sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

6º SEMANA DO TEMPO COMUM



LEI DO AMOR

(preparar bonecos de EVA de crianças e Jesus e em volta 
cole frases que contenham os 10 mandamentos)
ACOLHIDA
Joca: (começa lendo um papel meio que resmungando para ninguém entender)
Clarinha
: Bom dia! Bom dia Jocal! Uhum Jocaaaaal.
Joca:  ai que susto. Não viu que eu estava concentrado aqui e vocÊ me atrapalhou.
Clarinha: concentrado com o que? 
Joca: estou decorando os 10 mandamentos de Deus.
Clarinha: que bom, mas não precisa ficar ai se exibindo todo.
Joca:  é que eu sou bom, não tenho pecado.
Clarinha: O que? Como assim?
Joca: não matei ninguém, não roubei ninguém, não fiquei olhando a mulher do outro...
Clarinha:Peraí amiguinho. Vou te ajudar a pensar direitinho, as crianças vão me ajudar.
Joca:  essa eu quero ver.
Clarinha: Crianças Deus nos deu os mandamentos para que aprendêssemos a viver melhor. Me ajudem qual é o primeiro? Amar a Deus sobre todas as coisas. E ama-lo é respeitar seu nome. Não ficar por ai falando o nome dele pra tudo e usando o nome dele pra conseguir o que quer. E esse aqui (apontar para o não roubar e deixar elas lerem). 
Joca: ai eu não roubo não.
Clarinha:quando Deus nos coloca não roubar ele não se refere apenas a bens materiais não. Quantas vezes roubamos a alegria do outro por inveja?
Joca:  ichi, se já ta me complicando.
Clarinha: e assim é como todos os mandamentos. Devemos respeitar o papai e a mamãe e sermos obedientes a eles até na velhice.Devemos cuidar deles. Não devemos ter inveja e querer ser ou ter o que outro tem. Devemos ser felizes com o que temos e somos. E assim os mandamentos vão nos ensinando a ser pessoas melhores.
REFLEXÃO 

(levar uma cobrinha)


Sabe pessoal eu estava aqui pensando no que o Joca falou e me lembrei o quanto o pecado é astuto. Parece com uma cobra peçonheta. Ela chega devagarinho e de repente dá um bote certeiro. O pecado é assim ele chega de mansinho, a gente acha que não está pecado e vai deixando ele se aproximar mais até que ele atinge no meio do nosso coração trazendo mentira, raiva, ódio, insegurança, medo....Vamos pedir perdão a Deus pelas vezes que deixamos o pecado tomar conta de nós, pelas vezes que falhamos e nem soubemos entender seus mandamentos, pelas vezes que deixamos de amar o irmão e perdoá-lo. Abaixemos nossa cabeça e peçamos perdão a Deus. (um minuto de silêncio seguido de uma música apropriada)




EVANGELHO
Mt. 5,20-22a.27-28.33-3
(um menino sentado com um caderno pensando)

Mãe: bom dia meu filho.

Filho: ai mãe não me atrapalha.

Mãe; que que isso menino. Só estou te desejando um bom dia.

Filho: desculpa mãe é que to aqui apavorado. Preciso fazer uma redação e não consigo escrever nada.

Mãe: e sobre o que é o tema?

Filho: leis

Mãe: por que não fala da lei do amor?

Filho: amor, amor está batido, virou uma palavrinha banal.

Mãe: é por que as pessoas não entendem o verdadeiro significado da palavra amor.

Filho: não entendi.

Mãe: as pessoas ficam banalizando as palavras sem realmente senti-las, ficam fazendo promessas sem intenção nenhuma de cumpri-las e cada um acha que sua lei e sua justiça é que é a certa.

Filho: e não é assim?

Mãe: não. A lei de Deus e sua justiça não deve ficar abaixo da lei dos homens. Os homens pensam que não matar é apenas tirar a vida do outro causando-lhe a morte. Mas para Deus, conta não matar a alegria e a esperança no coração do outro. Isso é amor verdadeiro. Os homens acham que promessas são só de palavras e ficam por ai dizendo eu prometo isso ou aquilo, mas pra Deus as promessas precisam ser cumpridas em ações. Deus nos deu muitas leis que nos ensinam a viver melhor e a sermos pessoas melhores. Por isso devemos conhecê-las e colocá-las em prática. Se assim o fizermos estaremos caminhando rumo a uma vida mais feliz e em direção ao céu.

Filho: Nossa mãe a senhora me deu uma grande idéia. Vou estudar os mandamentos e falar sobre a lei do amor.

Mãe: vai com Deus meu filho. Viram pessoal assim como meu filho que todos nós busquemos conhecer mais um pouquinho da lei do amor de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário