quinta-feira, 28 de agosto de 2014

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM





Dia Nacional do Catequista

“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”



ORAÇÃO/REFLEXÃO
(prepare um coração bem bonito de tecido, bem cheiinho e uma casaca para envolvê-lo como se fosse uma pedra)

Esse é o momento de sondarmos nosso coração. Quando nascemos Deus nos dá um coração tão bonito, de carne, capaz de amar. Um coração puro, que se machuca, chora, perdoa. Com o tempo por causa do pecado e das decepções nosso coração vai perdendo a vontade de amar, a capacidade de perdoar. Sabe por que? Ele fica envolvido por uma casca dura, uma grande pedra. Será que o nosso coração pode ficar assim? Não. Precisamos reconhecer que erramos e pedir para Jesus nos lavar do pecado e nos dar um coração novo. (Fazer um momento de oração com os pequeninos).




EVANGELHO - MATEUS 16,21-27

Jesus sabendo o que iria passar aqui na terra, diz para seus amigos que deveria ira a Jerusalém e lá sofrer nas mãos das autoridades, ser  morto, mas no terceiro dia Ele voltaria a vida. Os discípulos, pegos de surpresa com o que Jesus acabara de falar, ficaram meio confusos e Pedro querendo mostrar seu amor a Jesus, tenta defende-lo dizendo: “Deus não permita tal coisa Senhor! Que isso nunca te aconteça!”
E Jesus disse a ele: “Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”
Então Jesus disse aos discípulos: Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga...

Quando lemos o que Jesus disse para Pedro, sentimos como se Ele tivesse sido grosseiro com Pedro... mas, no entanto Jesus não ofendeu e nem foi grosseiro com Pedro, é que a palavra “satanás” naquele contexto significa adversário. Significa aquele que está contrário a nós, e não por nós. E provavelmente Pedro não tinha entendido direito o projeto de Deus na vida de Jesus, por isso que reagiu de tal maneira. É muito difícil aceitar que Jesus é o Rei, sem armas e sem um exército arrasador. Jesus é um Rei diferente. É o Messias, servo e sofredor, que veio para salvar e não para destruir, veio cumprir a vontade do Pai.
Jesus nos ensina o caminho para chegar ao Paraíso, mas deixa claro que par chegar lá... precisamos segui-lo!
Aquele que á a verdade e a vida, também é o caminho. “Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”
Renunciar  significa deixar tudo aquilo que impede a nossa aproximação com aqueles que precisam da nossa ajuda. E doar-se totalmente em favor daqueles que precisam de alimento, de uma palavra amiga e de amor, seguir Jesus é acreditar e aceitar sua proposta de vida. É viver o Evangelho. É praticar a justiça, a fraternidade e o perdão. Seguir Jesus significa viver o amor.

Vamos ouvir uma historinha para melhor compreender o evangelho de hoje...




JAMAIS DESISTA DE SER FELIZ

Era uma vez uma menina chamada Ana. Ela vivia numa cidadezinha perto daqui. Ela era muito simples, sua família era muito pobre e passava por uma dificuldade financeira. Mesmo passando por tudo isso, ela era uma menina alegre e muito estudiosa. Gostava de correr e brincar. Certo dia ela ouviu falar que tinha um campeonato de corrida na cidade e quem vencesse representaria a cidade no campeonato estadual e ganharia um prêmio em dinheiro. Ela sentiu seu coração bater mais forte e pensou: vou participar, todos na escola diz que eu corro muito. Se eu vencer vou ajudar a mamãe e comprar leite para meu irmão.

No dia seguinte ela foi se inscrever no campeonato e no caminho encontrou com a sua coleguinha de classe que disse: mas você é tão miudinha, tão fraquinha! Ela se despediu e continuou a jornada, mas ficou de cabeça baixa. Encontrou então a professora de educação física que comentou: na escola da rua de cima tem uma menina forte e danada pra correr. Acho que vai ganhar todos estão apostando nela.

Quando Ana ia chegando parou e pensou. Não teria chance, mas de repente uma força veio de dentro dela e ela pensou: espera aí, não tenho nada a perder. Vou conseguir, eu posso. Sou boa nisso. E assim o fez. Ana venceu a corrida e ganhou o prêmio que deixou sua família feliz. 

Já pensou se ela tivesse desistido? Assim como aconteceu com Ana aconteceu também com Jesus. Ele tinha uma missão e precisava cumpri-la. Muitas vezes seus amigos assim como Pedro tentaram impedi-lo pois não queria que ele passasse por tanto sofrimento. Mas se ele não passasse pela cruz não seria vencedor. É por isso que Jesus diz no evangelho quem quer me seguir não fique pra trás se ocupando da sua vida, de sua comodidade, mas toma tua cruz e segue-me.


F I M





Nenhum comentário:

Postar um comentário