sexta-feira, 20 de maio de 2011

5º Domingo de Páscoa – Jesus, Caminho, Verdade e Vida, reserva nossa morada no céu.



Evangelho (João 14,1-12)


1. Acolhida:

Uma pessoa do grupo se identifica como condutor. Prepara as crianças para uma trilha encantada, onde vão conhecer qual é o verdadeiro caminho. Deixá-las empolgadas, fazer aquecimento e começar a brincadeira. Em cada parada, que poderá ser feita em um canto diferente da salinha, haverá atividades diferentes, onde deverá estar uma pessoa do grupo, com fantoches, fantasias, ou simplesmente, contando a história às crianças. Após a realização da atividade, as crianças recebem uma dica e o condutor as caminha para a próxima parada, onde será realizada outra atividade.

1ª parada

Olá, amiguinhos, boa caminhada pra vocês! Que vocês não passem por nenhum perigo, não se machuquem e se divirtam muito. Acho que devemos nos preparar para ela com uma bela oração. Sempre, antes de qualquer coisa em nossa vida, seja ir pra escola, comer, dormir, temos que agradecer o Papai do Céu pelas coisas boas e pedir que ele cuide de nós. Alguém quer fazer um pedido especial, para cuidar de alguém que esteja doente, ou agradecer por alguma coisa boa? (deixar as crianças falarem) Então, agora, de mãos dadas, vamos rezar juntos (rezar pausadamente para que repitam):

Jesus Cristo, meu melhor amigo,

Agradeço todos os dias tantas coisas boas que preparou para nós.

Meu leitinho de manhã, meu almoço, minha escolinha, meus pais.

Peço para que sempre cuide de mim e de todas as pessoas que eu amo.

Reserve para nós uma casinha aí no céu, ao lado da sua.

Eu sempre me lembrarei de você, porque eu te amo, como você me amou.

Nos dê uma boa caminhada, amém!

Muito bom! Agora que já pedimos a proteção de Deus podemos começar nossa trilha. Aqui está a primeira dica (encaminhar para outro local).

2ª parada

(Apresentar-se e recepcioná-los) Antes de partirmos para a próxima etapa do caminho encantado, quero contar uma história para vocês.

Quando acabarmos nossa trilha encantada, vamos encontrar o Papai e a Mamãe na Igreja e voltar pra nossa casinha, não é verdade? E quando acabar nossa caminhada aqui na Terra, para onde vamos? (esperar que respondam “céu”)

Como nós sabemos que vamos para o céu?

Bem, depois de ter dado sua vida por nós, Jesus disse a seus amigos, os discípulos, que todo aquele que tivesse fé nele e em Deus, terá morada garantida lá no céu.

Mas, só conseguiremos se acreditarmos que Deus, Jesus e o Espírito Santo, são uma só pessoa e nos guardam a todo momento. Eu acredito, vocês acreditam?

Isso mesmo, essa é a resposta que abrirá as portas para vocês: Sim, eu acredito em Jesus. Aqui está a próxima dica.

3ª parada

Pra receber a próxima dica eu quero ver todo mundo dançando e cantando bem bonito, ein?

Havia um homenzinho torto
Morava numa casa torta
Andava num caminho torto
Sua vida era torta
Um dia o homenzinho torto
A Bíblia encontrou
E tudo que era torto
Jesus endireitou

( Para quem não conhece a música: http://www.youtube.com/watch?v=9CVEiO1rBtI)

Parabéns, ficou muito bonito. Vamos sempre seguir o caminho reto e não torto! Aqui está a próxima dica.

4ª parada

(De preferência, com fantoches).

Oba! Que brincadeira legal, que música animada! Foi muito divertido o caminho de vocês crianças, sabem por quê?

Porque vocês vieram no caminho reto e não no caminho torto, como aquele homenzinho que não conhecia Jesus. Sabiam que o próprio Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao pai senão por mim?

É seguindo Jesus que encontraremos o caminho certo, a verdadeira alegria e uma vida feliz. Pode ser que a gente até canse no caminho, porque ele é muiiiiiito longo. Muito mais longo que nossa trilha. E nele vão ter pedras, morros altos pra subir, tempestades e muitas coisas ruins tentando nos desviar dele. Pode parecer mais legal ficar dormindo ao invés de ir pra escola, não é verdade? Mas, Jesus diz para seguirmos seu caminho sem preguiça, porque, só assim, conseguiremos nossa casinha no céu.

Que tal agora, que já aprendemos qual é o caminho verdadeiro, fazermos uma linda pintura?

2. Pintura

Um comentário:

  1. Muito bom a explicação do evangelho, a dinâmica... As crianças gostaram e todas participaram, até os mais pequeninos.
    Valeu
    Marli

    ResponderExcluir