sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM :Evangelho Mt 5,13-16


                                                       
                                               
                                       
                                                 

Evangelho 

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida. Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus».


Objetivo: Conscientizar as crianças de que sua função como sal é temperar a vida das pessoas, e como luz, refletir o brilho de Jesus através de suas atitudes.

Leve saquinhos individuais de pipoca SEM SAL.
Distribua às crianças. Observe suas reações e comente. Eles certamente irão comentar: - "Tá ruim! Tá sem sal". Então coloque umas pitadas de sal nas pipocas.
Certa vez Jesus falou a seus discípulos que eles eram o "sal da terra". 


Abra a sua Bíblia em Mateus 5, 13 e leia.

Ser "sal da terra" é ressaltar o lado bom das pessoas e da vida. Além de salgar os alimentos o sal também é importante para conservar os alimentos. Sem a presença de Jesus, somos corrompidos pelo mundo, mas em Cristo nos tornamos um elemento capaz de ajudar na salvação de um mundo que perece.
O sal dá sabor a todos os alimentos. "O sal é uma substância essencial ao homem e indispensável a todos os tipos de vida animal. A palavra latina "salário" deriva do sal, uma vez que em sal se pagava uma parte do ganho das legiões romanas. Hoje temos a geladeira e não imaginamos o quanto era difícil conservar a comida comprada com esforço, que seria utilizada na próxima refeição ou no dia seguinte. Sem o sal, os alimentos são insípidos (sem sabor). 

Agora vamos ler Mateus 5, 14-16

Utilize uma vela ou uma lanterna. Fale sobre a luz (vejam como a luz dessa vela brilha!), mas SEM ACENDÊ-LA. As crianças vão falar que a vela não está acesa. Acenda a vela e diga que a Bíblia nos diz que temos que deixar nossa luz brilhar. Para nossa luz brilhar, nós precisam estar conectados a Deus (precisamos ser acesos pelo fósforo). Devemos ser conectados à fonte do poder de Deus e precisamos preparar-nos para Jesus. Quando convidamos Jesus para entrar em nosso coração, estamos nos conectando com o poder de Deus e recebemos a sua luz. Quando vamos à igreja para rezar, adorar, louvar e estudar a Palavra nos ligamos a Jesus. Quando estamos conectados e ligados a Deus nossa luz brilha, nós nos comportamos de maneira que refletimos que temos Jesus em nossos corações.

Sem a luz nossa vida na terra seria impossível. Jesus é a verdadeira luz capaz de iluminar toda a humanidade. Nós temos a luz de Cristo e devemos refleti-la ao mundo, participamos da luz que vem Dele. Devemos ser luz brilhando na escuridão.
 Atividade:



Nenhum comentário:

Postar um comentário