terça-feira, 11 de novembro de 2014

33º Domingo do Tempo Comum












"Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas"



Talento Não Usado é Talento Perdido





Versículo para memorizar: I Pedro 4,10
 "Servi uns aos OUTROS, cada um, conforme o dom que recebeu." 
(Fazer que repitam como eco várias vezes)

Dinâmica:
  • Dois pedaços de cordão de e 15 moedas grandes feitas com papel cartão e revestidas com papel laminado dourado. Fazer um furo em cada uma. Prepara uma caixa de sapato com areia.
  • Papeizinhos, cada um com o nome de um talento escrito, por exemplo: “Você tem talento para ser um bom violinista”, “Você tem talento para fazer amigos”, “Você tem talento para ser um bom orador”, “Você tem talento para ser um bom jogador de futebol”, “Você tem talento para ser um pacificador”, “Você tem talento para ser um bom líder”, “Você tem talento para ser um bom missionário”, “Você tem talento para fazer os outros ficarem contentes”, etc. Antes que as crianças entrem na sala, dobre os papéis e cole-os pela sala com fita adesiva para que elas os encontrem. Não identifique a que criança cada talento pertence.

Diga às crianças que há mensagens especiais escondidas pela sala. Peça a uma criança que encontre uma mensagem e a leia em voz alta. Depois peça a ela que diga o que poderia fazer para desenvolver esse talento. Dê uma vez a cada criança. Incentive o restante da turma a pensar em meios de cultivarem cada talento. Diga que nesta lição aprenderão a respeito da importância de desenvolvermos nossos talentos.

EVANGELHO - Mateus 25:14-30

Deus pede que sejamos pessoas fiéis.

Hora da História:
O Senhor Jesus gostava de contar histórias. Ele estava sentado no monte das Oliveira ensinando aos seus discípulos sobre muitas coisas, e entre esses ensinamentos contou essa parábola que vamos ouvir agora. Nessa parábola, os talentos são dinheiro. Para nós, os talentos são as habilidades que podemos desenvolver para abençoar e ajudar outras pessoas.
Ouçam com atenção:

Jesus disse que o Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. Ele lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu cinco moedas de ouro; ao segundo deu duas; e ao terceiro uma. Então foi viajar.
O empregado que tinha recebido 5 moedas saiu logo (colocar as cinco moedas no cordão, enquanto fala), fez negócios com o dinheiro e conseguiu mais cinco moedas (acrescentar mais cinco moedas ao cordão).
Do mesmo modo, o que havia recebido duas moedas conseguiu outras duas (segurar outro cordão e colocar duas moedas e acrescentar as outras duas).
Mas o que tinha recebido uma moeda saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão (enterrar a moeda na caixa de areia).
Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles.
O empregado que havia recebido cincos moedas chegou e entregou mais cinco, dizendo: “O senhor me deu cinco moedas. Veja! Aqui estão mais cinco que consegui ganhar.” (Mostrar as moedas)

“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão.” Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar

52 Histórias Bíblicas para Adoração Infantil com muito. Venha festejar comigo!”.
Então o empregado que havia recebido duas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duas moedas. Veja! Aqui estão mais duas que consegui ganhar.” (Mostrar as quatro moedas).
“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”
Aí o empregado que havia recebido uma moeda chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”
“Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.” Depois, virou-se para os outros empregados e disse:
“Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem dez moedas”.
Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.
Lembrem crianças : Talento não usado é talento perdido. Vamos orar a Jesus e agradecer porque podemos usar os talentos que Ele dos dá.

Deus tem lhe dado dons e habilidades para que você possa se desenvolver e ajudar outras pessoas como por exemplo: cantar, tocar, rezar, cuidar, ensinar, dançar, ser amigo, etc. Deus quer que você seja dedicado, não tenha preguiça para fazer prosperar nos dons e habilidades que Deus tem lhe dado. Que n]ao use somente para benefício próprio, mas para que o Reino de Deus cresça na terra.

Oração: Pai de bondade, obrigado pelos dons e talentos que recebemos do Senhor. Pedimos que nos ensine a usá-los da maneira correta e proveitosa, fazendo sempre bem ao irmãos. Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário