sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

3º Domingo do Tempo Comum

Apucarana, 22 de janeiro de 2017.
“Segui-me e Eu farei de vós pescadores de homens.”
Ambientação: A liturgia de hoje nos convida a acolher Jesus como a grande luz que liberta a humanidade das trevas do mal e do pecado. Celebremos o Senhor, que alegra nossa vida com o anúncio de que o reino de Deus não está longe, mas próximo de nós.
Acolhida – Olá queridas crianças. Boa noite a todos aqui presentes. Sejam todos muito bem-vindos na salinha catedral! Vamos ficar em pé e cantar o sinal da cruz! ( cantar outros cantos de evangelização também).

Hoje, falaremos aqui na de pescadores. Vamos vestir aqui uma criança como se ela fosse um pescador. Vocês já viram alguém sair pra pescar? Como é que eles se vestem?
Tem chapéu?

 Tem camisa especial

Tem vara  e linha

Tem anzol

Tem óculos especial

Tem lanterna
Tem a minhoca

Agora sim, o pescador está preparado!

Mas ele vai pescar o quê?

Então esse pescador pescará peixinhos bem gostosos para comermos, não é mesmo? Mas e se eu contar pra vocês que Deus nos chama a sermos pescadores? Isso mesmo!  Ele nos chama a serem pescadores, mas não de peixes, ele quer que pesquemos gente. Isso mesmo! Pesquem peixes homens.

Vamos então vestir um pescador de Deus: um pescador de Deus tem que se vestir de homem limpo, tem que ter o corpo limpo de maldades e ódio.
 Ele tem que ter uma bíblia 


porque só através da palavra ele pode pescar, ela é sua vara.
 Tem que ter a isca, que é o coração. 

Tem que ter a linha que é o terço, a oração. 


E tem que ter a bolsa pra levar tudo que é necessário para se pescar um homem, vamos ver que palavras são? (amor, caridade, justiça, ações…).

Agora sim, estamos preparados para pescar os homens que Deus nos confia. Agora é só sair pelo mundo, crianças, e falar de Deus para os outros os fazendo entender que Ele nos ama e nos quer sempre perto Dele.
Agora sim! Sabemos que somos pescadores. Sabemos que nosso coração está limpinho… limpinho, porque  nossos pecados foram pescados e perdoados. Agora precisamos nos alimentar da palavra viva de Deus. Por isso, vamos todos, bem sentadinhos, ouvir com atenção as instruções de nosso mestre maior, refletindo cada palavra da nossa leitura de hoje.
CONCLUSÃO: Descobrimos hoje uma nova missão “Ser pescador de homens”, conhecer os caminhos de Jesus e levar as pessoas para caminharem junto a ele.  Jesus é a luz de Deus em nossa vida. Ele nos chama a segui-lo para espalharmos no mundo a sua luz.
ATIVIDADES:
a) Pintura e montagem do peixinho( modelo abaixo)
b) Salinha de atividades

FONTE: catequisar.com.br
PESQUISA: Prof. Luzia de F. da Silva - Escola Nossa Senhora da Alegria- Apucarana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário