quinta-feira, 24 de julho de 2014

17º Domingo do Tempo Comum



Tema: “Reino de Deus: O tesouro da vida”
Apucarana, 27 de julho de 2014.
AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, sejam bem vindas à Salinha Catedral. Iniciemos nosso encontro cantando a oração do Sinal da Cruz( depois pode cantar outros cantos de animação).
(ilustração)

PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO: (Levar uma caixa, ou um baú que contenha todas as coisas citadas na acolhida. Lembrando que você tem liberdade de colocar o que achar necessário. Ressalte a imagem de Jesus, o maior  tesouro é ele )

 Vejam só o que tenho aqui?! Isso um baú. Eu achei-o lá em casa enquanto estava fazendo uma faxina. Então pensei: _ Vou levá-lo lá para a missa e deixar que as crianças vejam o que ele contém, assim poderemos todos saber o que tem valor nesse baú e o que não tem. Vamos abri-lo?
 Aqui no baú tem livros.  Olhem a bíblia. Isso aqui tem valor na vida da gente? Devemos guardá-lo?
 Aqui tem lixo. Lixo a gente guarda ou joga fora?
Aqui no cantinho tem um terço. O que eu faço com ele?
Ali um uma caixa vazia, oca, rasgada, isso tem valor?
 Aqui tem uma foto da minha família. Será que eu guardo?
Vejam só o que achei? Um rato morto? Será que devo guardá-lo? Por que não? Ah, porque ele não presta nem vivo, imagina morto, não é mesmo?
Pois aqui ainda tem um quadrinho e vejam só, crianças, é Jesus!!! Será que Ele merece ser um tesouro no meu baú?
Pois esse baú contém para mim as maiores riquezas que um homem pode possuir. Tem Jesus, tem minha família, tem as coisas que me ajudam a crescer na fé e na vida. Mas também tinha coisas que não prestavam para nada. E o que nós fizemos? Separamos o que era bom e jogamos fora o que era ruim.
Pois, crianças, no evangelho, Jesus nos falará sobre isso. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos.  Nossa vida será como esse baú, Jesus irá querer abrir um por um e, se dentro dele você tiver coisas boas, ensinamentos que Ele sempre pregou e aprendemos e ações que fizemos em seu nome serão os justos.
Assim, crianças, aquele que quer ser salvo, terá que ter como maior tesouro esse aqui, Jesus. Esse deverá ser nosso maior tesouro e ficaremos estamos tranquilos, pois sabemos que se mantivermos a fé, seremos escolhidos pelos anjos para fazer parte no reino que Jesus nos preparou.
             
EVANGELHO: Anúncio do Evangelho (Mt 13,44-52)    
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola.
47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.
51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. Palavra da Salvação – Glória a vós Senhor.

















SEQUÊNCIA DE IMAGENS SOBRE O EVANGELHO:

ATIVIDADES:
1.Pintura alusiva
2. Caça ao tesouro
3. Brincadeiras recreativas musicais.

PESQUISA: Colaboração – Prof.ª Luzia de F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria de Apucarana
FONTE: sementinhakids.blogspot.com/ catequisar.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário