quinta-feira, 20 de outubro de 2011

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM



Dia mundial das Missões e da Obra

Pontifícia da Infância Missionária

23 de outubro de 2011
Ano A - Cor Verde

“Amarás o Senhor teu Deus de todo
o teu coração, de toda a tua alma e
de todo o teu entendimento.”


Amar a Deus e aos Irmãos

( Figuras, cartazes ou PowerPoint que se seguem )

Meninas e meninos, hoje eu tenho umas perguntinhas para vocês me responderem, vocês topam ? Vamos lá ? Olhem então algumas cenas.

Vejam : aquele é o sol , a lua , as estrelas, os planetas .. o universo . Quem foi que criou tudo isso?

E aquilo ali , não são animais? Cachorrinhos que gostamos , passarinhos , coelhinhos . Quem foi que criou tudo isso? Ah, muito bem! Foi Deus. E vocês gostam dos animais ?

Vamos continuar olhando : agora vemos peixes e mais peixinhos , de todas as espécies , cores, tamanhos e muitos, nos oferecem sua carne , seu óleo, para que possamos sobreviver . Vocês já haviam pensado nisso ?

Quem é que fez tudo isso? Ah , foi Deus de novo . E fez pra quem?

Vamos ver outra cena, olhem bem: são rios, fontes de água bem límpidas . Quem fez as águas dos mares, rios, lagos e oceanos? E para quem foi que Deus fez estas águas?

Agora vejam: frutas, verduras, plantas de todas as espécies e sabores . Quem fez as plantas que tanto nos auxiliam no nosso dia a dia durante toda a nossa vida? Foi Deus. E para quem foi que Ele fez tudo isso?

Mas ainda tem uma coisa melhor ainda, vamos ver ? Esta aqui é a mamãe, este é o papai. Quem fez essas pessoas maravilhosas?

Ah, também foi Deus quem fez essas pessoas maravilhosas . E Ele fez para quem essas pessoas ? Fez para você . Para que você não fosse sozinho.

Sabemos crianças que existem milhares de outras coisas lindas pelo nosso mundo e, mais uma vez, eu pergunto a vocês : Quem foi que fez tudo que existe entre o céu e a terra ?

Foi Deus, não foi? E para quem foi que Ele fez?

Ele fez tudo isso para nós, por nós... e então ,crianças, eu indago: Deus é um pai que nos ama muito e nos deu tudo isso e muito mais. Qual é o sentimento que todos nós devemos ter para com Ele? Devemos odiá-lo ou amá-lo?

Amar a Deus sobre todas as coisas. Vamos repetir? “Nós devemos amar a Deus sobre todas as coisas”, porque Ele é um pai amoroso que nos ama acima do céu e da terra, acima de tudo que Ele criou.

Hoje, Jesus nos ensinar justamente isso que o primeiro mandamento da nossa vida é este “ Amar a Deus sobre todas as coisas “ e o segundo “Amar aos irmãos “

Mas vamos entender que “próximo” é esse que devemos amar, perdoar e ajudar a ser melhor a cada dia?

Olhem só : aquele preso é nosso próximo ? A gente o ama? Mas ele é o nosso próximo sim , a gente pode não amar o crime que ele fez , mas a gente tem que amar e perdoar o ser humano que ele é .

Aquele menino pobre que pede esmola na rua, ele é nosso próximo? Nós o ajudamos ? Se ajudamos porque ele continua na rua pedindo esmola ?

Aquele velhinho ali está no asilo, ele é o nosso próximo ? A gente sempre o visita , o ajuda em suas necessidades ? E os velhinhos da nossa casa , a gente respeita e os ajuda também ?

Aqueles ali são doentes. Eles são nossos próximos? Procuramos ajudá-los ?Ou pelo menos visitá-los ?

E esses pobres são nossos próximos? Nós os ajudamos dentro de suas necessidades? Ou eles continuam a margem da sociedade , lutando sozinhos , enterrando seus mortos sozinhos ...sem a ajuda de todos nós?


Evangelho: Hoje nós já falamos aqui os dois maiores mandamentos. Vamos nos lembrar quais são?

1º - Amarás a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

2º - Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Esses são mandamentos que Jesus hoje irá nos ensinar e que devemos vivenciá-lo por toda a nossa vida.

Hoje, aprendemos que só o amor pode transformar as pessoas. Mas como é difícil amarmos alguém quando ainda nem descobrimos como amar ao nosso Deus, e nem ao menos conhecemos esse outro não é mesmo? Eu pedir a vocês então que conheça o outro, olhem para esse seu irmão que está ao seu lado, olhem o outro e diga a ele. “Eu te amo, meu irmão, eu te amo, minha irmã. Somos da grande família de Deus, somos irmãos, somos aqueles que acreditamos nos Cristo Ressuscitado, por isso, somos os escolhidos de Deus”.

PARA QUE ESSE AMOR por Deus cresça a cada dia, e pelo irmão também que hoje aprendemos a conhecer, vamos pedir a Nossa Senhora que foi capaz de amor acima do possível, para nos ensinar a sermos semelhantes a ela, vamos pedir sua intercessão para sermos tão amáveis como ela e tão fieis a Deus como ela o foi. Vamos todos rezar a oração da Ave Maria...

Evangelho – (encenação/narração)

Personagens – Vovó , mãe da Chapeuzinho , Chapeuzinho , lobo , caçador , sapinho


Narrador - Quem conhece a historinha do Chapeuzinho vermelho? Esta menina tão linda se chama Chapeuzinho Vermelho. Ela vivia estudando a Bíblia todos os dias, sem se cansar e recitando de cor e salteado os mandamentos de Deus

Chapéu- 1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
2º - Não tomar seu santo nome em vão
3º Guardar domingos e festas
4º -Honrar pai e mãe

Narrador - E assim ela repetia e repetia toda hora os mandamentos. Mas ela tinha uma vontade muito grande de entender pra que é que servia esses mandamentos e, porque eles eram tantos –10!.
Outro dia, enquanto recitava os mandamentos sua mãe a chamou :

Mãe __Chapeuzinho Vermelho... Chapeuzinho Vermelho ?!
Chapéu__ Estou aqui mamãe lendo sobre os mandamentos da lei de Deus.

Mãe __- Minha filha, vá levar este doces para a vovó. Mas tome cuidado, não para pelo caminho, nem fale com nenhum estranho.


Chapéu __ Esta bem mamãe.

Narrador -E pela estrada, foi chapeuzinho cantando feliz da vida...

Chapéu - Pela estrada afora
Eu vou bem contente
Levar esses doces
Para vovózinha
Ela mora longo
O caminho é deserto,
E o lobo mal
Passeia aqui por perto

Narrador - E não foi que a menina caminhando pela estrada encontrou sabem quem?? Quem???? Ela encontrou o sapinho cururu (Por essa vocês não esperavam hein, crianças ?) E o sapinho estava lendo uma Bíblia também .
Chapeuzinho muito curiosa parou e perguntou :

Chapéu __Ei , sapinho ? Você também está decorando todos aqueles mandamentos ?

Sapinho __ Eu não, chapeuzinho. Eu estou lendo aqui é que Jesus veio simplificar todos aqueles mandamentos em somente dois .

Chapéu __ Em vez de dez , ele deixou dois, “tô boba “?

Sapinho __Sabe o que é menina, é que se a gente cumpre esses dois estaremos cumprindo todos os outros mandamentos que existem .

Chapéu __Uai , sapinho .. mas quais são esses mandamentos ?

Sapinho __ Presta atenção, Chapéu : o 1º é que devemos amar a Deus de todo o nosso coração , de toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento : o segundo é que devemos amar os outros , o nosso próximo como a nós mesmos .

Chapéu _ Quer dizer que se eu seguir esses mandamentos, eu estarei cumprindo com tudo que Deus deseja de mim ?

Sapinho __ É isso mesmo , Chapeuzinho !!

Chapéu __ Então agora já sei. Devo amar a Deus acima de tudo, e devo amar o irmão como a mim mesma.

E assim Chapeuzinho seguiu contente, pois tinha descoberto o novo mandamento .
Enquanto caminhava pela floresta, neste horário quente de verão, vejam só quem apareceu diante da bela menina

Lobo __Olá, fofa !! Que saudades de você!!

Chapéu __Olá seu lobo mal , matador de vovozinhas inocentes e de meninas sem defesa, minha mamãe comprou pra mim esse chapéu novo e agora estou segura contra ataque de lobos malvados.

Lobo __Hum !!!! continua boboca , como sempre , o que tem isso a ver com aquilo ?

Chapéu__O que foi que você falou ?

Lobo __Falei como você está dengosa!!!!Mas, conte-me ,linda criança , o que faz aqui na floresta ?

Chapéu _Vou levar essa torta pra vovózinha.

Lobo __ Ah, que delícia. Deixa ele aqui comigo.

Chapéu__Que isso seu lobo, é pra minha vovozinha, ela já está bem velhinha, precisa se alimentar bem...

Lobo __Tudo bem, tudo bem,
mas apresse–se que está ficando tarde. Vá por esse caminho das flores, é mais perto e muito mais bonito. Assim você chegará com segurança.

Chapéu ___Você acha ? Não está me enganando, não né, seu lobinho ?

Lobo __Claro que sim, meu docinho, quer dizer que não.

Chapéu __ Eu vou acreditar em você , porque aprendi agorinha mesmo que devemos amar nossos semelhantes assim como a nós mesmos .

Narrador - E assim a menina foi embora pelo caminho que o lobo mal indicou .

Lobo __ Semelhantes , semelhantes, vê lá se me igualo a essa raça que precisa maltrata seus semelhantes, eu não maltrato irmão meu, que isso. Mas o importante é que o que manda aqui é a lei da barriga vazia, e eu vou lá é comer aquela vovózinha e depois a chapeuzinho que está ainda mais gordinha .haahahahahaha

Narrador – Enquanto isso, o lobo chegou mais rápido na casa da vovó e grita

Lobo __ Vovó, oi vovó!!!! Abre a porta.

Vovó __Pode entrar minha netinha.


Lobo __Ah, vovó fiquei pensando que a senhora está muito velhinha, fiquei preocupada com sua segurança.

Vovó __Minha netinha preocupada com minha segurança? Porque?

Lobo __Sim vovó preocupada com a senhora, existem muitas pessoas más por ai querendo fazer mal, roubar os velhinhos.
Eu vim pra ajudar a senhora, vovó.

Vovó __Minha netinha, porque está se escondendo atrás desta cesta?

Lobo __ Não é nada não vovó

Vovó__ E porque esta cesta tão grande?

Lobo __ É pra carregar os doces !!!

Vovó __Mas chapeuzinho, por que você veio sozinha?

Lobo __( ou veia chata) )é porque agora, é porque minha mamãe estava muito ocupada.

Vovó __Mas ,chapeuzinho , por que ........

Lobo __Perai,vovó ?! A senhora não está mais na idade de ficar perguntando tantos porquês, porque isso... porque aquilo .


Vovó __ Nossaaaaaa que menina mal-criada.

Narrador - Nesse momento, enquanto o lobo investe sobre a vovó num intuito de matá-la, eis que a porta abre e sabem quem entra?
Não, não era a chapeuzinho não.. Era o caçador , com sua longa espingarda e sotaque de Indiana Jones .

Caçador __Pára ai, seu lobo mal , que agora é com as balas da minha espingarda é que o senhor haverá de bater um papinho

Lobo ____Mas o que é isso ? De onde saiu esse ai que não estava na hora dele entrar na história ? E entra já querendo me matar e eu nem comi vovozinha e muito menos chapéu ?

Caçador ____É, mas como a coisa fui invertida , cá estou eu , eu vou te matar seu lobo malvado .

Narrador -Nesse momento em que o caçador arrumou a mira pra matar o lobo , sabem quem chegou ???
Não foi a chapeuzinho não!!! Foi o sapo que foi logo dizendo:

Sapinho __Alto lá, seu caçador. Pode parar. Esta criatura é de Deus e quem ama a Deus não ofende os bichinhos, não mata, mas sim os ensina a ser melhores.

Caçador ____Que melhor que nada, vamos é ensinar a ele que o melhor lugar pra um lobo e no fundo do rio com a barriga lotada de pedras e perfurada de balas!

Narrador - Nesse instante sabem quem chega ??? Agora sim... Ela mesma, a Chapeuzinho vermelho.

Chapéu __ Pera ai, seu caçador, pera ai, não mata não... Escutem bem o que eu vou falar: ele é meu próximo: nós devemos amá-lo como a nós mesmos, temos sim, que matar o criminoso que existe dentro dele e salvar o lobo bom que ele foi um dia. Um lobo que amou a natureza, que foi agradecido a Deus pela vida aqui na floresta. Temos sim, de ensiná-lo a ser melhor.

Lobo ____ É isso mesmo, baixa essa arma, porque se arma adiantasse a história não estaria se repetindo. Todo dia mata, todo dia tem mais gente pra matar.

Chapéu ___ Me dê a chance de ajudar o lobinho a ser melhor, a ensiná-lo a amar todas as coisas e a ser feliz junto com os que agora irão amá-lo .

Lobo ____Bonito, isso, Chapeuzinho. Acho até que vou mudar de lado, em vez de ser lobo mau, eu quero ser agora com sua ajuda um lobo bom .

Narrador - Crianças... e assim aconteceu . Com o tempo, a menina com muita paciência e amor, ensinou ao lobinho que com o amor tudo se constrói, tudo se cria e que era preciso, mais do que um mandamento para que as pessoas entendessem que só o amor nos salva das armas duras do coração. Que é amando a Deus e amando aos irmãos é que vamos entender o quanto vale a pena viver . Tchau !

Nenhum comentário:

Postar um comentário