sexta-feira, 26 de agosto de 2011

22º Domingo do Tempo Comum



28 de agosto de 2011
Ano A - Cor Verde


DIA NACIONAL DO CATEQUISTA


“Se alguém quer me seguir, renuncie a
si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”


Acolhida:

Oração:


Animação: (músicas)

EVANGELHO (Mt 16,21-27)

Carregar a Cruz

Narrador: Aconteceu um dia, há muito tempo, a história do Bonezinho Vermelho. Tudo se iniciou quando ele chegou à vida...

Era uma vida difícil, porque o problema estava todo em sua cruz. A cruz que ele deveria carregá-la por toda a sua vida...

Uma cruz pesada para o seu pobre corpinho. Nela havia muitos desencontros... Desamor... dificuldades que o mundo ia colocando...

Bonezinho Vermelho, ainda criança, passava dificuldades em carregar tudo aquilo!

A cruz do desemprego do seu pai...

A cruz das brigas entre seus irmãos...

A cruz da injustiça que ele via no mundo...

Que cruz pesada!

E lá ia ele, arrastando todo aquele peso, sozinho!

Até que um dia...

Sr. Mau – Oi, Bonezinho Vermelho! Que é isso que você está carregando aí? (observando) Que coisa pesada, desajeitada!

Bonezinho – Você não esta vendo? É a minha primeira cru! Dizem que eu tenho que levá-la até o fim do meu caminho!

Sr. Mau – Quê isso, menino! Tem nada não! VÊ se pode? Quem te falou uma bobagem dessas? Larga esse trem aí no meio do caminho e vem comigo... Vamos dar umas voltas por aí... Eu te ensino a roubas uns “trecos” pra gente vender e descolar uns “real”... Te ensino a fumar... A beber... Você vai curtir pra valer. Você vai conhecer uns caminhos diferentes... Alegres... Cheios de prazer e curtição... Adrenalina pura! Que cruz que nada! Esse negócio de carregar cruz caiu de moda...

Anjo – (interrompe, assustando a todos... Sai de algum lugar escondido, gritando)

- Há! Há! Alto lá, ô Sr. Mau! Te peguei no maior flagra, hein? (e virando para Bonezinho) Não escuta ele não, Bonezinho Vermelho! (e virando-se para o Sr. Mau) Deixa de ser mau, Sr. Mau! Onde já se viu dar esses conselhos maldosos para o menino! Eu sou o Anjo Bom e protejo as pessoas contra esse mal...

Sr. Mau – É... (meio sem graça, como quem foi pego no flagrante) Não é bem assim não... Ele é fraquinho e carregando essa baita cruz! Isso que não é justo! È melhor largar no caminho... Outros que carreguem!

Anjo – Ih! Olha só quem está falando... Não dê ouvidos a ele... Eu sou o certo dessa história... O bonzinho sou eu!

(o menino fica olhando um e outro e a cruz)

Sr. Mau – (puxa o menino) Vem comigo, menino! No meu caminho, tudo é mais lindo!

Anjo – (puxa o menino para um lado, enquanto o mal puxa para o outro) Mentira dele, Bonezinho Vermelho, o caminho dele é cheio de espinhos...

Sr. Mau – Se você for com ele sua cruz ficará pesadíssima, porque ele é gordo e mal consegue se carregar sozinho...

Anjo – Gordo, eu? Pois fique sabendo que eu peso muito menos que sua língua, viu? Não acredite nele, ele é falso!

Bonezinho Vermelho – Parem com isso!

Anjo – Bonezinho Vermelho! Vou te ensinar uma coisa para o resto da sua vida e a todos vocês também, todas as dificuldades que a gente tem na vida, que são as nossas cruzes, a gente não deve querer carregar sozinhos não... Por isso é que nossa cruz fica muito pesada... É preciso deixar Deus carregar com a gente... E é, por isso, que eu estou aqui! Sou forte o bastante para ajudá-lo e se precisar carrego até você também! E você (apontando, bravo) Sr. Mau, vai se pirulitando daqui, que nesse coraçãozinho aqui você não vai entrar não!

Sr. Mau – Hummm.... Magoei... Há, Há! (olhando as crianças) Também olha quanta criança aqui... Aposto que tem um punhado que está querendo uma vida mansa, sem cruzinha nenhuma! Escute, seu menino boboca! Fica aí com essa imitação barata de anjo, porque eu vou procurar quem me queira... Quem é aí, que tá precisando de conselhos? Você aí... Está querendo? 9sai entre as crianças tentando pegar alguma)

Bonezinho Vermelho – Ô, Sr. Mau, é como o Anjo falou. Vá se pirulitando daqui}! Aqui é a casa do Senhor! Fora! (e pegando na orelha do Sr. Mau vai arrastando para fora)

Anjo – Vem menino... A vida com Deus é muito bonita, cheia de carinho e ternura! (abraça a cruz e carrega o menino, e saem) As dificuldades fazem a gente amar mais e reconhecer a mão de Deus conosco.. Vamos caminhar juntos!

Pintura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário