quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

3º DOMINGO DO ADVENTO


Apucarana, 16 de novembro de 2012.

TEMA: “Alegrai-vos sempre no Senhor, pois  Ele está perto!”
1.AMBIENTAÇÃO:  Olá crianças, que bom receber vocês na salinha de evangelização. Vamos iniciar nosso encontro com o Sinal da Cruz, cantado. ( cantar outros cantos de animação).

2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:
Oi crianças, hoje a Palavra de Deus vem nos falar que está chegando o dia do nascimento de Jesus. Quando que Jesus nasceu? Que dia comemoramos?
Nossa cidade está toda decorada para o Natal, nossas casas também. Agora precisamos preparar nossos corações. É um chamado a mudança de vida.
- Quem aqui tem priminhos?
- Como é o nome de seus primos? ( deixar que falem).
Jesus também tinha primos. Um deles que colaborou muito na construção do Reino de Jesus se chamava João Batista. João Batista não aceitava as coisas erradas nem maldades. Ele denunciava as injustiças. Batizava o povo com água no Rio Jordão e as pessoas seguiam seus ensinamentos até que Jesus começou a pregar sobre as coisas de Deus.

3.EVANGELHO:
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas Naquele tempo, as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?” João respondia:“Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com vosso salário!” O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova. Palavra da Salvação.

4.APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DE JOÃO BATISTA

(vídeo)

5. HISTÓRIA DO PINHEIRO DE NATAL( complementar)
Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram alegres. 
Crianças, homens e mulheres vinham vê-lo, trazendo presentes pobres e ricos. 
Perto do estábulo, onde dormia o Menino Jesus, num berço de palha, havia três árvores: uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro. 
Vendo aquela gente que ia e voltava,passando embaixo dos seus galhos,as três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus. 
- Eu vou dar a minha palma maior e mais bela para que ela abane docemente o Bebê - disse a palmeira. 
- Eu vou apertar as minhas olivas, o óleo servirá para amaciar os seus pezinhos - disse a oliveira. 
- E eu? Que posso dar? - perguntou o pinheirinho. 
- Você? - responderam as outras. 
- Você não tem nada para dar! 
Suas agulhas pontudas poderiam picar o Menino Jesus. 
O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente: 
- É mesmo. Vocês têm razão. Nada tenho para oferecer. 
Um anjo que estava ali perto,escutou a conversa e teve pena do pinheirinho, tão humilde, tão triste, que nada podia fazer porque nada possuía. 
Lá no céu as estrelinhas começavam a brilhar. 
O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as. 
No mesmo instante elas desceram com boa vontade e foram colocar-se sobre os ramos do modesto pinheirinho que ficou iluminado.! 
Lá no bercinho, dentro do estábulo, os olhos do Menino Jesus brilharam ao ver aquela árvore tão linda.! 
É por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam com luzes o pinheiro,na véspera de Natal. 



6. ATIVIDADES;
a) Tapete de atividades para os menores
b) Pintura Alusiva
c) Brincadeiras Musicais:
Lenço atrás
História da Serpente
Samba – bamba - lelê

Pesquisa e colaboração: Prof.ª Luzia de F. G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná – www.nsalegria.com.br

Fontes:
Site Diocese Apucarana.
http://omeuninho.blogspot.com.br/2004/12/histria-do-pinheirinho-de-natal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário