sábado, 7 de julho de 2012

14º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO: MARCOS 6, 1-6

Coração de pedra

  1. Recepção

  1. Oração

Papai do Céu,
Hoje eu te peço que abras meu coração
para que eu preste atenção
em tudo de maravilhoso que o Senhor me dá:
O papai e a mamãe, o Sol, a chuva, o alimento...
Quero sempre agradecer e me lembrar do seu amor!
Amém.

  1. História
Bruninho Coração de Pedra




Narrador: Hoje eu vou contar pra vocês a história do Bruninho Coração de Pedra. Todo mundo o chamava assim porque ele não amava ninguém! Não acreditava ninguém! Era um menino muito duro. Como se tivesse coração de pedra mesmo.

Bruninho (fantoche): O que vocês estão olhando aí? Eu não gosto de vocês, suas crianças chatas!

Narrador: Bruninho fazia coisas muito feias. Não respeitava seus pais, seus amiguinhos... Teve um dia que ele viu Jorginho com fome no recreio e não dividiu o lanche dele, vocês acreditam?

Jorginho: Oii, amiguinho! Pode me dar um pedaço do seu lanche? Minha mãe está doente e não pode fazer minha lancheira hoje!

Bruninho: Eu não vou dividir nada com você! Nem sou seu amigo! Vou comer tudo até ficar com a pança bem cheia! Hahaha.

Jorginho: Buááá...

Narrador: Gente, como ele é mau, não é mesmo? A gente não pode ser assim, não é verdade?
Mas a mãe de Bruninho estava mais triste ainda... Ela não sabia o que fazer. Levava Bruninho à missa e ele só fazia bagunça, fingia que nem estava ouvindo as mensagens de Deus...
Então ela pensou uma saída.

Mãe (fantoche 3): Vou mandar o Bruninho pra casa do Vovô Geraldino nessas férias. O Vovô é um homem muito sábio e paciente... Quem sabe ele consiga amolecer o coração do meu filhinho!

Narrador: Então Bruninho foi passar as férias na casa do Vovô Geraldino. Estava emburrado, daquele jeito de sempre. Quando chegou lá, na cidadezinha chamada Felicidade, Bruninho já começou a reclamar:

Bruninho: Que cidade feia! Só tem árvores e rios, não vou poder jogar vídeo game aqui! Vou passar o dia todo trancado no quarto, não quero falar e nem ver ninguém daqui!

Narrador: Então, pra surpresa do Bruninho, o Vovô Geraldino disse assim:

Vovô: Se você quer isso, pode ficar aí. Eu ia te levar pra ver uma cachoeira linda... É a cachoeira que deu nome a essa cidade. Aqui só se chama “Felicidade” porque naquele cachoeira ninguém fica triste... E lá tem outras crianças também.

Bruninho: Hunf! Então eu vou. Mas só pra não ficar sozinho com você, velhote.

Narrador: Como Bruninho é mal educado, não é verdade? Não podemos chamar o vovô de velho! O vovô é uma pessoa que tem muito mais idade que a gente, por isso, sabe muito mais coisas, sabe um monte de brincadeiras e histórias...
Então eles foram pra cachoeira. Todos estão imaginando uma linda cachoeira bem grande, o barulho da água caindo? Era a cachoeira mais linda do mundo.

Vovô: Olha só... Deus é muito maravilhoso... Foi Ele quem fez tudo isso!

Bruninho: Eu não acredito! Isso aí nasceu sozinho. Ninguém pode fazer uma coisa tão grande.

Vovô: Pode sim! Deus criou tudo o que você pode imaginar.

Narrador: Então, Bruninho foi até as pedras e disse:

Bruninho: Essas pedras aqui foram feitas de terra, qualquer um pode fazeeeerr...

Narrador: Mas, dizendo isso, ele escorregou e caiu dentro da água. O vovô ficou preocupado e, sem saber o que fazer, já que não conseguia nadar, pediu ajuda às pessoas que estavam lá.

Vovô: Socorro! Meu netinho caiu na água.

Narrador: Então um menininho do tamanho de Bruninho pulou na água e o agarrou. Ele nadava muito bem. Perguntou a Bruninho:

Jorginho: Você está bem?

Bruninho: Estou... Mas engoli muita água. Ei, você não estuda na mesma escola que eu?

Jorginho: Estudo. Esses dias eu pedi um pedaço de lanche pra você e você recusou.

Bruninho: Ah, por favor, não me jogue de volta na água.

Jorginho: Eu jamais faria isso! Só me peça desculpas e agradeça a Deus por estar vivo. Foi Ele que me mandou te salvar.

Bruninho: Desculpe-me...

Narrador: Então Bruninho ficou muito sem graça e percebeu que tinha feito algo muito errado. Também percebeu que estava salvo Graças a Deus! E que também foi Deus que o criou. Então também pediu desculpas ao Vovô Geraldino.

Bruninho: Desculpe, vovô. O senhor só queria me ver feliz... Já entendi que tudo isso é obra de Deus.

Vovô: Sem problemas, agora você já sabe que Deus criou tudo de bom, inclusive você. Chame o Jorginho. Vamos comer um bolo de chocolate bem gostoso na minha casa.

Bruninho: O senhor sabe fazer bolo de chocolate?

Vovô: Ei, coração de pedra! Está duvidando de mim? Haha, mas não fui eu quem fez, foi sua mãe que está nos esperando lá em casa.

Narrador: E assim todos foram lanchar na casa do vovô, onde a felicidade era total. Bem, eu disse que daquela cachoeira não saía ninguém triste, não é mesmo?

Muita gente no mundo é coração de pedra e não acredita em Deus. Até mesmo os parentes de Jesus duvidaram dele e acharam que ele estava louco. Temos que manter nossos corações abertos pra Jesus e ajudar as outras pessoas a conhecê-lo também, como fez o Jorginho, não é verdade?

Vamos brincar?

  1. Brincadeira/Música

Esta é a história da serpente
Que desceu o morro
Para procurar um pedaçinho do seu rabo
Ei, você aí!
Faz parte do seu rabão
(bis)

  1. Pintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário