quinta-feira, 11 de outubro de 2012

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Apucarana, 14 de outubro de 2012.
TEMA: Vende tudo o que tens e dá aos pobres.  Mc 10,17-30
1.AMBIENTAÇÃO. Olá crianças, que bom receber vocês aqui na salinha de evangelização. Vamos iniciar nosso encontro cantando o Sinal da Cruz. ( Em nome do Pai, em nome do Filho...) – cantar outros cantos infantis. Neste blog você encontrará as sugestões.

2.PREPARAÇÃO PARA E EVANGELHO:
Quem já consegue escolher sua roupa para passear?
 E quando o papai e diz: " Filho(a), está na hora de ir a missa, desligue a TV." Esta é uma ordem difícil de ser atendida, principalmente se estiver bem no meio do desenho, não é? Qual é a sua escolha? Você vai obedecer ou não?
Muito bem. O evangelho de hoje que o papai e a mamãe estão ouvindo lá na igreja, fala de escolhas. Trata-se da história de um homem muito rico. Vamos ouvi-la.

3.EVANGELHO:Mc 10,17-30

Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou: 



- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? 
Jesus respondeu: 
- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe." 
- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem. 
Jesus olhou para ele com amor e disse: 




- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. 
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse: 
- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus! 



Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou: 
- Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha. 
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros: 
- Então, quem é que pode se salvar? 
Jesus olhou para eles e disse: 
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível. 
Aí Pedro disse: 
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. 
Jesus respondeu: 
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.  Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

 4.MEDITANDO O EVANGELHO:
Qual é a sua escolha?
Você quer sempre Deus e as coisas de Deus em primeiro lugar? Ou, como o homem da história, fará a escolha errada? Nunca se esqueça -Obedecer e fazer a vontade de Deus sempre é a escolha correta.

5.ATIVIDADES:
a) Pintura de desenhos
b) Brinquedos para as crianças menores de 2 anos
c) Jogo: Com quem está o tesouro?
Desenvolvimento:
Uma das crianças ficará isolada escondida. Com uma das crianças da sala será entregue um tesouro( pode ser o desenho em anexo). A catequista chamará a criança isolada e perguntará? Com quem está o tesouro? Ela deverá responder – com Jesus! / Que criança está representando Jesus?/ A criança deverá mostrar quem ela acha que está com o tesouro. Se acertar receberá uma salva de palmas, se errar, terá mais uma chance. Segue o jogo por um tempo.
Conclusão: Jesus é o nosso tesouro.

Pesquisa: Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná.

Fonte: Paulinas Online/ Blog – histórias missionárias para crianças 

Nenhum comentário:

Postar um comentário