quinta-feira, 28 de outubro de 2010

31º DOMINGO DO TEMPO COMUM

"HOJE A SALVAÇÃO ENTROU
NESTA CASA"
ZAQUEU
Boa noite!!!
Vamos iniciar hoje cantando
1- O Senhor tem muitos filhos
2- Cabeça, ombro, joelho e pé
3- Feliz, feliz
4- (Cantar com as crianças o refrão da música: Como Zaqueu)

" Entra na minha casa
Entra na minha vida
Mexe com minha estrutura
Sara todas as feridas
Me ensina a ter santidade
Quero amar somente a Ti
Porque o Senhor é meu bem maior
Faz um milagre em mim"

Faremos agora a nossa oração iniciando com o sinal da cruz. Logo após rezamos o Pai Nosso, Santo anjo e Ave Maria.

Bem, antes de começarmos a nossa história de hoje, gostaria de chamar uma criança pra subir em uma cadeira e olhar tudo aqui de cima. (Perguntar o que essa criança está vendo e como vê.)
Agora gostaria que todos ficassem em pé e os menores ficam atrás e os maiores na frente. (Mostrar alguma coisa dentro de uma caixa para os que estão na frente, (os maiores), e os menores ficam tentando enchergar por trás sem conseguir ver nada. Perguntar o que os maiores viram e como se sentiram estando na frente dos pequenos impedindo a visão deles e como os pequenos se sentiram sem enchergar nada.)

Hoje ouviremos uma historinha muito interessante. É a história de um homem baixinho chamado Zaqueu e vamos prestar bastante atenção no que aconteceu com ele...
(Poderá ser feita uma encenação, contada com fantoches ou até mesmo com pessoas. A sugestão é que o próprio personagem Zaqueu narre a história.)

EU VI JESUS
Jesus foi muito especial para mim. Ele me amou mesmo quando eu não tinha amigos. Jesus deu-me uma nova vida.
Meu nome é Zaqueu. Eu era muito rico, mas muito do meu dinheiro ganhei desonestamente. Gostaria de contar-lhe como encontrei Jesus.
Eu era o principal coletor de impostos. Morava em Jericó. Um dia Jesus veio para nossa cidade e eu queria muito vê-lo. Tentei olhar do meio da multidão, mas não era alto o suficiente. Assim corri à frente da multidão. Então, vi uma árvore e subi nela. Sabia que Jesus passaria bem por ali. Nada me impediria de vê-lo!
Então aconteceu! Jesus estava andando na minha frente e parou. Olhou diretamente para mim e gritou:
_ Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar em sua casa.
Desci da árvore o mais rápido que pude. Meu coração ficou cheio de alegria.
Mas as pessoas reclamavam:
_Jesus foi visitar a casa de um homem pecador!
_Olhe, Senhor, eu falei, vou dar metade dos meus bens para os pobres; e se tomei alguma coisa de alguém, vou devolver 4 vezes mais.
Jesus me disse: _ Hoje houve salvação nesta casa, porque eu vim buscar e salvar os que estavam perdidos.
(Cantar o refrão da música " Como Zaqueu")

PARA PENSAR:
- Uma pessoa que faz coisas ruins pode transformar-se em alguém que faz coisas boas?
Zaqueu pôde. Ele roubava dinheiro das pessoas quando coletava os impostos. Quando encontrou Jesus, ele quis devolver o dinheiro roubado.

(Fazer 3 corações: 1 vermelho, 1 preto e 1 branco.)
Crianças, que cor é nosso coração?
Pois é ele deve ser vermelho. (mostrar o coração vermelho)
Mas, cada vez que fazemos coisas ruins como por exemplo: desobedecer o papai e a mamãe, brigar com o nosso irmãozinho, amigos, gritar com as pessoas, maltratar os animaizinhos, destruimos a natureza, enfim coisas que fazem nosso coração mudar de cor, ele vai ficando cada vez mais escuro até chegar a ficar dessa cor... (mostrar o coração preto). Quem gostaria de ficar com o coração dessa cor? Ah, eu não quero de jeito nenhum ficar com o coração assim escuro, preto. E como a gente consegue mudar de cor? Ah!!! Eu sei, vocês querem saber? Então, quando nos arrependemos das coisas que fizemos de ruim, pedimos perdão para as pessoas que magoamos e fazemos o bem, tem alguém olhando para nós e nos perdoando fazendo nosso coração ficar limpinho, limpinho, branquinho como esse coração, sabem quem é? Nosso maior amigo JESUS.

-As crianças podem neste momento fazer a atividade proposta ou brincar com os brinquedos pedagógicos.
Equipe: HARMONIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário