quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM



                  Ano A - João 1, 29-34


 "Eis o cordeiro de Deus aquele que tira o pecado do mundo!"



Oi Crianças... hoje tenho um desafio legal pra vocês me ajudarem . 

O caso é o seguinte. Eu estou criando um novo  leite condensado novo. Seu nome vai ser  Demais. Ele é muito melhor, mas muito melhor mesmo dos que existem por ai : ele não é Moça , não é Parmalat, mas em compensação , ele é muito mais , mas muito mais ... Gostoso . Agora eu preciso de alguém aqui que convença as pessoas que ele seja bom, de fato  que anuncie  ele pra mim . É que eu ando muito sem ideia, fiz um produto de primeira qualidade, mas não sei como convencer as pessoas a comprar este produto. Quem gostaria de tentar convencer as pessoas de que meu produto é bom?

(Deixar que façam a propaganda)

Sabem pra que serviu esta brincadeira? Serviu pra nos ensinar que assim como fizemos com o produto, tentando convencer as pessoas de que ele é bom , João batista fez com Jesus , a missão dele era apresentar Jesus ao mundo e tentar convencer as pessoas do quanto ele era bom e o quanto ele nos mostraria a força do amor de Deus para conosco. 

Hoje, nós também,  somos convidados a fazer o mesmo. Reconhecer que nossa missão é levar Jesus pra que todo mundo o conheça (na escola, nas ruas, aos amigos...) e tentar fazer as pessoas o amarem e o seguirem. Porque assim como o leite Condensado é Demais .. Jesus é muito , muito , muito mais . 

REFLEXÃO:

Sabem, crianças, outro dia eu li uma coisa muito importante. E fiquei imaginando que somos assim também . 

Eu li que, havia num certo lugar ,uma poça de lama. 

Vinha pela estrada um porco e um cordeiro.

Quando o cordeiro se deparou com a poça de lama, ele fugiu, correndo pra bem longe dela, porque não é da natureza dele ficar deitado numa poça se sujando, com certeza, se ele lá caísse, ele berraria, espernearia, até poder se libertar... porque  ele tem nojo da sujeira .

Já com o porco, a história é bem diferente. Quando ele vê (ele grita de alegria e fala: - Achei o paraíso) e o que ele faz? Ele rola, ele deita, ele vai pra lá, vai pra cá, grunhindo de satisfação. Vá lá tentar tirá-lo pra você ver? Ele até de morde.

Por natureza, crianças, e sem a presença do Espírito Santo, o pecador é igualzinho ao porco, ele procura o mal e a tentação e não tem desejo de se libertar do pecado.

Já, o seguidor de Cristo é comparado na bíblia como ovelha. Ele jamais será encontrado na lama do pecado.

É um fato triste que muitas ovelhas de Cristo caiam no pecado, mas um cristão nascido de novo, comprometido com sua missão, jamais se sentirá cômodo feliz dentro da lama. Ele clamará pelo perdão e pela misericórdia de Deus. E ninguém aqui também que ser um porquinho do pecado, quer? 

Então nesse momento de pedir ao Senhor nosso Deus perdão, vamos pedir também que ele nos lave de todo mal do pecado e nos conceda a alegria de ser também o seu cordeiro, assim como João batista chama por Jesus.

Querido Pai, obrigado por enviar seu Filho. ajude-nos a sermos suas testemunhas, ajude-nos a sermos mais fiéis aos nossos compromissos e anunciadores do Seu Reino, para que os outros saibam sobre seu amor por nós. Amém! 


Evangelho João 1, 29-34

                        Espalhando a Boa Nova 


"Eu vi o Espírito descer do céu, como uma pomba, e pousar sobre ele. 
Eu vi, e dou testemunho de que este é o Filho de Deus". Jo 1, 32.34

Material: (um microfone para o repórter)

É importante nós sabermos o que está acontecendo no mundo, não é? Uma das melhores maneiras de manter-se atualizado é assistindo ao noticiário na televisão. Um noticiário de TV pode ter várias cenas sobre coisas que estão acontecendo agora. O repórter pode dizer algo como: (pode-se fazer uma pequena encenação aqui) "Um incêndio destruiu uma empresa no centro da cidade. "O Repórter está no local do incêndio. Que notícias você tem para nós?” " Obrigado ................. Eu estou falando com o senhor José da Silva que testemunhou o incêndio. Sr. José, o que você pode nos dizer?”A testemunha, então, dirá exatamente o que viu...

É útil para entender o que aconteceu, quando temos uma testemunha que viu tudo o que aconteceu, não é?
Embora não houvesse TV quando Jesus viveu, os relatórios fornecidos por testemunhas foram muito importantes. Um dia, João Batista viu Jesus, que vinha em sua direção. João disse ao povo que estava com ele: "Olha! Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Foi Dele que lhes falei. Eu vi o Espírito Santo descendo do céu como uma pomba e permanecer sobre ele. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus." Quando as pessoas ouviram o testemunho de João, realmente acreditaram que Jesus era o Filho de Deus.

Muitas pessoas vêm saber sobre Jesus, porque as outras pessoas falam sobre Ele. Talvez seus pais, a catequista ou uma tia (o) do Grupinho de Oração, um padre ou um bom amigo lhes falaram, lhes deram um testemunho de como Jesus entrou em seu coração e mudou sua vida.
Deus quer que todos nós sejamos parte de sua equipe de boa notícia, suas testemunhas. O que você poderia dizer sobre o que Jesus? O que Ele significa para você? Talvez você possa dizer: "Desde que Jesus entrou em meu coração, a tristeza tornou-se alegria, a dúvida foi transformada em fé, a preocupação tornou-se confiança, o medo transformou-se em segurança." Não importa o que Jesus fez para você, fale Dele para os outros, para que outros também possam conhecê-lo e amá-Lo.

Que alegria nós sentimos porque somos os escolhidos de Deus para sermos seus filhos bem amados, não é mesmo?

Mas, como filhos, temos também que mostrar pra nosso Deus o quanto ele é importante pra todos nós. Por isso, no momento do nosso ofertório, queremos oferecer a ELE  um compromisso maior com nossa missão. Um sinal mais forte do que ELE representa em nossa vida

Um compromisso de divulgar mais o nome de Jesus cristo

Um compromisso maior de levar a todos a ação do Espírito Santo e  viver essa ação intensamente na nossa vida 

Um compromisso maior de divulgar a boa nova do evangelho

Um compromisso maior de não ser acomodado, de não ter vergonha de falar da palavra do Senhor aos outros.

Um compromisso de ser mais e mais empenhado em divulgar O TEU NOME POR TODA PARTE.

Então, hoje, crianças, temos que sair daqui tendo a certeza de nossa missão: e qual é a nossa missão? 
É anunciar Jesus ao mundo; nos comprometer em sermos crianças bondosas na escola, na família, na comunidade. Agindo assim, seremos grandes  sinais do amor de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário