quinta-feira, 13 de outubro de 2011

29º Domingo do Tempo Comum

Tema: Dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus - :Mateus 22,15-21

Acolhida – Olá crianças. Sejam todos muito bem vindos neste encontro.

Animação – Cantar músicas de animação – a critério da equipe, neste blog há várias sugestões. Na sequencia, fazer oração inicial com a canção “Em nome do Pai, em nome do Filho...”

Preparação do Evangelho: Dinâmica I:
a) Fazer um desenho com a nota de cem reais (bem grande)
b) Fazer um desenho de um coração e uma cruz no centro (bem grande)

Desenvolvimento: Questionar se as crianças conhecem a nota de cem reais e o que se dá para comprar em ela. Fazer uma relação de brinquedos da moda e de interesse deles. Também relacionar outros itens de grande importância para todos como alimentos, roupas, remédios, etc.
Concluir: Verdadeiramente o dinheiro no nosso mundo compra-se quase tudo, mas tem uma pessoa , um valor que esse dinheiro aqui não compra , sabem o que é?
Isso! Deus. O amor de Deus não se compra, a gente tem que conquistar todos os dias. Ao mundo damos o dinheiro, a Deus damos nosso amor.
Hoje, Jesus vem nos ensinar no evangelho essa verdade, que devemos dar ao mundo o que dele pertence, mas que devemos guardar o melhor de nós para darmos ao nosso Deus.

Preparação do Evangelho: Dinâmica II:
a)Fazer um cartaz ou usar o quadro negro com um traço divisório. De um lado colocar no alto o desenho da terra do outro o coração com a cruz no centro:
b)Conversar sobre o que fazemos e que estamos servindo ao mundo e escrever do lado do desenho da terra/ coisas que fazemos e que estamos servindo a Deus e escrever do lado do desenho do coração.

Sugestões do que falar:
Toda vez que eu tenho um dinheiro a mais meu, dou para uma obra de caridade ou eu gasto com coisas para mim?
Todo domingo que tem festa de aniversário de um colega à tarde e tem missa eu escolho sempre...?
Toda vez que minha mãe me chama para rezar e eu estou brincando , vou rezar ou prefiro continuar brincando?
Será, crianças, que na nossa vida temos sido assim? Valorizando mais as coisas materiais, nossos prazeres e deixando sempre para segundo, terceiro quarto plano nosso Deus?
Será que tudo tem mais valor, pesa mais em nossa vida do que Deus?

Oração:
“Deus, sei que sabes de tudo. Por isso, agradeço por tudo que tenho e é dom: a vida, alegria, a paz, o amor. Coisas que não tem dinheiro que possa comprar. Também te agradeço pelo trabalho de meus pais que fornece o alimento em nossa mesa, a roupa que vestimos e o meu brinquedo- coisas que o dinheiro compra e são importantes para nós! Não permita, Senhor que eu valorize mais as coisas que tem como comprar e me esqueça do Seu Grande Amor por Mim, que não tem preço! Amém!

História: O Rato do Campo e o Rato da Cidade


Moral da história: As coisas do mundo pode até ser boas, desde que não tirem a nossa paz e o amor. Entenderam crianças?! A paz e o amor vêm de Deus e isto não tem preço!

ATIVIDADES:
1. Tapete de brinquedos para as crianças menores
2. Colorir o desenho de um coração, escrito no centro: o AMOR DE DEUS NÃO TEM PREÇO!!

Pesquisa e contribuição de prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria - www.nsalegria.com.br Fontes: http://amigosdaeducacao.com/atividades-para-alfabetizacao-fabula-o-rato-do-campo-e-rato-da-cidade.html
Catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário