecer. Muito obrigado pelo delicioso biscoitão!"Você já imaginou a nossa vida sem o sol? O sol não nos dá só calor, mas dá luz e com a luz dá as cores. Sem a luz o nosso mundo seria tudo sem nenhum colorido. Mas do que essa luz que vemos nós precisamos da Luz do mundo que é o Senhor Jesus que veio ao mundo para ser Luz que pode acabar com a escuridão do pecado. Então, o sol disse a Felipe: "Não me agradeça, Felipe. Agradeça a Deus, que me fez e que fez todas as coisas.
FELIPE AGRADECENDO A DEUS

Filipe fechou os olhos e agradeceu a Deus pelo gostoso biscoitão que comeu no café da manhã e por tudo o que Deus criou!" Nós devemos ser gratos por tudo. Como é triste quando alguém se esquece de nos agradecer por algo que fazemos por elas. Assim também, Deus quer que sejamos agradecidos. 
1.   
   DEUS

CONCLUSÃO: Reconhecer que Deus nos dá tudo que precisamos para nosso sustento é buscar sempre Ele em primeiro lugar!

ATIVIDADES:
a)   Salinha de Recreação- brinquedoteca
b)   Atividades de Pintura
c)   Brincadeiras

PESQUISA E COLABORAÇÃO: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná,

BLOG – Tia Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário