quinta-feira, 9 de outubro de 2014

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM






NOSSA SENHORA APARECIDA

“A Mãe de Jesus disse aos que estavam
servindo: ‘fazei o que ele vos disser.”

DIA DAS CRIANÇAS





Prepare uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e num mural atrás dela ou no tecido branco do local onde ela está vá colocando o nome das crianças. Não esqueça de levar pronto os papéis e a equipe de acolhida anota o nome das crianças que chegam. Pode ser entregue bandeirinhas para que as crianças)

ACOLHIDA
Com.:A alegria esta no coração, de quem já conhece a Jesus. a verdadeira paz só tem aquele.
Theo: que já conhece a Jesus.
Com e Theo: o sentimento mais precioso que vem do nosso senhor, é o amor que só tem quem já conhece a Jesus.
Com:vejo que acordou na mesma alegria que eu amiguinho.
Theo: nem dormi direito essa noite de tanta vontade chegar aqui.
Com: domingo é bom mesmo, é dia de festa, é dia do senhor.
Theo: pois é, e hoje então....
Com: você esta tao misterioso. O que esta acontecendo?
Theo: é que hoje vamos celebrar o dia das crianças. E eu adoro isso. Fico pensando no tanto de presentes que quero ganhar.
Com: Aqui na missa, todo domingo é dia das crianças. Na verdade essa é a parte menor. Hoje vamos lembrar de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. E vamos pedir que ela abençoe todas as crianças e suas famílias. Por isso o nome de todas estão aqui sobre seu manto e debaixo de seus cuidados. Não existe presente melhor que esse. Saúde, paz, alegria.
Theo: sabe eu tava aqui todo pensando em carrinho controle remoto, jogos...mas ouvindo vocÊ falar eu percebi, nem é preciso dar presentes materiais, mas é preciso rezar juntos por todas as crianças do nosso Brasil. Eu quero é agradecer a Deus pelas coisas que ele me dá.
Com: devemos ser agradecidos e hoje de forma mais especial. Somos convidados para um banquete. O banquete da Eucaristia, nosso verdadeiro alimento.
Theo: oba
Com: Que bom que vocês vieram a essa festa, a esse banquete. 

REFLEXÃO
(trabalhar com uma imagem de maçã boa e bichada e um coração bom e outro cheio de pecado)Com: por falar em banquete quero convidá-lo a olhar essa maçã. Quem aqui gosta de maçã? Quando vamos comprar maçã olhamos sua casca se ela esta vermelhinha, firme, não é assim. Não compramos olhando o que está dentro, mas esperamos que seu interior esteja amarelinho, doce, bem saborosa. As vezes nos enganamos e compramos uma maçã que por fora esta linda e por dentro esta bichada. Assim é o nosso coração. As vezes nossa casca aqui fora tá bonitona, mas por dentro estamos bichados pelo pecado. A mentira, a raiva, a falta de perdão deixam nosso coração duro e nos afastam de Deus. Somos convidados a sondar nosso coração e a pedir perdão por tudo que esta aqui e que não vem de Deus, afinal vocês querem ser como a maçã boa por dentro e por fora? 

Convidar as crianças para se aproximarem da imagem de Nossa Senhora e de mãos dadas fazer uma oração por elas. Rezar com gestos a ave Maria e encerra cantando uma musica de Nossa Senhora. Sugestão: Nossa Senhora me de a mão cuida do meu coração....


EVANGELHO - JOÃO 2,1-11  

Mensagem Principal

Maria é a mulher de fé, que vive e caminha na fé, e a sua excepcional peregrinação da fé representa um ponto de referência constate para a Igreja. Ela deixou-se conduzir pelo Espírito, através de um itinerário de fé, rumo a uma destinação feita de serviço e fecundidade. A postura de Maria é uma luz para a comunidade empenha a em viver com perfeição o discipulado cristão. Sua dupla atenção, a Jesus e ao que acontecia a seu redor, permitiu-lhe intervir a favor de um casal de noivos em apuros.

Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A e B e C entram arrumados para irem em uma grande festa
- Personagem A cumprimenta a todos e diz: Que legal, vocês também foram convidados?
- Personagem B: Claro que fui convidado! Todos nós somos convidados a festejar esse dia tão importante!
- Personagem C: E eu trouxe até o presente que eu ganhei!!
- Personagem A Todos foram convidados??? Presente que você ganhou??? Não estou entendendo?
- Personagem B: Presente que você ganhou? Você deve dar o presente para a aniversariante!
- Personagem C: Aniversariante? Mas a festa que estamos comemorando é o dia das crianças!!
- Personagem A: Claro que não! A festa é do casamento!!
- Personagem B: Casamento? Claro que não!! É a Festa de Nossa Senhora Aparecida!
(Entra personagem D)
- Personagem D: Que confusão vocês estão fazendo?! Eu vou explicar! Todos estão certos!
- Personagens: A, B e C: Estamos certos?
- Personagem D: Vou explicar!! Hoje comemoramos o dia das crianças!! É um dia especial de homenagear as crianças!
- Personagem C: Por isso ganhamos presente?
- Personagem D: O presente não é o mais importante! O Importante é o dia especial que vivemos com muita brincadeira e diversão. Agora, hoje comemoramos um dia mais que especial! Dia de Nossa Senhora Aparecida! É o dia em que Ela apareceu em Guaratinguetá e se tornou a padroeira do Brasil.
- Personagem B: Que alegria ter Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil!! Por isso que eu rezo para ela todos os dias.
- Personagem A: Mas vocês estão esquecendo do casamento!!
- Personagem D: Muito bem! O Evangelho de hoje explica muito bem o que Nossa Senhora faz em nossas vidas!!
- Personagem A: Sério? No Evangelho ela pediu para Jesus cuidar para não faltar vinho no casamento!
- Personagem D: Isso mesmo! O Vinho significa as nossas necessidades, os nossos pedidos... Nossa Senhora se preocupa e pede por nós a Seu Filho Jesus! Por isso devemos ter Nossa Senhora como nossa mãe!! E hoje devemos comemorar a Nossa Querida Mãe Aparecida!! Viva Nossa Senhora Aparecida!!
- Personagens A, B e C: VIVA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário