terça-feira, 15 de setembro de 2015

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM




 “Que a Eucaristia nos transforme e nos leve a
viver a alegria plena..


  
 O MAIOR É O QUE SERVE
TER O CORAÇÃO SEMELHANTE AO DE JESUS 


Olá crianças...
Vocês sabiam que toda vez que eu venho a igreja eu trago um presente pra Jesus?
Vocês não podem ver, porque o presente que eu trago em todas as missas, é o meu coração.
É isso que devemos fazer todas as vezes, Jesus não vai reparar se o nosso coração esta sujo, Ele não vai ficar olhando de que jeito que esta o nosso coração, Ele simplesmente vai restaurar o nosso coração.
Todos nós cometemos um pecado ou outro que suja o nosso coração, mas, se dermos o nosso coração de presente para Jesus, Ele vai limpá-lo para nós.
Por isso vamos entregar o nosso coraçãozinho pra Jesus agora, vamos pegar o nosso coração, embrulhar como presente, e vamos falar assim:
“Querido Jesus, toma o meu coração de presente. Ele está meio sujinho porque eu cometi alguns pecadinhos, mas eu não quero mais pecar.” 
Aí você lança o seu coração pra Jesus. Agora, você prepara que Jesus vai devolver seu coração limpinho.
No 3 você pega o seu coração. É  1, é 2 e é 3. Guarda o seu coraçãozinho agora porque ele já está bem limpinho.
E vamos juntos fazer uma oração pra Jesus:

Meu querido Jesus, neste dia quero pedir a graça de ter o meu coração cada vez mais semelhante ao Teu. Que eu saiba amar, perdoar, pedir perdão, servir e mostrar sempre o seu caminho a todos. Então manda o seu Espírito Santo, para que Ele venha nos fortalecer, guiar e iluminar o nosso caminho! E faz crescer em nós o Teu amor, para que sejamos como os seus discípulos. Mãezinha querida, rogai por nós. Amém


Evangelho de Marcos, 9,30-37

(O narrador pode só ficar em cantinho contando a história enquanto outras pessoas vão encenando. Pode-se usar fantoches para fazer os personagens ou usar pessoas representando. Se você tiver o dom de desenhar e quiser ilustrar e colorir a história, você pode contá-la mostrando lâminas com as imagens.)
Narrador: Em um reino muito distante, vivia um Senhor que era muito pobre e, por causa de sua idade avançada já não podia trabalhar. Apesar de ser muito pobre, este Senhor adorava ajudar as pessoas e dividia o que tinha com elas. Certa vez, o reino começou a passar dificuldades porque uma grande seca tinha acabado com toda a plantação e mal se tinha o que comer. Mesmo com toda a dificuldade, aquele Senhor ainda dividia sua comida com as crianças que não tinham o que comer.
Senhor: Venham crianças, ainda tenho um pouco de farinha e açúcar, posso fazer um pouco de mingau para vocês.
Narrador: O Senhor cuidava das crianças como se fosse o pai delas. Com a falta de dinheiro, de comida e de água, o rei se desesperou e fugiu do reino deixando para trás todo o problema da seca.
Todos ficaram desesperados com a fuga do rei e começaram a decidir o que deveria ser feito. Uns queriam que todos fossem embora para um lugar melhor, outros queria pedira ajuda para o reino vizinho, outros queriam que se tivesse um novo rei, e aí começou a confusão, porque todo mundo queria ocupar o lugar do rei. No meio da confusão, apareceu aquele Senhor e perguntou para todos.
Senhor: Por que vocês estão discutindo?
Narrador: Todos ficaram em silêncio e com vergonha por terem começado uma discussão para ver quem seria o rei então, o Senhor disse a eles.
Senhor: Se alguém quer ser o Rei, seja o mais simples possível e ajude as pessoas que precisam.
Narrador: Todos então ficaram admirados com a sabedoria daquele Senhor e resolveram ouvir os seus ensinamentos.
Senhor: Se vocês querem acabar com a seca, devem contar com a ajuda de Deus. Jesus pediu que recebêssemos as crianças e cuidássemos delas porque assim estaríamos recebendo a Ele mesmo e, quem recebe a Jesus, é ao próprio Deus que recebe.
Narrador: Todos então perceberam que estavam esquecendo de ser mais humildes e amar a todos que estavam ao seu redor, em especial das crianças. Todos do reino decidiram que daquele dia em diante iam cuidar das crianças e de todos ao seu redor porque assim estariam recebendo ao próprio Deus e as coisas começaram a melhorar no reino, a seca acabou, eles tiveram uma ótima colheita e viveram felizes seguindo a vontade de Deus.



Dinâmica:
Após a explicação do Evangelho, senta as crianças em circulo para começar a reflexão. Jesus tem 2 grandes ensinamentos a nos fazer: humildade e serviço. Precisamos aprender a ser humilde, a sempre escolher o último lugar, para que Jesus apareça em nós. E também precisamos aprender a estarmos prontos para servir o outro, como a nossa mãe, pai, professora...

Para isso, temos que ter o nosso coração semelhante ao coração de Jesus. Então a sugestão é confeccionar esta caixinha em forma de coração.
Esta caixinha representará o nosso coração.
Antes de entregar uma caixinha para cada criança, faça primeiro a seguinte reflexão:
- Como é o coração de Jesus?
- O que precisamos fazer para o nosso coração ser semelhante ao coração de Jesus?
- Quem pode nos ajudar neste caminho? (Espírito Santo, Nossa Senhora, Anjo da Guarda, Papai, Mamãe...)




Depois entregue o molde assim, para que as crianças possam decorar o coração.
Se tiver tempo, pode ser uma decoração com cola, lantejoula, papel colorido ou até guache. Se não tiver muito tempo, pode decorar de lápis de cor, giz de cera ou até canetinha.

Então dentro da caixinha iremos colocar tudo o que partilhamos na reflexão. Pode escrever ou até desenhar!

Esta caixinha com os escritos servirão de lembretes que podemos fazer para deixarmos o nosso coração semelhante ao coração de Jesus. Assim se tivermos alguma dúvida da nossa atitude, podemos sempre olhar os lembretes da caixinha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário