quinta-feira, 14 de junho de 2012

11º Domingo do Tempo Comum



 17 de junho de 2012
Ano B - Verde
 
“A semente cresce sem
intervenção humana.”




O Grão de Mostarda
Você vai precisar de: várias espécies de sementes de diversos tamanhos (abóbora, jaca, laranja, melancia, pinha e de mostarda).Você pode adquirir sementes de mostarda em casas onde vendem-se temperos.

Mensagem
Por menor que seja nossa fé podemos ser usados por Deus e realizar grandes coisas
Hora da história:
Oi crianças! Que dia maravilhoso estamos vivendo, não é mesmo? O domingo sempre é um dia muito especial. É o dia em que podemos estar mais perto de Jesus e no qual podemos aprender lições maravilhosas que nos ajudam a nos aproximarmos mais do nosso criador.
Hoje, eu tenho um desafio para vocês. Vou lhes mostrar algumas sementes e vocês vão tentar descobrir de que frutos elas pertencem, entenderam? Podemos começar? Então vamos lá! (Mostre uma semente por vez e pergunte a qual fruta ela pertence. Deixe a de mostarda por último).
- De que fruto é esta semente?
- (crianças): Laranja!!!
- Muito bem! E esta aqui? (repita o processo com as demais sementes).
- Agora eu quero ver se vocês conhecem esta aqui (mostre a semente de mostarda) Ninguém a conhece? Vejam como ela é miudinha, quase não podemos pegá-la com os dedos sem derrubá-la de tão pequenina que ela é! Sabem este sementinha é de uma planta chamada mostarda. Jesus certa vez nos contou uma parábola interessante sobre esta semente.

A SEMENTE DE MOSTARDA
11º Domingo do Tempo Comum
Ano B – Marcos 4, 26-34


entram Jesus e seus discípulos. Eles se sentam)

NARRADOR – Esses são os discípulos de Jesus. Eles também vão escutar a história junto com a gente. Jesus disse assim:

JESUS – O Reino de Deus é como um homem que semeia a terra.

(entra um cartaz com a ilustração de um homem semeando a terra).

JESUS – O homem pode estar acordado ou dormindo.

(entra cartaz com o homem dormindo e as plantinhas brotando)

JESUS – Mesmo assim as plantas crescem, sem que o homem saiba como isso acontece.

NARRADOR – Nós precisamos ser como esse homem. Precisamos semear a Palavra de Deus e depois deixar que ela dê frutos. Por exemplo: você fala pra um amigo seu que hoje você veio à Missa. Daí você conta que teve história, pãozinho, que você ouviu a Palavra de Deus e que foi muito legal. Aí você espera. Quem sabe no outro domingo seu amigo vem à Missa também, não é?

JESUS – O Reino de Deus é como um grão de mostarda. A mostarda dá a menor de todas as sementes. Porém quando cresce se transforma na maior de todas as plantas.

(entra cartaz + ninho de passarinhos)

JESUS – Até os passarinhos vem fazer ninho nela.

NARRADOR – Gente: vocês já viram semente de mostarda? É tão pequenina, mas tão pequenina que mal dá pra ver. Parece uma poeirinha. Daí você planta a semente e ela cresce, cresce, cresce, cresce e fica enorme, desse tamanhão. Fica bem grande.

A semente foi lançada por Jesus e está dando frutos até hoje. E Jesus continua semeando através da nossa Igreja. Agora precisamos deixar a semente brotar no lugar mais importante do mundo. Sabem que lugar é esse? O nosso coração. É: temos que deixar a fé brotar no nosso coração. Daí a fé cresce bastante e nos transforma num dos frutos do Reino de Deus. E nós vamos sair por aí também semeando o Reino de Deus. Então vamos plantar essa semente no nosso coração, tá bom? Depois, você vem à Missa todo domingo e reza todos os dias: daí a semente vai crescer bastante no seu coração. E você vai acreditar mais e mais nesse nosso Deus que é maravilhoso! E daí vai falar Dele pra todo mundo! Porque Deus te ama tanto, mas tanto, que não tem como não falar do Seu amor.

Com os olhinhos fechados vamos pedir a Deus que use cada um de nós para o Seu trabalho, mesmo nossa fé sendo pequenina como um grão de mostarda, podemos realizar grandes coisas para Deus. 

E agora todo mundo sentadinho que eu vou dar pra vocês uma lembrança da nossa história: é uma sementinha de mostarda com uma mensagem.

(música – sugestão: “Como não falar do seu amor”)

(No pacotinho virão algumas sementes de mostarda e a mensagem: “Regue sua fé com a Missa e orações todos os dias”).



Nenhum comentário:

Postar um comentário