quarta-feira, 1 de outubro de 2014

27º Domingo do Tempo Comum -


Evangelho (Mt 21,33-43)

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo:“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro.
Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram.
O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma.
Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram.
Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’
Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

Historia

Jesus contou a história de um Fazendeiro que possuía algumas fazendas. Ele plantou uvas numa das propriedades e em seguida contratou alguns agricultores para cuidar dela enquanto estava viajando. Quando chegou o tempo da colheita ele mandou alguns de seus funcionários para receber os frutos. Os agricultores, porém, agarraram os empregados, bateram num, mataram outro e apedrejaram o terceiro.
O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número que os primeiros. Mas eles fizeram a mesma coisa. Finalmente, o fazendeiro enviou-lhes o seu próprio filho, pensando: “Eles vão respeitar meu filho”. Os agricultores, porém, ao verem o filho, pensaram: “Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança”. Então agarraram o filho, jogaram para fora da vinha e o mataram.
Jesus perguntou aos homens que ouviram essa história: “O que vocês acham que o dono da vinha irá fazer com os agricultores?”
Os homens responderam: “É claro que mandará matar esses homens perversos e arrendará a vinha a outros agricultores que lhe entregarão os frutos que são seus.”

Nessa história que Jesus contou o proprietário é Deus. Deus enviou Noé, Moíses, Davi, o profeta Isaías e outros, para que as pessoas saibam do seu amor por elas e para que elas saíssem do caminho da mal, mas muitos não ouvirão. Finalmente ele enviou seu único Filho. Vocês já sabem o que aconteceu... Eles crucificaram Jesus. 


Oração: Senhor, te damos graças por enviar-nos seu único Filho, Jesus, para nos salvar! Ajude-nos a lembrar que Ele é nossa única chance de receber a vida eterna. Ajude-nos a obedecer suas palavras e a viver sempre contigo. Amém!


Bibliografia - Tia Paula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário