domingo, 27 de novembro de 2016

1º Domingo do Advento



Acolhida – Desejar a paz que sejam bem vindos, pode ser cantando.
Animação- Música Sinal da cruz, pecado pecadinho pecadão, louvar com a vovó ou a escolha do grupo.
Explicar o significado do Advento- período de preparação, tempo de espera d’aquele que há de vir. Quem vira – Jesus. Estamos esperando a vinda de Jesus. Somos convidados a nos preparar para receber Jesus.Em que devemos mudar nosso comportamento. Procurando não brigar, não responder aos mais velhos, não mentindo, sendo caridosos com os necessitados...
Terminar este momento com uma oração , e logo após cantar a música pecado pecadinho pecadão isso não entra no meu coração. Oração – do Pai nosso e Ave Maria com gestos.
A MISSÃO DO PINHEIRINHO
Numa bela floresta de pinheiros havia um grande rebuliço e muita curiosidade:− Está chegando o Natal! Dizia com uma voz grossa um pinheiro.− Vovô que sabia das coisas.− Natal? Natal? O que é Natal? - perguntou um alto pinheiro adolescente.− O Natal é uma festa – respondeu logo o velho pinheiro, pai de inúmeros pinheiros jovens.− Um passarinho contou-me que na cidade todas as pessoas enfeitam suas casas, fazem panetones gostosos, rabanadas com açúcar e canela e trocam presentes entre si, explicou um pinheirinho com “ares” de sabido.− O papagaio arrepiado disse que o Natal é festa alegre. Todos cantam porque se sentem felizes...Lá do alto do pinheiro mais alto cantou o papagaio:
“Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor, da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador”.
− Papagaio! Papagaio! Explique o que é isso? Perguntou curioso o pinheiro caçula.
− Papagaio repete currupaco! Papagaio não explica...
Mamãe pinheiro calmamente ensinou aos pinheiros curiosos:
− Natal é festa de Jesus! Ele nasceu há muitos anos em Belém, todos os anos festejamos seu aniversário. Um dia Ele virá em pessoa.
− Em que dia?
− Nem Jesus sabe... Só Deus.
− Precisamos estar preparados, para essa vinda gloriosa, cuidado! Quem for bom, generoso e obediente, aquele que souber amar e perdoar, será escolhido por Jesus para ir com Ele para um lugar lindo, onde nenhum pinheiro morrerá, e terá vida eterna.
− Que maravilha! Com certeza Ele, Jesus, deixará que eu seja um mastro de navio para conhecer muitos lugares, muitas pessoas, muitas festas, muitas músicas e danças... - Disse com firmeza o pinheiro alegre.
− Já eu, que sou tão amigo de todos, vou pedir a Jesus que me deixe ser um mastro de bandeira, numa escola onde estarei rodeado de crianças...
Cada pinheiro, que tinha certeza que Jesus o escolheria em sua vinda, dizia o que desejaria ser...
Um pinheirinho de dois palmos de altura quis conversar com altos e magníficos pinheiros, mas eles não lhe deram atenção.
Era tão pequeno, tão fraquinho, que sua voz não chegava às alturas.
Nesse momento, alguns caminhões pararam junto à clareira, no meio da floresta. Desceram dos caminhões homens com serrotes, cordas e machados.
Escolheram os mais altos e belos, serraram os troncos, cortaram as folhas e puseram-nos nos caminhões.
O pinheirinho de dois palmos foi abandonado... e chorou!
− E eu! Eu sou bem pequeno, mas estava pronto. Queria ser levado para algum lugar perto de Jesus.
Nisso ouviu uma voz de criança:
− Pai, pare o caminhão! Está ali o que eu queria...
O garotinho alegre e feliz arrancou a arvorezinha do chão com suas raízes e colocou-a numa latinha com terra.
− Oba! Coube direitinho. É do tamanho que eu queria!
O menininho voltou ao caminhão do pai e logo disse com muito entusiasmo:
− Vamos, papai, o senhor sabe para onde.
Os dois cantarolando saíram da floresta, andaram muitas horas por uma estrada de barro, depois por uma pedra, e após duas horas passaram pela estrada pavimentada e finalmente pararam em frente a uma igrejinha de porta aberta.
Zeca, o menino, desceu do caminhão, entrou na igreja com seu presente e colocou-o ao lado do altar, num presépio arrumado com carinho. Lá já estavam José , Maria, carneirinhos, pastores, uma vaca e um burrinho.
O pinheirinho estremeceu de alegria ao se ver fazendo parte daquele grupo de tanta paz. Alguém chegaria em breve e ele se sentia preparado para recebê-lo.
Reflexão: Jesus está para chegar.
Precisamos estar atentos. Precisamos vigiar! Jesus quer encontrar-nos fazendo o bem: amando a todas as pessoas (para sermos amados por Ele), perdoando aos que nos fazem sofrer
(assim Jesus perdoará nossas faltas, que são muitas...), ajudando a todos que precisam de auxílio, em casa, na escola, na rua (assim seremos ajudados por Jesus). Enfim, seguindo sempre seu exemplo!
Os momentos que vivemos na Igreja são divididos em Tempos. Então temos o Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo comum, Quaresma, Semana Santa, Tempo da Páscoa e finaliza com o Tempo comum. Esta é uma boa ilustração para mostrar às crianças a divisão dos tempos! 
Estamos iniciando o Tempo do Advento, tempo de preparar os corações das nossas crianças para a chegada de Jesus! 









Nenhum comentário:

Postar um comentário