sexta-feira, 18 de novembro de 2016

SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO





Ano C - Branco

“Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reinado.”




Olá crianças... Hoje a igreja celebra uma grande festa, a festa do Cristo Rei, ele que veio para governar nossas vidas pautado no amor, na caridade, na verdade e na justiça.

REFLEXÃO
 (Prepare uma garrafinha descartável. Coloque nela mais ou menos 2 dedos de vinagre e anilina vermelha – 5 gotas. Cole do lado de fora uma imagem de criança. Prepare um balão com bicarbonato e coloque na boca da garrafa com cuidado para o pozinho não cair no vinagre).
Olha crianças aqui está representado cada um de nós. Somos bonitos afinal somos a imagem e semelhança de Deus. Mas as vezes permitimos que os pecados como a cobiça, a inveja, a mentira, a raiva entrem em nossas vidas e ficamos assim como esse menino bola murcha. Uma criança, um papai ou uma mamãe bola murcha é aquele que vive no pecado. Assim vai ficando longe de Deus. Mas quando pedimos perdão e nos arrependemos de todo coração nossa vida muda. Quando pedimos perdão (a medida que for falando de Jesus mexa o balão o pó cairá e encherá o balão. Para que ninguém perceba você mexendo no balão mexa seu corpo e atraia a atenção de todos para você e não para sua mão) Jesus vem em nosso auxílio, lava nosso coração, limpa do pecado e nos faz novos. Olha só quando a gente chama por Jesus nos tornamos bola cheia. O que vocês querem? Ser bola murcha ou bola cheia? A então, vamos pedir perdão a Deus?
Senhor Cristo Rei, nós pedimos que nos perdoe por todos os momentos que erramos e que não conseguimos evitar as coisas que nos afastam do teu coração.
Pedimos que o Senhor transforme o nosso coração, para que possamos viver no teu exemplo, amando e sendo misericordioso com todos que nos rodeiam. Amém

Ação de graças
Sentadinhos e bem caladinhos vamos agradecer ao nosso pai do Céu que nos deu Jesus, nosso grande rei.
E vamos repetir comigo essa pequena oração. Eu falo primeiro e depois vocês repetem, está certo?


Pai do Céu /
Obrigado por nos ter dado um rei tão amável/
Obrigado por nos ter guiado/ com palavras de vida eterna/
Obrigado por nos amar como filhos e filhas./
Ajude-nos senhor, /a viver cada palavra ensinada/ pelo nosso rei Jesus
Que elas fortaleçam nossa vida/
E nos faça ser seguidores dos seus passos
Que como súditos, /
Possamos cada vez mais/
Assemelharmos-nos ao nosso rei . /
Amém.





EVANGELHO - Lucas 23,35-43

(Preparar a história comparativa de dois reis, se possível prepare imagens para ilustrar a história a medida que a contar. Se quiser pode fazer dramatizando: um rei com coroa e luxuoso e outro vestido como Jesus. Pode levar uma coroa e fazer em forma de eleição. Dizer que irá apresentar dois reis e as crianças devem prestar atenção e eleger um para receber a coroa.)



Era uma vez dois reis que viviam em lugares diferentes. O primeiro rei vivia num castelo enorme com enfeites de ouro e criados para todos os lados. Ele era muito rico, vestia-se bem. Andava em carros luxuosos e todos faziam tudo que ele queria. Era arrogante e ensinava tudo sobre seu orgulho, sua vaidade e quando adorava o dinheiro e a luxuria. Cobrava impostos e explorava os mais humildes.
O segundo nem parecia rei. Andava de sandálias no meio do povo, se vestia de forma simples e vivia no meio dos pobres. Não tinha coroa e tudo que possuía era dividido com os outros. Não cumulava bens e ensinava em todos os momentos as pessoas a viverem no amor. Ensinava o perdão e a unidade. Sabe qual era seu automóvel?
Um jumentinho que nem era seu.
Pois a idéia de rei é assim:
Todo rei deve ter um castelo, mas Jesus não tinha castelos, nasceu pobre num coxo emprestado, no fundo de um quintal.
Todo rei tinha que ter riquezas, mas Jesus dizia que a riqueza dele não era desse mundo.
Todo rei tinha que ter nascido em berço de ouro e ter vestes de ouro e cetro de ouro, Jesus nem um cajado de pau tinha.
Todo rei tinha que ter exércitos e mandar matar todos que não acreditavam nele, mas Jesus amava os inimigos e tentava perdoá-los.
Todo rei tinha que ter uma coroa de ouro, a de Jesus era de espinhos
E todo rei tinha que ter morte de rei, com funerais riquíssimos e cerimonial de semanas a fio. Jesus morreu numa Cruz, que Ele mesmo teve que carregar sozinho, meio a ladrões e sendo coroado com espinhos.
Mas, o pior, crianças, é que Ele mostrou ao mundo o perdão até o ultimo momento, mostrou a todos nós a humildade, o amor, a compreensão até o último instante e, ainda voltou coroado em Deus pra nos dizer, eu amo vocês e quem me seguir estará comigo até o último dia. e vocês acreditam que muitos de nós, aqui, ainda não entendemos e não seguimos o nosso rei Jesus?

Voltando a nossa história...
O primeiro rei morreu e ninguém mais se lembra dele. O segundo venceu a morte e vive até hoje no meio de nós. Este rei por amor a nós deu-nos sua vida para nos salvar. Ele quer ser rei de nossa casa, da nossa família, das nossas crianças... Vocês querem deixar este rei reinar em sua vida?



Nenhum comentário:

Postar um comentário