quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES – APUCARANA
Apucarana, 21 de novembro de 2010.

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Tema: Cristo Rei

Acolhida – Boa tarde ,queridas crianças . Sejam bem vindos a esta celebração.

Músicas: O amor de Deus é maravilhoso/ Eu canto como Rei Davi/ Amor, amorzinho/Telefone de Deus/A formaiguinha...

Dinâmica de preparação para o Evangelho: Observação da figura ilustrativa da vida de Jesus
- Vamos, hoje, com muita alegria celebrar o último dia de liturgia comum , porque a partir da semana que vem , iniciaremos nossa caminhada para o advento , que é a preparação para o natal , celebrando a grande festa do amor . Mas hoje, vamos observar bem a quem vamos celebrar. Quem é este homem? Ele lembra Alguém que vocês conheçam?


-Qual é o propósito dele aqui na terra? O que ele veio fazer?
-Ele é somente um rosto ou representa algo mais?
-Neste rosto você reconhece algo de diferente. Vamos observar?
- Aqui, nessa parte, vemos na face o nascimento dele, aqui observamos os anjos que cantam para dar a ele glórias e aleluias .No alto da sua cabeça, representa sua missão junto aos pobres, aos marginalizados, aos esquecidos...
-E logo abaixo... a forma como este homem foi aceito pela sociedade e seu fim diante daqueles que nunca nele acreditaram.
-Mas será que este rosto morreu nessa cruz? Será que junto dele também sepultamos nossa fé
-Claro que não, não é mesmo, crianças. Hoje celebramos com grande alegria o triunfo desse homem que de seu rosto fez-se rei, Rei Jesus, rei de nossas vidas . ? ( Mostrar uma figura de Jesus ressuscitado, glorioso)
-Hoje celebramos a grande festa do Cristo Rei , ele que veio para governar nossas vidas pautado no amor , na caridade , na verdade e na justiça , vamos todos ficar em pé e olhar no rosto do Cristo vivo o seu poder de grande rei para cada um de nós ,cantando .

Ato penitencial – Vamos prestar bastante atenção, crianças, no que eu vou explicar porque assim realizaremos uma reflexão.
Vocês aceitam Jesus como rei de vocês? Um rei não é aquele que governa com justiça, sabedoria e amor? Pois eu conto pra vocês que tem muita gente que diz que acredita em Jesus, que vem até a missa, mas que não segue o que Ele diz.

Pois a idéia de rei é assim:

a)Todo rei deve ter um castelo, mas Jesus não tinha castelos, nasceu pobre num coxo emprestado, no fundo de um quintal. ( MOSTRAR UMA FIGURA DE CASTELO E DE UMA MANJEDOURA)

b)Todo rei tinha que ter riquezas, mas Jesus dizia que a riqueza dele não era desse mundo.(MOSTRAR FIGURA DE UM BAÚ DE OURO E ALGUÉM ORANDO)

c)Todo rei tinha que ter uma coroa de ouro, a de Jesus era de espinhos (MOSTRAR UMA COROA DE OURO E UMA COROA DE ESPINHOS)

d)E todo rei tinha que ter morte de rei, com funerais riquíssimos e cerimonial de semanas a fio. Jesus morreu numa Cruz, que Ele mesmo teve que carregar sozinho, meio a ladrões e sendo coroado com espinhos.( UMA CRUZ)
Ele mostrou ao mundo o perdão até o ultimo momento, mostrou a todos nós a humildade, o amor. Por isso, nós proclamamos Ele como nosso Rei!!!

Aclamação - O Evangelho de hoje é uma descrição profética do juízo final. O Filho do Homem chega em sua glória, Como rei, para julgar todos os povos e confirmar seu modo de viver conforme a misericórdia praticada com os excluídos, os pobres...

Música: para aclamar a Palavra de Deus.
Portanto, crianças, devemos estar atentas o tempo todo. Vamos ficar em pé e com alegria cantar saudando as palavras do Senhor

Lc 23,35-43- Jesus, lembre de mim
O povo ficou ali olhando, e os líderes judeus zombavam de Jesus, dizendo:
- Ele salvou os outros. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias que Deus escolheu!
Os soldados também zombavam de Jesus. Chegavam perto dele e lhe ofereciam vinho comum e diziam:
- Se você é o rei dos judeus, salve a você mesmo!
Na cruz, acima da sua cabeça, estavam escritas as seguintes palavras: "Este é o Rei dos Judeus".
Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultava Jesus, dizendo:
- Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também!
Porém o outro o repreendeu, dizendo:
- Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau.
Então disse:
- Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei!
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso. Palavra da Salvação.

Ação de graças
Pai do Céu /
Obrigado por nos ter dado um rei tão amável/
Obrigado por nos ter guiado/ com palavras de vida eterna/
Obrigado por nos amar como filhos e filhas./
Ajude-nos senhor, /a viver cada palavra ensinada/ pelo nosso rei Jesus
Que elas fortaleçam nossa vida/
E nos faça ser seguidores dos seus passos
Que como súditos, /
Possamos cada vez mais/
Assemelharmos-nos ao nosso rei . /
Amém.

HISTÓRIA DA SEMANA: O rei justo
Técnica: Apresentação de objetos sobre a mesa focalizando as partes principais da história, como uma porta, os personagens sendo fantoches manipulados na mão.

Personagens: Rei Justo – Amigos oportunos – pobres – jardineiro – cozinheira do castelo
NARRADOR: Era uma vez, um castelo...um rei...uma história!
Seu nome Rei Justo. Esse rei famoso era muito rico e era rodeado de amigos...
Um dia ele resolveu:

REI: _Já sei! Vou dividir todo o meu reino com aqueles a quem eu amo, os que me servem, os meus amigos verdadeiros.

NARRADOR:O rei Justo está decidido a dividir tudo. Mas como é que Rei Justo iria saber de fato quem eram os seus amigos, aqueles que o serviam de coração.
Então o que ele fez? Ah, Ele teve uma idéia genial! Iria contar aos amigos que ele se tornara pobre e nada mais tinha, nem tesouros, nem terras e nem riquezas. E aquele que o acolhesse, mesmo, que na sua pobreza, este sim! Esse mereceria parte de seu reino.
O rei dizia:

REI:_ Assim, saberei exatamente quem são aqueles que me amam sem interesse no que eu possa dar a eles. Com isso, escolherei os que se sentarão ao meu lado e, com quem repartirei os meus tesouros.

NARRADOR:Então, o rei se vestiu de pobre e a notícia se espalhou por todo o reino:

SÚDITO:_ “O rei justo está pobre, sem aquela pompa de rei, despido de toda riqueza e poder, mas simples e humilde, como é seu coração.”

NARRADOR:Foi aí que começou a confusão! Aqueles que se diziam seus amigos começaram a se afastar, tinham desculpas esfarrapadas para o Rei não ajudar. O Rei se viu sozinho e pôs-se a caminhar, procurando por homens de bem, a quem tudo Ele iria dar.
Pelo caminho ele foi assaltado.Levaram tudo.Deixaram-no nu. Coitado!
Ali na estrada, sem roupa e sem destino, ele ficou e muitos de seus ex-amigos passaram mas fingiram não conhecê-lo e continuaram seu caminho.
O pobre rei ali sozinho ficou triste e solitário. E sentiu que no seu reino as pessoas não tinham espírito solidário.
Foi nesse instante que surgiu o Januário, aquele jardineiro manco, que reconheceu o rei e deu o manto a ele.
Então o rei sorriu e sentiu esperança. Quem sabe se neste reino tão grande haja mais Januários para acolhê-lo? Isto tudo despertou segurança.
O Rei sentiu fome e se lembrou do amigo Benedito, aquele que se fartava em sua casa, quando era rico e tudo tinha. Este sempre fazia companhia ao rei.
O rei bateu forte à porta da casa do amigo. Ele logo veio atender , mas quando o viu maltrapilho, logo quis saber :

BENEDITO:_ O que é que você quer?

REI:_Peço pão! Tenho fome! .

BENEDITO:_Pois hoje não tenho nada e não quero vê-lo mais, se coloque na estrada e não volte nunca mais.

NARRADOR:Aí, crianças! Aquilo bateu forte! O rei não esperava por isso e pôs-se a bater nas portas dos amigos que ele achava que tinha, mas qual não foi sua surpresa, nenhum deles o atendia!
Então ele teve sede e fome e sentou-se em uma ponte , onde estavam outros. Viu no meio deles uma criança pobre que lhe trouxe pão ao reconhecê-lo mostrando-lhe compreensão. A criança chamou os outros e contou-lhes sobre o rei Justo, que a todos amava e que no tempo de seu reinado : pão nunca faltava.
O rei se alegrou por eles o haverem reconhecido e fez festa com eles, porque o haviam acolhido.
Mas, quando estavam festejando, eis que chegam soldados e vendo tanta gente à toa, foram empurrando e levando todos pra prisão. Lá para o fundo da masmorra.
O rei, ali sozinho, pensou em todos aqueles que encontrou em seu caminho. Ficou triste porque viu tanta pobreza...ficou triste...porque viu tanta injustiça...ficou triste...porque viu tanto desamor...
Então, o rei ficou doente e a notícia se espalhou, mas os amigos, aqueles que viviam no bem bom, não vieram visitá-lo na prisão.

Dona Maria, cozinheira, que mora lá na favela, juntou-se ao Chiquinho, o padeiro e o vizinho, tudo gente simples e foram à prisão visitar o rei. Levaram uma sopinha pro coração do rei esquentar e renovar suas forças pra poder lutar.
Então o rei viu que valera a pena seu sacrifício, pois existia no meio de seu povo, muita gente boa que acolhia e que amava o outro.
O rei tomara então a decisão. Voltou ao seu cargo e mandou um recado a todos do reino, que ele havia voltado e recuperado todos os seus tesouros.
E olhem só quem veio dar as boas vindas? Os ex-amigos que lhe bateram a porta, que o expulsaram de suas casas...
Aqueles que não o acolheram...
Rei justo disse a todo o seu reino:

REI:_Hoje, a justiça entrará em minha casa e nesse momento separarei entre vocês, aqueles que merecem uma parte de tudo que tenho: Terras, tesouros e riquezas.
Todos se colocaram à frente, queriam receber algo do rei, aqueles que na vida não o souberam acolher.
O rei , porém, Justo como era, chamou os pequeninos, aqueles que o acolheram no caminho e os colocou à sua direita e lhes deu toda à sua riqueza.
Ah, crianças! Os outros então disseram:

SÚDITOS:_Por que deu a eles e nada deu a nós?
O rei então respondeu:

REI:_Eu estive nu e não me vestistes; eu estava com fome e não me destes de comer; eu tive sede e não me destes de beber; eu estava necessitado e desabrigado e nas usas casas não me acolheram; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar. Pois, agora, no meu reino, pra vocês, não tem mais lugar! Quero que vocês saiam e nunca mais voltem a me amolar. Pois em verdade... em verdade...eu vos digo...Se não souberes me acolher e nem a esses a quem tanto amo, o castigo de vocês será eterno enquanto os justos, esses pequeninos que souberam amar o próximo no mundo, irão ter o reino de justiça e amor para a vida eterna ao meu lado. Esta sim é a minha justiça. E se alguém me ama guardará a minha palavra e os meus mandamentos.

Atividades:
1. Pintura de desenhos alusivos. Para os pequenos.
2. Tapete de brinquedos de encaixe
3. Atividades de Recreação:

Jogo : Quem é o Rei?
Desenvolvimento: Alunos sentados em circulo, a catequista pede que alguém saia da sala , escolhe-se uma criança para ser o “rei”, ela deverá estar entre as outras crianças normalmente para que não seja descoberta. O aluno entra na sala e é interrogado – “ Quem é o Rei”? – Ele terá 3 chances para mostrar entre as crianças quem acha ser o escolhido.

Caso não consiga descobrir deverá pagar uma prenda cristã ( cantar uma música do Senhor/declarar uma prece, etc). A brincadeira continua até que se esgote o interesse.

Pesquisa e contribuição da prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva
Escola Nossa Senhora da Alegria-Apucarana- www.nsalegria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário