quarta-feira, 11 de maio de 2011

4º Domingo da Páscoa - Domingo do Bom Pastor

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA – PARANÁ Apucarana, 15 de maio de 2011.

4º Domingo da Páscoa
DOMINGO DO BOM PASTOR

1.ACOLHIDA– Boa tarde queridas crianças . Sejam bem vindos a este encontro onde conheceremos mais a Jesus. Vamos iniciar cantando a Santíssima Trindade: Em nome do Pai, em nome do Filho... (cantar também outras músicas apreciadas pelas crianças).

2.DINÂMICA:
Exposição do Evangelho através de uma dinâmica - Ajudar a ovelhinha a encontrar o caminho certo de casa.
(Preparar no flanelógrafo os desenhos para ser trabalhado com as crianças. Fazer 02 caminhos, 01 pastor cinza, 01 pastor branco, Jesus Cristo e uma ovelhinha diferenciada e outras para dar noção de rebanho).
- No final de um dos caminhos colocar a figura de Jesus cuidando de várias ovelhinhas, num campo bem bonito.
- No final do outro caminho, colocar a figura de um Lobo bem feio, enroscado no meio de espinhos.

Encaminhamento: Vejam só aquelas ovelhinhas?!
Essa daqui da direita é Branquinha, mas ela está triste porque se perdeu do rebanho. Na verdade, ela fugiu do grande rebanho, está conhecendo outros campos.
Vejam só esse pastor cinzento ? Será que ele é mesmo pastor? Ele está chamando a Branquinha. Será que ela deve ir? Ele disfarça assim para agarrar ovelhas bobinhas e levá-las lá para o seu campo de maldade. Ele é o encardido, vive sempre nas esquinas querendo desencaminhar boas ovelhas.
Mas, vejam só a beleza do pastor de verdade, ele representa Jesus Cristo. Ele sim é o caminho a verdade e a vida. Percebam que todas as ovelhinhas que estão do lado dele são felizes e tranqüilas.
Vamos ensinar a Branquinha qual dos dois caminhos ela deverá seguir, e qual pastor ela deverá escolher?
Vocês acham crianças, que a Branquinha deve contar mentira? Então por esse caminho ela não pode ir( mostrar o caminho do lobo). Mas vejam só como ela é danadinha e desobediente, contou mentira mesmo sabendo que é errado.
Agora tem outro caminho, vamos lá : Será que ela deve andar no caminho da brigas, fofocas e dos palavrões? Ou vocês acham que ela deve ser boa e sempre falar a verdade, mesmo que seja difícil e assim andar por este outro caminho?(ela sempre foge para o caminho inverso. O lobo cinzento pula de alegria )
Ovelha danadinha que não escuta ninguém, nem a gente ensinado o certo ela se corrige.
A Branquinha está numa dúvida cruel, não sabe se deve fazer o bem, mesmo que seja difícil ou fazer o que é errado porque é mais fácil.
Se ela escolher o caminho abaixo ,ela sempre vai fazer o que o com o lobo disfarçado de pastor deseja que é colocá-la bem longe da luz e da verdade. Agora se ela seguir o outro pastor, ela se manterá firme e sempre buscará a luz e a verdade? Quem Branquinha deverá seguir?
Isso mesmo, para ser feliz e viver bem com todos, a Branquinha deve seguir o Bom Pastor que é Jesus. Vamos então colocá-la no caminho de Jesus ( colocar a figura no caminho certo). Devemos escolher sempre o caminho do Bom Pastor e ser firmes na fé para não cair na tentação de seguir o Lobo.

Vamos cantar a música que conta a história da Ovelhinha que se perdeu.
Música: A ovelhinha que se extraviou e se perdeu/Foi encontrada pelo bom pastor e agradeceu
Igual àquela ovelhinha assim também sou eu/A ovelhinha que fugiu/Do seu rebanho se afastou
Mas o pastor não desistiu/E a ovelhinha encontrou/No ombro amigo do pastor/Ao seu lugar ela voltou
Está feliz e tem amor/E nunca mais se desgarrou.

3.EVANGELHO: Jo 10,1-10 - “Eu vim para que tenham vida”
"Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Palavra da Salvação
CONCLUSÃO: Jesus nos quer sempre pertinho Dele, como ovelhinhas sobre a proteção do Bom Pastor.

4.HISTÓRIA – (dramatização) “O Bom Pastor”
NARRADOR – Era uma vez um pastor que cuidava de seu rebanho com muito amor. Conhecia cada ovelhinha pelo nome... Sabia história toda de cada uma delas e sempre procurava ensinar tudo de bom que sabia para elas
(Entram cantando... eu sou a ovelhinha... Jesus é meu pastor).
NARRADOR– E como eram muito tagarelas falavam sem parar.
OVELHA 1 – Venham amiguinhas! É hora de conversarmos com o pastorzinho. Chegou o momento de nossa lição.
NARRADOR- E era assim toda tarde, o pastor reunia as ovelhinhas e com elas conversava
PASTOR – ( ele senta e faz a roda em volta dele de ovelhinhas ) Minhas ovelhinhas, eu sou o bom pastor .. se preciso for estou disposto a dar a minha vida por qualquer uma de vocês .. Eu as conheço como a palma de minha mão e quero sempre conduzi-las a uma vida cheia de amor e alegria. Eu sou o bom pastor que amo a cada uma de vocês.
(As ovelhas berram com carinho juntinhas e bem melosas )
PASTOR– Mas hoje eu quero preveni-las de um grande perigo que está rodando vocês que é o lobo mal que só faz sofrer quem feliz é.
OVELHA 2- Ahahahaha pastorzinho .. tô com medo .. tô com um medão danado, tenho medo de lobo mau que quer comer a gente ( começa a chorar).
PASTOR - Mas não é preciso tanto medo ! Basta que fiquem juntinhas e ouçam sempre só a voz do pastor. Eu as protegerei de todo perigo ... mesmo se este for algum lobo maldoso e queria desviar vocês do caminho , pois estes lobos são salteadores da alma .. do coração ... querem levá-las sempre para o mal caminho ...conduzi-las para longe de minhas pastagens .. Muitas vezes , queridas ovelhinhas .eles se disfarçam de bonzinhos só pra enganar e destruir e ,o pior ... podem até matá-las... mas eu estarei aqui pra protegê-las, quem tem pastor não deve temer o lobo mau.
OVELHA 3 – Pastorzinho ... Pastorzinho ... nunca nos deixe sozinhas !!!
OVELHA 1 – Eu estou com tanto medo .. vejam só ... eu estou tremendo.
PASTOR: Já lhes disse .. Estou aqui para protegê-las e se preciso for dou a vida por vocês . Mas , por hora , vou ter que ir olhar minhas outras ovelhas que estão em outra pastagens , logo aqui pertinho .. e deixo aqui a OVELHA 4, tomando conta de vocês.
OVELHA 4 – Pode deixar chefinho.. tô pronta pra vigiar .. e se algum lobo se aproximar dou-lhe umas cacetadas no ombro que não vai sobrar osso sobre osso . Porque eu sou a guardiã das ovelhas desprotegidas e sozinhas. Pode ir descansado meu amigo, elas estarão em ótimas mão. Pode confiar.
PASTOR – Então, Ovelha 4 , eu confio a você a missão de cuidar das minhas ovelhas . Fique de olhos bem atentos e cuidando das minhas doces ovelhinhas.
OVELHA 4-– Vai tranquilo ,chefinho.
NARRADOR – E o pastor foi embora . Mas será que a Ovelha 4, se tornará um Bom Pastor... Será que ela irá dar conta de sua missão ? Ihhhhhh acho que não . Vejam só crianças mal o pastor foi embora e já parece cansada.
OVELHA 4 – Ora ... o pastor é muito exagerado com tanta vigilância . Esse serviço é uma moleza.( abre a boca ) dá até pra tirar um cochilo (ressona ). Acho melhor ficar parado aqui, não ! Melhor mesmo é ficar deitado.. e, de preferência de olhos fechados e vê se não amola senão eu dou nessas ovelhas um cascudo.
NARRADOR – E logo que Ovelha 4, cai no sono vejam só quem aparece ....o lobo ... o lobo , o lobo mau crianças .
LOBO– Quem tem medo de lobo mau .. lobo mau ... lobo mau
Eu sou o lobo mau.Vou comer as ovelhinhas .Sou maldoso, sou guloso , Vou traçar as coitadinhas, rararars
( e esfregando as mãos vê a Ovelha 4, dormindo e dirige a uma ovelhinha que pastava distraída , longe das outras ).
LOBO – obaaaaaaa. Carne frescaaaaaaaaaa!!! Vou tirar a barriga da miséria . Olá, ovelhinha?!
OVELHA 2 - Que susto quem é você ? De onde veio? Você é tão esquisito.
LOBO – Calma..uma pergunta de cada vez, gatinha , quer dizer Ovelhinha!!!
Eu sou o vizinho aqui do lado ( aponta pra todos os lados ).
Dono desse pasto verdinho a perder de vista.. Quero só comê-la , quer dizer .. conversar com você .. falar de minha vida .. de meus sonhos .. ( Eu tenho tanto a lhe falar , mas com palavras não sei dizer , como é grande a minha boca pra te comerrrrrrrrr).
OVELHA 1 -Ora, o pastor disse que não é bom conversarmos com os estranhos , toda criança sabe não é, crianças , a gente pode ficar dando papo pra quem não conhecemos ?
LOBO – Larga de seu boba . Não seja por isso. Muito prazer... o meu nome é Lobo Panção ( é que me chamam assim desde pequeno , porque eu tenho uma pança que cabe um elefante rarararars ).
OVELHA 1 – Anhan ... prazer Senhor Panção , meu nome é Ovelhinha 1.
LOBO – OH , ovelhinha , me simpatizei por você. Agora que já somos amigos quero te dar um presente .. Quero levá-la para conhecer meu pasto verdinho .. a grama é macia e tenra e tão apetitosa , o meu pasto sempre é melhor do que do vizinho .
OVELHA 1 -Ah não sei .. acho que não devo ir ... o pastor falou ...
LOBO – Que pastor o que ... cadê ele aqui pra te defender ?Deixa de ser boba, veja como está apetitosa minha grama ... não vou fazer mal nenhum a você.
OVELHA 1 – Não sei,não sei... o que vocês acham crianças que devo ir com ele ? Então está bom... só um pouquinho não faz mal.
LOBO – Sua boboca, agora você vai entender porque me chamam de Panção haghaha... vou fazer de você um ensopadão ( amarra a ovelha, ela grita por socorro ).
NARRADOR – As ovelhinhas berram sem parar até acordar a OVELHA 4, que ainda estava dormindo.
OVELHA 3 – Acorda preguiçosa! Nossa irmãzinha corre perigo!
OVELHA 2 – Ajude- nos, pelo amor de Deus!! Ela vai morrer! Vamos rápido.
OVELHA 4 – Quem eu ? Eu não , eu nem sei o que é isso salvar . Por acaso estão me achando com cara de corpo de bombeiro??? Liga pra 190 que eu to dando no pé....
NARRADOR – Vejam só , crianças ... ela ficou apavorada por não ter vigiado bem as ovelhinhas e fugiu de medo. É uma covarde .. fugiu pra bem longe , aquela mercenária. Mas , vejam só quem apareceu !!?? O pastorzinho !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PASTOR- Mas o que está acontecendo .. vim logo que escutei os berros ..
Todas as ovelhinhas ( falando de uma vez só ) Estamos em apuros ..O Lobo vai matar...
PASTOR - – Ohhhh nãooooooo.Vou salvá-la daquele lobo mau. .. Aquele Pançudo ...
NARRADOR ... Enquanto isso o lobo afia a faca ...
OVELHAS Cuidado , pastorzinho , o lobo é mau ele pode matá-lo.
PASTOR – Eu dou a vida pelas minhas ovelhas .. fiquem despreocupadas .Darei uma lição no Pançudão .
OVELHA 4 – Oh .. porque não ouvi meu Bom Pastor .. deixei a segurança do meu pasto , agora estou frita , assada ... sei lá mais o que..
LOBO – Fecha esse bico, sua bobocona ... agora é pra valer .. Escuta só o ronco da minha barriga.
OVELHA 4 - - “Tá alto né ..
LOBO – “Tá e eu vou acabar com ele agorinha mesmo , se prepara pra morrer.
OVELHA 4 – Ave Maria , cheia de graça... ( começa a rezar).
LOBO – Agora você reza né .. Que isso que vocês estão gritando atrás de mim . ..............aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiai.
PASTOR – Toma mais uma seu lobo malvado , comigo não , eu cuido das minhas ovelhas , cai fora desse redil pra sempre ( acerta a cabeça do lobo e o lobo desmaia ) Venham minhas ovelhinhas , eu a cada uma como única.
OVELHA 1 -Que alegria.. eu sabia , bem lá no meu fundinho, eu sabia que o Senhor viria nos salvar.(fazem a festa).
NARRADOR:– Pois é, crianças ... todos nós precisamos estar vigilantes e, quando percebermos que algum amiguinho nosso está em perigo, precisamos também ser bom pastores para com ele e sempre confiarmos nos ensinamentos do grande pastor que é Jesus, pois é Ele quem dá a vida por todos nós .

5.ATIVIDADES:
a)Tapete de Atividades – para as crianças menores
b)Dinâmica do Nome- Quem o Bom Pastor, ama?
RECITAR O VERSINHO ABAIXO E DEPOIS CITAR OS NOMES DE CADA UM.
Eu sou a ovelhinha, Jesus é meu pastor ,Ele me põe nos ombros com muito amor .Me chama pelo nome
Eu conheço a sua voz /Ele ama seu rebanho e a cada um de nós /
A catequista pergunta:
Ele ama a (fala o nome de uma das crianças)?- resposta- AMA!! (devem todos responder, se possível citar o nome de cada um, para que possam se sentir amados por Jesus o Bom Pastor).
c) Dedoche da Ovelhinha – Pintar e montar o dedoche de Ovelhinha com as crianças e depois explorar a recontagem da passagem do Evangelho utilizando o dedoche. (conforme figura em anexo).
Contribuição: Prof.ª Luzia de F. Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná – www.nsalegria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário