quinta-feira, 6 de outubro de 2011

28º Domingo do Tempo Comum


“Muitos são chamados, mas, poucos são escolhidos”

Evangelho (Mateus 22, 1-14)




  1. Acolhida

Lembrar as crianças que, da mesma forma que os pais que estão na Igreja, nós estamos na missa. Mesmo que seja uma brincadeira gostosa, o assunto é sério e temos que prestar atenção. Pode-se fazer uma breve apresentação, em que cada um diz seu nome, ou, colocando crachás, mostrando que nós ainda não nos conhecemos, mas, Deus conhece profundamente nossos corações e nos chama pelo nome.

  1. Oração

Papai do Céu, sei que o Senhor conhece meu coração,

Por isso, peço desculpas pelos meus erros,

Agradeço pela minha vida abençoada,

Cercada de pessoas boas e alegria.

Peço também que meus ouvidos sempre estejam atentos,

Para que eu escute seu chamado.

Amém!

Dizer o nome das crianças e pedir que respondam “Amém”.

Ex:

Ana, João, Pedro e Maria, Deus está chamando vocês! Amém.

Bruna, Paulo, José e Luana. Deus quer que vocês o sigam! Amém.

  1. Leitura do Evangelho

Para que as crianças aprendam a se comportar durante a missa, precisam aprender a fazer silêncio nos momentos de concentração. Fazer uma rápida leitura do Evangelho, explicando que é isso que o Padre lê no altar. Apesar de ser difícil, temos que prestar atenção. Depois, a tia explicará com a ajuda de uns amiguinhos.

  1. História

Três personagens. Um deles é o Rei. Outro com o coração (pode ser de isopor) bonito e outro com um coração esfarrapado.

Bem, agora, vamos conhecer alguns amiguinhos que vão nos ajudar a entender o que Deus quis dizer com o Evangelho de hoje.

Havia um Rei, muito tempo atrás, que gostava muito de festas. Ele queria que todo o povo aproveitasse as festas e fosse muito feliz. Um dia, preparou um lindo banquete. Tinha tudo o que podemos imaginar de gostoso. Vamos fechar os olhos e imaginar?

Então ele convidou o povo para a festa. Mas, em vez de se sentarem e aproveitarem o banquete como o Rei queria, eles começaram a fazer uma guerra de comida. Fizeram bagunça e desperdiçaram tudo o que o Rei havia preparado com tanto carinho.

O Rei ficou muito triste. Não sabia mais o que fazer para agradar o povo, que nunca prestava atenção nas coisas boas que ele preparava.

Então chegou o dia do casamento do seu filho. E o Rei, cheio de esperança, preparou uma festa mil vezes mais linda que a outra. Tinha tudo de belo e gostoso que podemos imaginar. A melhor festa do mundo! E deu o nome de Festa dos Corações.

Ele convidou todas as pessoas. Mandou um convite pra cada um com o nome da pessoa. De todo mundo mesmo. Ele sabia o nome de todos. Pediu que todos levassem seus corações alegres, sem mágoas, bem felizes.

Preparou cada detalhe para esse dia especial. A casa do Rei estava toda decorada e tinha espaço para todos, mas, alguns, mesmo tendo recebido o convite, não foram. Ficaram com preguiça, acharam que tinham coisa melhor pra fazer, ou, simplesmente, acharam que era mentira e que não havia festa nenhuma.

O Rei ficou triste por ver que nem todos os que foram chamados estavam lá. Mas, aí, começou a olhar cuidadosamente o coração de cada um. Muitos deles tinham coisas lindas em seus corações. E o Rei se encheu de alegria.

Infelizmente, ele encontrou algumas pessoas com o coração cheio de coisa ruim: Maldade, pecado, preguiça, raiva, violência... Então perguntou a ele:

_ Porque você não arrumou seu coração antes de vir? Eu disse que a festa era dos corações e que eles deveriam estar limpos! Eu mandei um convite na sua casa!

_ Mas, eu não tive tempo de arrumá-lo. E achei que não teria problema se viesse com ele assim mesmo. – Respondeu o convidado.

O Rei ficou ainda mais triste e expulsou da festa as pessoas com o coração feio. Justo na festa de casamento do seu filho elas trazem essas coisas ruins?

Hoje ele também nos chama para a festa. Chama cada um de nós. Mas, não manda convites como aqueles de papel. Ele nos chama todos os domingos nas missas, nos chama quando somos convidados pelo papai e pela mamãe para irmos à Igreja, quando lemos a Bíblia. Por isso, não sabemos quando será a próxima festa. Precisamos ficar atentos e trazer coisas boas no nosso coração todos os dias.

Vocês ouviram a frase do Evangelho? Muitos serão chamados. Todos nós somos chamados. Mas, poucos serão escolhidos. Só participará da festa quem estiver com o coração puro. Vamos cantar uma música para responder ao chamado do nosso Rei?

  1. Música

O Senhor tem muitos filhos.

Muitos filhos Ele tem.

Eu sou um deles, você também!

Louvemos ao Senhor!

Braço direito...

Braço esquerdo...

Perna direita...

Perna esquerda...

Balança a cabeça...

Dá uma voltinha...

Abraça o amigo!!!

Amor, amorzinho, amorzão!

Amor, amorzinho, amorzão!

Amor, amorzinho, amorzinho, amorzão!

Isso SIM, entra no meu coração.

Pecado, pecadinho, pecadão!

Pecado, pecadinho, pecadão!

Pecado, pecadinho, pecadinho, pecadão!

Isso NÃO, entra no meu coração.

  1. Pintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário