quinta-feira, 20 de setembro de 2012

25º Domingo do Tempo Comum




23 de setembro de 2012
Ano B - Verde
“Acolhimento:
condição para servir.”







NARRADOR: Oiiiiii criançada! Sejam todos bem-vindos
TALITA: (cantando bem animada): O amor do Papai do Céu é maior do que eu possa imaginar. O amor do Papai do Céu é maior do que eu possa imaginar.
Nossa Talita, você está bem animada hoje, não é?
Talita: Ai Tia...., eu estou super animada mesmo. Vir à igreja e participar da Salinha é uma grande festa pra mim!!!
NARRADOR:
Que bom Talita. Participar da Salinha é um bom motivo para todos nós estarmos felizes porque  aprendemos um monte de coisas com as historinhas da Santa Bíblia.
Agora é a hora da historinha mesmo então, vamos ficar em silêncio pra gente ouvir tudinho..


EVANGELHO:  Marcos 9, 30-37

 SE ALGUÉM QUISER SER O PRIMEIRO

NARRADOR – (entra e convida as crianças a se sentarem) Naquele tempo Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia.
(Jesus e 2 Apóstolos entram e param num ponto pré-determinado)
NARRADOR – Jesus ensinava seus discípulos. Então Jesus pediu que todos prestassem muita atenção e disse:
JESUS – Eu serei entregue nas mãos dos homens e eles me matarão. Mas depois de três dias eu ressuscitarei.
(Jesus e os discípulos continuam andando até o ponto central. Os 2 discípulos vão atrás de Jesus, falando entre si.)
NARRADOR – Jesus estava anunciando sua morte e sua ressurreição. Vocês se lembram? Jesus foi crucificado na sexta-feira santa e ressuscitou no domingo de páscoa. Hoje nós sabemos disso. Mas naquele dia os Apóstolos não entenderam nada, porque isso não tinha acontecido ainda.
Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa Jesus perguntou:
JESUS  – O que vocês falavam pelo caminho?
NARRADOR – Os discípulos não responderam. Sabem por que? Porque no caminho eles ficaram discutindo. Queriam saber quem era o maior, quem era o melhor. Então ninguém disse nada. Ficaram ali quietinhos, sem responder a Jesus.
Mas Jesus sabia o que tinha acontecido. Então disse Jesus:
JESUS  – Se alguém quer ser o primeiro, que seja o último de todos, o mais humilde, o que serve a todos.
NARRADOR – Que lição de humildade, hein pessoal? Se alguém quer ser o primeiro que seja o último. O que Jesus quis dizer com isso? Quis dizer que precisamos ser humildes, não querer ser melhor do que os outros.
Quantas vezes a gente quer ser melhor que os outros, não é mesmo?
“Eu sou melhor”.
“Não, eu que sou melhor”.
“Ah é? Eu sou mais bonito”.
“Não, eu que sou”.
“Eu tenho mais brinquedos”.
“Ah é? Mas ó meu tênis, ó...”
Que feio, não é mesmo? Todos somos iguais perante a Deus. Pobres ou ricos todos somos filhos de Deus.
E foi isso que Jesus mostrou naquele dia. Jesus pegou uma criança,(a criança que está caracterizada como pobre) colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse:
JESUS  – Quem acolher em meu nome uma destas crianças estará acolhendo a mim. E quem me acolher estará acolhendo Aquele que me enviou.
CRIANÇA – Jesus: eu gosto muito de você.
NARRADOR – E nesse dia Jesus nos ensinou que devemos ajudar os que precisam, os pobres e os necessitados, pois todos somos filhos e filhas de Deus.

FIM

Dinâmica:

Não devemos julgar pela aparência - Dinâmica 


"O Senhor, porém, disse a Samuel: Não te impressiones com a sua aparência ou estatura. Não é esse que Eu quero, porque Deus não vê como o homem, porque o homem vê as aparências, e o Senhor vê o coração".
1Samuel 16, 7


Levar 10 caixas embrulhadas com papel de presente:
07 delas devem estar embrulhadas de forma bem bonita, algumas podem ser grandes e outras podem ser pequenas. 
03 caixas estarão embrulhadas de forma mais simples, poderá ser com papel jornal, papel pardo, sulfite ou papel de presente amassado/rasgado.


Dentro das caixas bonitas coloque jornal amassado, pedras, pedaços de pau, revistas velhas (materiais com pouco valor).
Dentro das caixas simples coloque objetos bons, por exemplo: balas, pirulitos, bombons, pequenos brinquedos, livrinhos bíblicos.

Coloque as caixas no centro da sala, todas misturadas.
Divida a turma em 6 grupos e escolha 1 criança de cada grupo, esta criança deverá escolher uma das caixas e todo grupo receberá o que contém na caixa.
Todos do grupo podem participar dando sugestão de qual caixa a criança deverá escolher.

Quando todos os grupos já estiverem com as caixas de presente, pergunte para cada grupo porque escolheram aquela caixa.

Então, peça para que cada grupo abra o seu presente, aguarde a reação de cada um (2 minutos).

Depois de aberto, peça para que cada grupo fale o que ganhou e mostre para os demais grupos.

Procure "explorar" bem esta situação fazendo as crianças entenderem que nem sempre um pacote bonito faz um conteúdo valioso.

(peça paciência as crianças, para elas ainda não comerem o que ganhou)

OBJETIVO:

Mostrar que Deus não vê a aparência, mas sim o coração. A nossa tendência natural é escolher alguma coisa por ser bonita, mas nem sempre o que se mostra bonito é valioso!
Deus conhece o nosso interior!

E por não querer ser só um papel bonito, vamos dividir o que ganhamos, compartilhando com as outras crianças as balas, pirulitos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário