sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Evangelho (Mateus 2,1-12)


Epifania do Senhor

Assim como para os reis magos, Cristo traz a luz aos nossos corações.



  1. Recepção
Recepcionar as crianças num tapete e pedir que, antes de tudo, nos apresentemos. Pedir que todos digam seus nomes bem alto ao contar até três. Fazer as crianças perceberem que, quando todos falam ao mesmo tempo, ninguém se entende, por isso, devemos ouvir e falar um de cada vez.

  1. Oração

Meu Senhor Jesus,
peço de todo o coração
que o Senhor me guie em seu caminho,
assim como guiou os reis-magos
acendendo a estrela guia
e a luz em seus corações.
Assim como eles fizeram,
te dedico um grande presente,
que é a minha vida.

Amém!


  1. História
(contar a história num círculo grande)

            A história de hoje acontece logo depois do Natal. É sobre três homens que moravam no oriente, a boa distância de onde Jesus nasceu. Se chamavam Melquior, Baltazar e Gaspar, só que eram mais conhecidos como reis-magos.
            Foram até Jerusalém, lugar onde morava o rei Herodes, rei daquela região, e perguntaram onde estava o rei que havia nascido. Sabe porque eles perguntaram? Porque viram uma estrela muito brilhante no céu, anunciando a chegada do salvador.
            Mas o rei Herodes não estava sabendo disso e, como na Bíblia dizia que o salvador nasceria em Belém, mandou os reis-magos até lá.
            Eles caminharam por uma longa estrada, e logo viram a estrela novamente. Ela estava sobre um lugar bem pobre, cheio de animais. Era um presépio. Vocês viram um presépio no Natal? Pois então, eles chegaram lá e viram Jesus no colo de Maria. Se ajoelharam e adoraram-no. Eles sentiram a luz invadir os seus corações.
            Foram avisados, num sonho, para não avisarem a Herodes que encontraram Jesus, porque Herodes queria destruí-lo. Então deram ao menino Jesus três presentes. Vocês querem descobrir quais são?


  1. Brincadeira

Preparar três caixas lacradas, cada uma contendo um objeto que simbolize os presentes dados pelos reis magos a Jesus. Na primeira delas, colocar algo que represente o ouro (um papel dourado amassado, uma corrente...). Na segunda, um vidrinho com água representando o perfume (a essência da mirra) e no outro um incenso, ou uma pequena vareta que seja parecida.

Passar a primeira caixa para as crianças em círculo, dando dicas de que presente há ali. Explicar que esse presente representa a realeza, o reino que é de Jesus. Que é um metal preciso, dourado, etc., até que acertem.

Partir para o próximo presente e explicar que se chama mirra, é o símbolo de que Jesus ressuscitará, pois, naquela época, esses passavam isso nos túmulos para que ficassem cheirosos. O que passamos para deixar um cheiro bom?

Por último, passar a última caixa e dizer que também é algo que tem cheiro e faz fumaça, e que representa a fé, porque é muito usada na igreja. Perguntar quem já viu o bispo balançando uma grande caixa de metal que solta fumaça. Aquilo representa nossos corações e nosso pensamento elevados a Deus.

  1. Música

Quando o Espírito de Deus envolve em mim
      G                          C
Eu canto como o rei Davi (bis)
      F             C
Eu canto, eu canto,
      G                           C
Eu canto como o rei Davi (bis)

Eu danço...
Eu ando...
Eu pulo...
Eu rezo.

  1. Pintura

2 comentários: