sábado, 17 de março de 2012

4º Domingo da Quaresma - 18/03/2012


1.AMBIENTAÇÃO: Olá crianças, sejam bem vindas na Salinha Catedral. Aqui iremos cantar, louvar e aprender coisas lindas sobre Deus. Vamos cantar o Sinal da Cruz ( Em nome do Pai...)( cantar outros cantos, sugestão neste blog).
2.PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:
Mas esperem que coisa é essa aqui na igreja, tem algo errado ... o que é ?
Ah!! Está escuro , vejam só como tudo fica triste , fica sem graça , sem vida . Vocês gostam de escuro ?
Se você pudesse escolher um ambiente para ficar você escolheria um ambiente claro ou escuro ,
por quê ?
O que será que pode melhorar a nosso ambiente agora? Será que se eu chamar o sol ? Então coloca o sol , melhorou ? mas não muito não é ?
Será que se eu chamar as estrelas ? Ou se eu chamar a lua ? É, melhorou alguma coisa , mas vocês querem ver mesmo quem é que melhora de vez essa escuridão na nossa vida ?
Quem pode trazer luz , aliás quem traz luz para  nossa vida ?
Vejam só : ( acender as luzes da salinha e mostrar a figura de Jesus) Jesus veio com essa missão , retirar de todos nós a escuridão , a falta de fé , a tristeza , a dor , e nos inunda de luz , olha que sensação de conforto estamos agora , sensação de quem está sendo cuidado ... Esse é o Jesus que viemos celebrar , Deus da luz , Ele que veio ao mundo para ser luz para cada um de nós . Por isso , vamos todos ficar de pé e com alegria cantar saudando nosso Jesus .

3.EVANGELHO - Das trevas à luz: João 3,14-21
Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo. Aquele que crê no Filho não é julgado; mas quem não crê já está julgado porque não crê no Filho único de Deus. E é assim que o julgamento é feito: Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão porque fazem o que é mau. Pois todos os que fazem o mal odeiam a luz e fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que eles fazem. Mas os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. P. da Salvação.
4.CONVERSANDO SOBRE O EVANGELHO:
- Vamos conversar sobre o evangelho -  Jesus quis dizer que é nós mesmo que iremos nos julgar. A fé sem ação é morta. - “É como um corpo sem alma”, mas o que quer dizer isso tudo, crianças... que além da fé , devemos mostrar também nossas obras a Deus .Se somos egoístas , desobedientes , maldosos , donos da verdade , não somos bons , não praticamos as palavras de Deus ,estamos longe da luz , renegamos a Jesus e vivemos no pecado , por isso crianças , precisamos pedir perdão pelos nosso pecados , pelas nossas más ações  , para estarmos  junto de Jesus , de sua luz ,  de seu perdão . Vamos pedir perdão cantando.
Ação de graças- Estamos quase finalizando mais um encontro com Deus junto aos irmãos  nessa celebração. Nela aprendemos a ser luz , a caminhar na luz, a sermos modelos  de luz na vida dos outros , porque sabemos que Deus enviou seu filho  para nos salvar , para nos mostrar o caminho certo . Por isso neste tempo de preparação para celebrarmos a páscoa devemos exercitar sempre alguns valores muito importantes.

HISTÓRIA DA SEMANA: História da Escola da floresta ( fazer dramatização)
Vejam só, crianças! Lá na floresta também tem escola... é a escola da Dona Rosinha.
Rosa - Bom dia, queridos bichinhos! Bom dia, sapinho! Bom dia, formiguinha! Bom dia, D.Árvore! Bom dia, Borboleta!
Bichos – Bom dia, Dona Rosinha!
Rosa – Mas o que foi que aconteceu com você, sapinho, que andou faltando tanto nas aulas?
Sapo - Sabe o que é professora, é que estamos no tempo da quaresma, não é? E minha mãe me falou que nesse tempo tem lobisomem, mula sem cabeça, boitatá... Tudo solto, então eu fiquei com medo deles me pegar, então eu não vim na escola não!
Rosa – Que isso, sapinho! Não tem nada disso não... A gente sabe que a quaresma é a preparação para a semana santa... Nela lembramos-nos dos sofrimentos de Jesus quando no deserto ele foi tentando pelo encardido... Mas ele venceu as tentações.
D.árvore – Dona Rosinha, a gente também sofre tentações?
Rosa – claro que sim! O encardido se disfarça de todas as formas para tentar nos levar para as trevas.
Sapo – O que são trevas?
Rosa – Trevas é o escuro, o que mete medo nas pessoas, pois é um mundo de pecados , de falta de compromisso com Deus... Assim afastados de Deus ficamos em trevas, nas trevas não se pode ver a luz...
Sapo- E nas trevas tem mula sem cabeça?
Todos – ouououououo
Borboleta - Como é viver na luz, Dona Rosinha?
Rosa – A luz, Borboleta, é quando diante da cruz enxergamos o sacrifício de Jesus, através dele seguimos seus ensinamentos e vivemos felizes com a proposta de vida que Deus nos oferece.
Formiga - Mas a cruz é sinal de morte? Quem vai até a cruz é pregado nela com pregos e fica lá agonizando até morrer, cruz credo da cruz
Rosa – Que isso Formiga cabeçuda, crus só é sinal de morte para quem não acredita nela. Foi da cruz que veio a luz, ela é sinal de vida nova que brotou da morte, pois Jesus estava nela e pensávamos que Ele estava morto, mas logo ele ressuscitou. Brotou vida.
Sapinho – Quem botou na cruz?
Todos – Não é botou, é brotou eheheheeh
Rosa – Sapinho, quantas vezes já falamos no sinal de vida de Jesus. Ele morreu na cruz por nós, mas foi dela também que veio a sua ressurreição. Ele venceu a cruz, tornou-se luz e voltou a ter vida plenamente e é essa luz de que hoje estamos falando.
Formiga – Quer dizer que quem anda na luz não morrerá também?
Rosa - Quem anda na luz viverá para sempre com Deus, entendeu? Viver na luz é ser bom, agradecido, saber partilhar, saber amar a todos sem distinção.
Borboleta – É o que acontece, Dona Rosinha, com aquele que não acredita?
Rosa - Ele vive de praticar más ações, vive no mundo das trevas, bem longe do amor de Deus.
Sapinho – E bem perto da mula sem cabeça, né (risinhos)
Todos - eeeeeeeeeeee
Rosa – Queridos alunos, uma lição deve ficar... Aqueles que não amam a luz de Deus quem não acreditam nela, vivem se escondendo porque praticam as más ações e não querem se mostrar, mas aqueles que vivem perto da luz, como vocês, meus alunos, que querem conhecer a Deus e procuram pela luz, estes sim, suas boas ações são visíveis aos olhos de Deus.
Sapinho – E sendo assim, né, Dona Rosinha, não tem bicho nenhum que pode agarrar a gente pelo pé, não é, nem mesmo a mula sem cabeça?
Todos – Isso mesmo, sapinho.  (Sinal bate)
Rosinha – Queridos alunos, até domingo que vem, quando Jesus tem mais novidades pra vocês... E não se esqueçam... Quem segue a luz tem o amor de nosso Deus. Tchau queridos .
Todos – Tchau, Dona Rosinha.
ATIVIDADES:
1.      Salinha de Jogos – para as crianças pequenas
2.      Jogos Recreativos:  LUZ e TREVAS
Desenvolvimento:  Fazer a voz de comando para LUZ, as crianças deverão levantar os braços. Para a voz de comando TREVAS, deverão abaixar os braços. Aqueles que errarem ou se atrasarem, ficam “ajudando a catequista como fiscal”, até que reste somente o vencedor .
Conclusão:  Para andar na luz devemos estar sempre alertas.
FONTE: site- catequisar.com. br
Contribuição: Prof.ª Luzia de Fátima G. da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana – www.nsalegria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário