sexta-feira, 22 de junho de 2012

Natividade de João Batista

 
24 de junho de 2012Ano B - Branco

   
“Serás Profeta do Altíssimo,
                ó menino.”

 


Acolhida: 

Evangelho:  EVANGELHO - Lc 1,57-66.80

  • Sugestão: - Colocar vídeo ou contar a histórinha  (encenação ou fantoches)
                            - Distribuir pipoca
                

Clarinha:  - Olá  crianças, hoje é dia de festa. E é festa junina. Sabem que santo a gente celebra hoje? Pois é Dia de São João.  Vamos ouvir a história de São João? Quem gosta de história? Então vamos ouvir com bastante atenção de são João:
São João:  –  Olá crianças!!! Tudo bem com vocês. Eu sou o São João . Mas vocês acham que eu fui sempre o santo das festas da igreja? Eu fui menino como vocês, pequeno e brincava também, mas foi um menino com uma missão muito importante


Clarinha: – Mas que missão foi essa , São João?.


São João: - Minha mãe não podia ter filhos e, ela e meu pai, eram bem  velhinhos . Mas aconteceu que um dia , meu pai que era sacerdote, foi à igreja oferecer um sacrifício para Deus , apareceu-lhe um anjo e disse-lhe que minha mãe ,Isabel,  seria mãe, mas minha mãe que já não acreditava que pudesse ter mais filhos, ficando grávida de mim,  ela ficou muito feliz quando  soube que teria um filho.


Clarinha: – E ai ? Conta mais, não é,crianças ? Queremos saber !


São João: – Então , o anjo disse ao meu pai que minha missão seria muito importante para Deus,  que eu abriria o caminho para que seu filho, Jesus, para que Ele pudesse levar as pessoas a conhecer a Palavra de Deus  e se converterem. Eu seria aquele que caminharia à frente a fim de converter seus corações para receber a salvação que viria logo com Jesus .
Clarinha: – Quer dizer então que foi o senhor o ultimo profeta ? Aquele que viria abrir o caminho pra Jesus? Preparar o povo para receber o Santo de Deus ?


São João: –  Isso mesmo ! Eu pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do messias prometido e esperado, enquanto dava o meu  testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitarei o caminho do Senhor..." Aos que o me confundiam com Jesus, afirmava com humildade: "Eu não sou o Cristo". e "Não sou digno de desatar a correia de sua sandália". Tive uma grande missão, fui eu quem batizou Jesus no rio Jordão .


Clarinha: – Muito bem , São João e que mensagem o senhor deixaria hoje para nossas crianças ?
São João: – Queridas crianças , ouçam a voz dos profetas como eu que gritam para que vocês amem a Deus ,que encontrem Nele a salvação , a vida nova . Que vocês também sejam sempre bons e amáveis . Assim serão também os escolhidos de Deus .

Clarinha: São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento: anel de ligação entre a antiga e a nova aliança.
Jesus, falando de João Batista, tece-lhe o maior elogio registrado na Bíblia: "Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior do que João Batista. Contudo o menor no Reino de Deus é maior do que ele". 

Vídeos selecionados (Nascimentos de João Batista):



http://www.youtube.com/watch?v=X4bBNDH4OZ4

http://www.youtube.com/watch?v=hyxVtkjWK-I


Nenhum comentário:

Postar um comentário