sexta-feira, 30 de setembro de 2016

27º Domingo Comum – Ano C Evangelho: Lc 17,5-10

“A fé nos fortalece no serviço a Deus e somos chamados a viver a fé e a missão em nosso dia a dia.”

 

A sementinha corajosa

Técnica: Biombo com representações de flores confeccionadas a partir da idéia de cada personagem.
Personagens: Narrador – Professor Pé-de-Couve – Rosinha – Jiló – Feijão – Girassol – Trigo
Era uma vez 5 sementinhas. Muito diferentes entre si, mas com uma mesma missão: a de um dia cair no chão e de semente germinar, crescer, florescer e dar frutos e ver de seus frutos novas sementes surgirem.
Essa era a missão de uma semente!
Todos os dias, elas tinham lindas lições dadas pelo professor Pé-de-Couve, que lhes ensinava o momento certo de que tudo isso aconteceria.Professor Pé-de-Couve: – Vamos meninas! Vamos nos acomodar! Bom dia, Girasséia!Girassol: – Bom dia, Professor Pé-de-Couve!
Professor Pé-de-Couve: – Bom dia, Rosinha!
Rosinha: – Ih! Hoje eu num tô boa! Sou só espinhos!
Professor Pé-de-Couve: – Bom dia, Feijãozinho!
Feijão: – Oi, professor!
Professor Pé-de-Couve: – Bom dia, Jilózinho!
Jiló: – Bom dia, professor! O Senhor hoje tá tão elegante!
Professor Pé-de-Couve: – Bom dia, Triguinho!
Trigo: – Olá, Professor! Bom dia!
Professor Pé-de-Couve – Olhem, queridas sementinhas, a hora está chegando… Daqui a pouco tempo todas vocês estarão prontinhas para enfrentar o chão, a boa terrinha. Já trazem com vocês, os meus ensinamentos… Já entendem o porquê de sua missão.
Rosinha: – Não é bem assim não, Professor Pé-de-Couve! Eu ainda não sei bem por que devo morrer?!
Professor Pé-de-Couve – Mas já disse, Rosinha. A sua missão é essa. Se um grão cai na terra e não morre, ele é só um grão e nada mais… Mas se o grão cai na terra e morre, então ele produzirá frutos.
Girassol: – Mas e se eu não quiser virar frutos?
Professor Pé-de-Couve – Então, Girasséia, não vale a pena ser semente, pois esta é a sua função. Quem se agarra à vida, corre o risco de perdê-la.
Triguinho: – Mas e se a gente der a vida?
Professor Pé-de-Couve – Aí sim, Triguinho. Aí você a ganha e a conserva para sempre.
Narrador: É, as sementes não pareciam muito conformadas com sua missão… Com o que lhes aguardava.
Girassol: – Eu, uma semente tão linda de girassol. Como posso morrer… Dar a minha vida em benefício dos outros? E eu, não conta? Então eu vou passar a minha vida toda de semente me preparando e esperando que quando for ao chão eu brote? Ah! Eu não quero não! Ah, eu não quero mesmo! Eu tenho medo de enfrentar minha missão… Me falta fé pra isso!
Feijão: – Gente, tô num aperto! Pô, como é que vai ser. Eu não tenho a menor vocação pra ser frutinho. Ah gente, me ajuda. Num tá em mim, sabe! Eu vou contar uma coisa “pro ceis”… Eu sou uma semente maravilhosa, não posso me misturar com essas semelhanças… Eu me amo demais, só a mim, só a mim… Como é que vai ser?
Jiló: – É a coisa tá preta! Como tudo é amargo! Nesse chão, eu não vou entrar não! De jeito nenhum. Mas já sei o que é que eu vou fazer. Vou falar pra todo mundo que eu vou… Vou brotar, florescer… Mas o que eu vou mesmo é fugir, é dar no pé e me esconder pra quando chegar minha hora, eles não me acharem. É, muitas vezes, a gente tem que enganar pra não morrer.
Rosinha: – Cruz e credo! Eu preciso de um plano rápido! Quem sabe me tornar uma semente bem espinhosa. Mas aí, eu ficaria feia… Feia, nunca! Já chega esse chão querendo destruir a minha cútis, tipo pêssego importado. Eu, uma semente fina, jamais deixarei que esse fétido chão me… Me… Deforme… Sou tão vaidosa. Prefiro qualquer coisa… Por ex: um banho de Shopping… Um jantar à velas, do que me enterrar, aí, nesse chão!
Triguinho: – Oba, já estou plontinho! Sei que fácil não é, mas só em pensar nos frutos doces que me tornalei, e em quantas pessoas podelão de mim se selvir, eu fico feliz!
Professor Pé-de-Couve: – Queridas sementes… É chegada a hora!
Todas: – Mas, já!?
Triguinho: – Oba!
Professor Pé-de-Couve: – A terra já está pronta pra doação. Quem quer iniciar sua missão?
Feijão: – Ai, meu Deus! Esqueci o feijão no fogo!
Rosinha: – E eu! Não passei meu “Renil” hoje.
Jiló: – Nossa! Lembrei que me esqueci de lembrar do esquecido. Tenho que ir antes que me esqueça de lembrar.
Girassol: – Virgem Maria! Não trouxe meu casaco de pele. Tenho que buscá-lo.
Trigunho: – Eu estou plonto!

Professor Pé-de-Couve: – Isso filho! A sua hora chegou, e que alegria, você não fugiu de sua missão. Este é o teu momento de glória, porque prova maior não há que dar a vida para que os outros tenham vida.
Triguinho: – Obligado, plofessor e adeus!
Narrador: Nisso Triguinho entrou pelo chão, aquietou-se… Esperou o momento certo. Tudo silenciou… E a sua missão se iniciou.
Do Triguinho fiel, que agora estava adormecido pelo chão, foi surgindo vida nova… Galho novo… Flores… Folhas e frutos. Vejam só, crianças! Frutos… Muitos frutos e olhem! Estão saindo dos frutos novas sementes…
É, crianças… Que bonita a missão do trigo, não fugiu à sua hora, foi fiel a sua missão.
E as outras sementes? O quê aconteceu a elas?
Ah, bom! Elas tiveram medo de sua missão e a hora delas passou… Então se tornaram murchas e sem nenhum valor.
Pois quem se apega a sua vida, perde-a, mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, irá conservá-la para a vida eterna… Nos diz Jesus!
Viram só, crianças? Muitas vezes, somos como as outras sementes não dando importância para nossa missão, fugindo do que Deus nos confia.
É preciso aprendermos como o trigo a sermos fiéis a Deus e ao que Ele nos preparou.
Compromisso da semana: Rezar pelas pessoas desanimadas na fé e por aquelas que não creem em Deus.
Fonte de pesquisa (preces e leituras) – www.homilia.com.br
Imagem e Compromisso da semana (preces e leituras) – www.paulus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário