sábado, 25 de dezembro de 2010

Festa da Sagrada Família




" Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles a autoridade da mãe"







Cantos de animação a acolhida das crianças
Oração inicial

Vejam só crianças ,quem é aquele que passa sobre a cidade com aquele trenó , fazendo festa com aquele grande saco de presentes ?
Ah o papai Noel!! Será que ele deixou um presente na casa de todo mundo ? Será que o papai Noel se esqueceu de alguém, não ofereceu : um carrinho, uma bola, uma boneca?
Qual é o papel que papai Noel exerce no Natal ? Mas por QUE SERÁ QUE HOJE É DIA DE GANHAR PRESENTE?
E qual é o maior presente que a humanidade ganhou que celebramos essa data há quase dois mil anos?
Jesus ... o maior presente que hoje recebemos do papai Noel só podia ser ele ... Aquele menino pequenino... que chora como se pudesse fazermos ouvir a todo pulmão , gritando:
_ Eu nasci , estou aqui , para dar a você a alegria de uma vida nova
Hoje , crianças é Natal , nascimento de Jesus menino ... os sinos tocam porque o maior de todos os presentes dado pelo nosso Pai do céu ,está entre nós ,fazendo festa , querendo ser celebrado . Por isso , na alegria de estarmos todos juntos, hoje , nessa data tão festiva , vamos desejar ao irmão, ao nosso lado, um feliz natal .
Com muita alegria vamos receber a sagrada família , que ela venha trazer até todos nós, a alegria de vivermos em comunhão com a nossa família.

 Comentar com as crianças sobre a Sagrada Família.

José e Nossa Senhora sempre levaram a sério os deveres de esposos e pais religiosos. Nesse lar santo, crescia o Menino Jesus.
Jesus vivia em Nazaré com José e Maria. Crescia em graça e santidade diante de Deus e das pessoas.

Questionar com as crianças:

1. Que tenho feito para que minha família seja cada vez mais santa?
2. Quais são minhas obrigações de filho? Como posso imitar Jesus?
3. Rezamos suficientemente em casa, nas refeições, nas festas?



Historinha da semana:

Beé e o Lobo Mundo

Aconteceu um dia, num pastinho aqui pertinho onde mora o Senhor José Ovelhão e Dona Maria Ovelha. Dona ovelha tinha acabado de dar à luz a quinta ovelhinha, a Dolinha, que não é clonada não, é original! E como ela estava radiante e feliz. Parecia até que era a sua primeira cria... quem também não se cabia de contentamento era o Senhor José Ovelhão.

Senhor José Beee era muito bom pai , vivia ajudando a Dona Ovelha a cuidar de Dolinha . Como ela era boa que mãe zelosa, lavava com carinho os pelos fofos de suas ovelhinhas, alimentava-as, cuidava bem de suas roupinhas, ensinava-lhes a ler a cartilha do Beé. Aquela família era extremamente unida. Ah como eram felizes .Eles viviam pelas filhas .Os pais faziam o possível e o impossível para que todas se sentissem amadas, seguras, sempre aconchegadas e livres de todos os perigos .

Entre as ovelhinhas existia uma que era diferente das demais. Era a ovelhinha Beé. Beé, era a mais revoltadinha, gostava de correr mais que as outras, brigavam com as irmãs, muitas vezes até respondia Dona Maria Ovelha, que ficava toda chateada, mas que quando precisava (não achem vocês que ela não era brava não, porque estão enganados) para corrigi-la umas palmadas na Beé, ela dava.

A mãe Ovelha se preocupava muito com Beé porque ela já estava ficando mocinha e o que haveria de ser? Um pasto tão grande? Com tantos problemas? O que seria de sua pobre ovelhinha?Comentava com o pai Ovelhão que dizia pra ela não se preocupar, pois ele estaria sempre ali para ser a segurança da família. Mas mãe já sabem como é , né ,se pudesse abrigaria todas debaixo de seus braços e ali juntinhas ficariam para sempre.

Mas o destino era inevitável e como sabem ninguém pode fugir dele .Ela não podia fugir do grande perigo...diziam por aquelas bandas que logo...logo...chegaria o dia em que a Bééé teria que se encontrar com o Lobo Mundo...Ah! Gente, o Lobo Mundo era terrível, muitas ovelhas quando se deparavam com ele (segundo a lenda) se perdiam, se deixavam levar pelos prazeres que ele proporcionava e aí...sabem o que o Lobo Mundo fazia? Tirava-lhes a vida...era um perigo o qual todas as ovelhas um dia teriam que enfrentar.

Mamãe Ovelha ficava apavorada só em pensar. Quem poderia ajudá-la? Quem poderia ter um amor tão grande que amasse também as suas ovelhas e que por elas entregasse sua vida, como ela, mamãe ovelha faria? Papai ovelhão ficava de olho, queria proteger sua família de todo mal , tudo aquilo representava a sua vida .

Aquela família acreditava que só havia uma pessoa...alguém que conhecia o rebanho todo e que todo o rebanho o conhecia... “O Bom Pastor...” e era nele quem confiava a sua família.

E foi naquela noite, onde Dona Maria Ovelha rezava para que o Bom Pastor pudesse ajudá-la que Beé se encontrou com o Lobo Mundo. Por momentos a ovelhinha ficou seduzida por ele...Ele a presenteava com boa comida, lhe mostrava novos campos para pastar, bem longe de sua mãe, bem longe de sua proteção, do aconchego, do carinho dado pela mãe...A ovelhinha foi seguindo o Lobo Mundo e, esse por sua vez, foi se preparando para o ataque final.

Enquanto isso, Dona Maria Ovelha foi avisada em sonho, como se mãe não fosse sempre avisada do perigo que seus filhos correm e, imediatamente, se colocou de pé...com a coragem de um leão e força de um dragão.Chamou pelo senhor Ovelhão e os dois juntos foram atrás de Béee para salva-la a qualquer custo das maldades do mundo . Puseram-se a chamar pela Beé que nesse momento ouve a voz firme da mãe e vê o perigo na sua frente...grita por socorro.Dona Maria ovelha saiu na frente de seu Senhor José ovelhão enquanto ele buscava um cacete para deter o lobo ...

Ovelhinha - Beeecorro... Beeecorro... Beeecorro...

Dona Maria Ovelha ouvindo os chamados da filha, não teme, se preciso for dará sua vida para salvá-la...Nesse momento, o Lobo Mundo luta contra os sentimentos da mãe...uma luta de tigres...a mãe na defesa louca de sua ovelha para salvá-la e o Lobo Mundo para devorá-la...(mãe e o lobo lutam)

Foi quando a mãe suplicou ao Bom Pastor, que viesse ao encontro daqueles a quem Ele ama e com seu cajado forte...livrasse das garras do Lobo Mundo, a mãe e a sua Beé.

Porque Deus é assim...Ninguém tira a vida do que é Dele. E nós somos ovelhinhas de Deus. E o Pastor ouvindo os apelos da mãe vem ao seu socorro, fortalecendo o pai José ovelhão que munido pela força do bom pastor enfrenta e destrói o lobo mundo libertando a mãe e a filha das garras do mal .
E assim crianças, só existe alguém a quem igualar o papel de mãe e de um pai é igualá-la ao papel do Bom Pastor.

Agora sim, as ovelhinhas, o papel santo de uma família que se ama e o Bom Pastor unidos num só coração! Que cada família possa assumir na fé os exemplos da sagrada família de Nazaré e aprendam a amar , e a se respeitar para que sejam felizes de fato.

Atividades em folhinhas e brincadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário