sexta-feira, 29 de maio de 2015

SANTÍSSIMA TRINDADE





JESUS E OS ONZE DISCÍPULOS

Páscoa – Santíssima Trindade
Ano B – Mateus 18, 16-20













Santíssima Trindade



HISTÓRIA: A árvore da vida

Nícolas era um menino muito esperto, diferente das outras crianças da sua sala de aula e prestava muita atenção em todas as explicações da professora. Entre todas as coisas que ele aprendeu, da qual ele mais gostou foi a explicação sobre a vida da árvore. Ele gostou de saber que a raiz escondida no fundo da terra, alimenta e fortalece a árvore, que o tronco sustenta a árvore e é o caminho dos alimentos ate as folhas, que as folhas em contato com o sol transformam os alimentos em energia e força, gerando as flores que se transformam em frutos. 
Um dia na catequese, as crianças perguntaram para a catequista:
- Como é que Deus pode ser três pessoas em uma só? 
Nicolas bem rápido respondeu, antes da catequista: 
- A Trindade de Deus é como uma árvore! 
- Como assim? – disseram as crianças. 
- Explique para nós – sugeriu a catequista. 
- Bem o Pai é o criador, aquele que sustenta a vida como a raiz de uma árvore. Sem raiz a árvore não vive, O Filho é o que salva a vida. Ele é o caminho de Deus para nós, como o tronco de uma árvore que serve de apoio e percurso dos alimentos. O Espírito Santo é o que fortalece e faz o cristão produzir frutos, como as folhas, que em contato com o sol, transformam os alimentos em energia, fortalecendo a árvore para que ela dê frutos. Raiz, tronco e folhas formam a árvore. Pai, Filho e Espírito Santo formam a Trindade. Os frutos das árvores são a laranja, a goiaba e muito mais. Os frutos da Trindade são o amor, a paz, a doação e muito mais. 
- Muito boa explicação, Nicolas! – disse a professora. 
- É mesmo, dona Lúcia, nós precisamos da Trindade de Deus para produzir os frutos do Reino. 
- Nicolas, o Espírito Santo o inspirou. O Espírito Santo falou para nós através de você. Dona Lúcia estava admirada com a explicação de uma criança. E muito bem explicado. Então perguntou:
- Nicolas, como é que você aprendeu isso?
- Pensando em Deus, deixando Deus cochichar no meu coração. 
Nicolas tornou-se catequista e hoje é um grande apostolo de Jesus.

REFLEXÃO: O mistério da Trindade de Deus só pode ser compreendido pelos que possuem o coração de criança. Pelos que possuem a simplicidade em sua comunicação com Deus. Só Deus pode desvendar seus mistérios no coração de quem o ama acima de tudo.


EVANGELHO


de Emílio Carlos

NARRADOR – Oi. Tudo bem com vocês? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão de novo! Muito bem! Hoje eu vou contar uma história do tempo de Jesus. É uma história que aconteceu há 2 mil anos atrás. Eu não era nem nascido. Você era? E você? E você? Não, ninguém aqui tinha nascido há 2 mil anos atrás – nem o padre. Então todo mundo bem quietinho que eu vou contar a história. Atenção, hein?
Primeiro Jesus morreu na cruz; depois Jesus ressuscitou. Os 11 discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus tinha indicado a eles.

(os 11 discípulos entram)

NARRADOR – Então Jesus se aproximou dos discípulos.

(entra Jesus)

NARRADOR – Então Jesus disse:

JESUS – Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Vão a todos os povos do mundo e espalhem a Boa Nova.

NARRADOR – Essa era a missão que Jesus deu aos discípulos. E Jesus disse mais:

JESUS – Batizem todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

NARRADOR – É, gente: Jesus estava enviando seus discípulos numa grande missão de evangelização. Era pra eles levarem a Palavra de Deus para todos os cantos do mundo. Então Jesus disse assim:

JESUS – Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos.

(música – os discípulos saem)

NARRADOR – Todos nós fomos batizados com o sinal da cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Essa é a Santíssima Trindade que Jesus nos revelou.
Fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo como Jesus queria. O Pai é Deus: o Filho é Jesus; e o Espírito Santo é aquele que Jesus enviou para que todos compreendessem suas palavras.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas, e ao mesmo tempo são uma só pessoa. E nós chegamos ao Pai pelo Filho e com a ajuda do Espírito Santo.

JESUS – (ao público) Eis que estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

NARRADOR – Jesus está conosco agora, aqui, sempre. Vamos segui-lo pelo caminho que leva ao céu.

(música e Fim).



Brincadeira para memorizar mensagem:
O Jogo "Vai": Este jogo é semelhante ao "FAÇA O QUE O MESTRE MANDAR". 

A Catequista dará as ordens, mas só deve ser obedecida se disser: 
"JESUS DIZ".
Por exemplo: JESUS DIZ vá orar, 
                     JESUS DIZ vá ler a Bíblia
JESUS DIZ fale o versículo de hoje, e abraçar alguém, etc.

Se a Catequista disser: "Jesus não diz"  as crianças que obedecerem vão saindo até que sobre apenas uma.

DINÂMICA
Só há um Deus, mas são três Pessoas. Com a dinâmica da caixinha de fósforos podemos entender melhor.
Tira-se um palito da caixinha e pede-se para que olhem bem para o fósforo.
- "Vou riscar este fósforo e vocês terão que ver quem chega primeiro: a luz, o calor ou o fogo, ok? Prestem bem atenção!".
Risca-se o fósforo e espera um tempo para que as crianças se decidam qual dos três elementos chegou primeiro.
- "Agora explicarei quem chegou primeiro. Não foi a luz! Não foi o calor nem o fogo. Os três chegaram ao mesmo tempo. No momento em que risquei o fósforo surgiu uma chama. Essa chama tem três jeitos de ser: luz que ilumina (mando alguém apagar a luz e depois acendo outro fósforo), calor que aquece (encosto minha mão e digo que está quentinho) e fogo que transforma (queimo um pedaço de papel que se transforma em cinzas). Vocês estão vendo? É uma chama só, mas tem três propriedades. Assim é a Santíssima Trindade: um só Deus com três jeitos de se manifestar. Ele se manifesta como Pai, Criador de tudo. Como Filho, que vem a nós, que nasce da Mãe do Céu, que morre e ressuscita por nós e assim nos redime, nos salva. Ele é o Espírito Santo que nos queima por dentro, nos transforma e nos santifica".



Nenhum comentário:

Postar um comentário