sexta-feira, 3 de julho de 2015

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM Mc 6,1-6

Historinha para o teatro da semana:
O profeta não consegue profetizar em sua própria terra

Técnica: Fantoches  Personagens: Joãozinho – Glorinha – Zezinho – Nhô
Zezinho: – Ô, Joãozinho, vem cá! Tenho uma novidade pra você!
Joãozinho: – Qual que é ,veio! Qual é a novidade?
Zezinho: – É que agora, o padre me chamou pra ser missionário! Tô tão feliz! Você é o primeiro que eu vou evangelizar.
Joãozinho: – ( ri bastante )
Glorinha: – Ô Joãozinho…Qual é a piada…conta, conta!
Joãozinho: – É que o Zezinho tá falando que…Nem dô conta de repetir! É muito engraçado!
Zezinho: – Ô Joãozinho! Tô só contando que fui chamado pra ser missionário no meio das crianças…Eu queria missionar com você.
Glorinha: – Deixa de ser bobo, sô! É uma piada mesmo! Nem conta isso pros outros…Eles vão rir de você…Vê! Você não sabe nem conversar direito.
Joãozinho: – Vê se pode ! o filho da Dona Maria, lavadeira, falar de Jesus…ainda mais pra crianças!
Zezinho: – Hum…Tô magoado com vocês! Seis tá criticando deu. Deus é simples igual eu…É amor…é amizade…é partilha…
Joãozinho: – Que partilha, Glorinha…Vai ver ele nem sabe o que é isso? Palavra chique!
Glorinha: – É mesmo, Zezinho, não fala isso que você vai se danar!
Zezinho: – Nada disso! Eu aprendi tudo com o padre. Partilhar é a gente dar o pão pra quem precisa…é dar roupa pra quem não tem…Sapatinho que ficou pequeno para aqueles que não tem…Pois aprendi que partilhar é repartir com amor! É só Ter boa vontade! Viu, que legal!
Joãozinho: – Há, há! E cê acha que nós vamos ficar aqui escutando essa lorota sua? Esse Zé ninguém? Deixa disso! Vamo lá, sô, com a gente…Tamo indo ensaiar uns passos novos pro carnaval : a dança da formiguinha…vai ser um arraso no Carná!
Zezinho: – Oh…vou com vocês não…Tô muito magoado…ofendido mesmo…Mas não tem nada, não…Deus é muito maior que tudo…e eu vou lá na casa do Sô Nhô, falar de Deus pros minino dele…Eles não me escutar…Eles são gente boa…
Toc…toc…toc…
Zezinho: – Ô Sô Nhô!
Nhô: – Quê que é menino?
Zezinho: – OI, Sô Nhô, Agora eu sou missionário e vim aqui falar de Deus pros seus mininos.
Nhô: – Ró,ó,ó…
Zezinho: – Quê foi, Sô Nhô? Que o senhor tá rindo? Falei besteira? Tô borrado, com a boca suja então?
Nhô: – Que isso menino!? Você…Filho da Dona Maria, lavadeira? Falar de Deus pros meus meninos, tão chiques, tão bem educados…aqui, quem fala de Deus pros meninos é o Papa…ninguém mais…
Zezinho: – Sô Nhô, eu queria falar pra eles, é o padre que me ensinou, como criança que Deus é amor, alegria…é perdão…que Deus acolhe bem todas as crianças e quer que todo mundo tenha o coração assim com o delas…coração de criança…
Nhô: – Quê isso, menino? Não blasfema, não! Meus meninos são muito ocupados! Estão na aula de inglês, judô, karatê, francês, espanhol…vê se eles terão tempo de suas lorotas! E…pensando bem, se algum aqui ó, os meus… muito mais preparados…E…ó…tudo isso está me irritando…Se você não sair daqui logo e parar com essa lorota… vou te dar uma corrida…e é já! Vai saindo, negrinho! Xispa, xispa!
( Zezinho saí correndo, assustado )
Zezinho: – Salve-se quem puder. Acode eu…acode eu…help…socorro…Ô meu Jesus…como é difícil falar das coisas de Deus para aqueles que moram perto de nós…Eles tá querendo até me matar.
Sapo: – Oi, Zezinho…que tristeza é essa…eu fiquei sabendo que você estava tão feliz com a missão que o padre lhe havia confiado: a de falar de Deus pros seus amiguinhos…por que essa tristeza agora?
Zezinho: – Oi, seu sábio Sapão…o senhor num vai rir na minha cara não, vai? É que eu não consegui que ninguém me ouvisse…todo mundo fica lembrando só que eu sou filho da lavadeira, Dona Maria…e eu sou mesmo, com muito orgulho! Minha mãe é muito linda! Mas isso não me impede de ter Deus bem forte no coração, não é? Ele tá aqui dentro ó, olha aqui olha!
Sapo: – É claro, Zezinho! Mas seguir os passos de Jesus e anunciar o amor de Deus, não é fácil…Até Jesus não foi ouvido na sua cidade: lá eles só lembravam que Ele era o filho do carpinteiro José e de Maria…
Zezinho: – É mesmo! Esse é o evangelho que eu escutei agora mesmo sábio sapão! Isso aconteceu de verdade com Jesus, agora tô me lembrando.
Sapo: – É! Mas Ele não desanimou e foi adiante com o anúncio do reino de Deus…
Zezinho: – Ah…Mas pra quem é que eu vou falar…Nenhum dos meus amiguinhos “quis ouvi eu” quem vai ouvir que Deus é amor…que é partilha…que ama muito a todos nós…e quer tanto que a gente aumente a nossa fé…
Sapo: – Mas espere aí, Zezinho! Aí é que está! Olhe à sua volta. Veja quantas pessoas…quantas crianças estão te ouvindo…você tá vendo? Pois hoje, com tudo isso que você falou você tocou o coração de todos e mostrou que cada um deles precisa também a anunciar  com força e amor a mensagem de Jesus!
Zezinho: – Então, sábio Sapão, quer dizer que eu evangelizei? Quer dizer que eu acabei sendo missionário? E mesmo que não tenha sido pros meus amiguinhos, outros tantos me ouviram?…Que bacaninha! Então, gente…É isso mesmo, criançada…Deus é um só…Vamos sair hoje espalhando esse amor pra todo mundo! Vamos comigo, Sábio Sapão, continuar o caminho? Tchau, gente.

Historia de Solange Nascimento e Gisella P Batista.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário