terça-feira, 24 de junho de 2014

Solenidade de São Pedro e São Paulo






13º DOMINGO DO TEMPO COMUM





“Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a
minha Igreja.”






Oração Inicial / Canto

Reflexão: (prepara uma chave grande de cartolina)
Sabe crianças, para que São Pedro e São Paulo se tornassem santos da nossa Igreja, eles precisaram renuncias muitas coisas e abrir o coração para Jesus.
Sabem eu tenho tentado renunciar as coisas ruins na minha vida, mas tem hora que é difícil. As vezes meu coração fica com raiva.
Olhem aqui essa chave, não é a chave do céu, ela vai representar a chave do nosso coração, vamos abrir nosso coração e limpar toda sujeira que o pecado deixou ai dentro.
Vamos todos nós limpar nosso coração do pecado?
Abaixemos nossa cabeça e vamos pensar no que fizemos de errado... as nossas falhas... procure ai dentro todas as vezes que você mentiu, desobedeceu, não perdoou...
Jesus é o Filho do Deus vivo presente na sua vida?
Se não esta ainda fazendo parte da sua vida em todos os momentos, hoje é o dia pra você abrir o seu coração e deixar a luz de Deus entrar nele. Deixemos Jesus morar em nosso corações!
(Faça um minuto de silêncio e em seguida um canto)


Hoje crianças comemoramos São Pedro e São Paulo, dois grandes Apóstolos que foram muito importantes para o início da nossa Igreja Católica. São Pedro viveu no tempo de Jesus, foi um dos doze. Testemunhou a vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus. São Paulo, por outro lado, foi perseguidor dos primeiros cristãos no início da Igreja. Mas, depois de um forte encontro com Jesus, passou a ser um fiel seguidor e um ótimo pregador da Palavra de Deus e também um grande missionário fundando várias comunidades. No evangelho da liturgia deste domingo, veremos Simão passando a ser chamado de Pedro por Jesus ao dizer que Ele era Cristo, o Filho do Deus vivo. 


(Cartaz ou figura de São Pedro, São Paulo e Papa Francisco)

EVANGELHO - Mt 16,13-19

Teatro - Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. (pode ser feito com fantoches)



NARRAÇÃO      - Depois que Jesus acalmou a tempestade, Ele, os discípulos que o seguiam, e também Pedrinho, Amanda e Fernando caminharam até chegarem no território de Cesaréia de Filipe.

TODOS ENTRAM. JESUS FAZ SINAL PARA QUE SE SENTEM. A DISTRIBUIÇÃO DAS PERSONAGENS PODE SER FEITA COMO DESEJAREM. SE FOR OPORTUNO, QUE FIQUEM TODOS DE PÉ. 

JESUS           - Quero fazer a vocês uma pergunta. Sei que comentam entre si e o povo também comenta: para vocês e no dizer do povo, quem acreditam ser o Filho do Homem?
 
DISCÍPULO  - Uns dizem que o Filho do Homem é João Batista.

DISCÍPULA  - Outros dizem que o Filho do Homem é Elias, 
outros que é Jeremias ou um dos profetas.

JESUS           - E pra vocês, quem sou eu?

SIMÃO PEDRO       - O Senhor é o Cristo, o Filho de Deus vivo!

            PEDRO         - Olha só, mandou bem o cara!

JESUS           - (sorrindo) Você é feliz Simão, filho de Jonas. Você é feliz porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas foi o meu Pai que está no céu.

AMANDA      - Deus fez essa revelação através do Espírito Santo, do mesmo jeito que fala através do Fernando, Pedro, entendeu agora?

JESUS           - Por isso, eu te digo agora: você Simão, é Pedro, te faço agora como uma pedra. E sobre essa pedra vou construir a minha Igreja. O poder do mal nunca vai destruí-la. Eu te darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu. E o que você desligar na terra será desligado no céu.

PEDRO         - Caracas! Jesus tá fazendo de Simão Pedro o primeiro papa da Igreja. Que da hora!

            FER               - E hoje, quem sucede São Pedro é o Papa Francisco.AMANDA      - Desse dia em diante começou a ser formada a Igreja Católica. Desse momento teve origem a nossa paróquia, a nossa comunidade. Sabe gente, to muito feliz de estar aqui vendo isso tudo de perto. 




(agir transformador): Pedro era um pescador que foi escolhido por Jesus para se tornar pescador de homens! Nesse intuito vamos fazer uma pequena dinâmica:

- Cada criança desenhará um peixe em uma folha de papel que deverá ser recortado.
- Cada criança colocará seu peixinho na rede. Quando todas as crianças já tiverem depositado os peixinhos na rede, fazer uma reflexão sobre o significado da "pesca de Pedro". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário