quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SETEMBRO, MÊS DA BÍBLIA










Boa noite, queridas crianças!




Estamos começando o mês de setembro, e neste mês comemoramos, festejamos e celebramos a Bíblia Sagrada, que é o Livro mais importante que existe, pois é na Bíblia que está toda a História de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres e seus exemplos.




Então vamos ficar em pé para recebermos a Bíblia (alguém neste momento entra com a Bíblia aberta e a coloca no centro da sala.)



Vamos aplaudir a Palavra de Deus.




Agora que temos em nosso meio este Santo Livro, vamos fazer uma oração que aprendemos com Jesus e se encontra na Bíblia, é o Pai Nosso, e o próprio Jesus ensinou aos seus amigos, querem ver?



(Abra a Biblia em Mateus 6, 9-13 e reze com as crianças o Pai Nosso, pode-se fazer os gestos da oração. Isso ajuda a criança a se concentrar nas palavras.)








Muito bom!!!!




E agora todos sentadinhos pois vamos receber nosso já conhecido amigo Joãozinho, o Contador de Histórias.

OLÁ JOÃOZINHO!!!



(Fantoche)


Olá crianças, tudo bem??




A historinha que vou contar hoje é muito linda, muito emocionante, vamos prestar muita atençao pra depois a gente conversar sobre ela, está bem?








"Era uma vez um príncipe e uma princesa, que se amavam muito e resolveram se casar.



Desse casamento nasceu uma linda princesinha, o bebezinho mais lindo que já tinham visto por aqueles lados.



Os anos foram passando e algo estranho acontecia com ela. Era uma menina triste, que não sorria.



Seus pais compravam todos os brinquedos que qualquer criança gostaria de ter, vestidos rodados e sapatos brilhantes, mas nada disso agradava a menina, e nenhum sorriso saia de sua boca.




O príncipe então contratou palhaços, os mais engraçados que havia, chamou mágicos para animar a garotinha, mas nada.



Um dia porém, a menina sumiu. Procuraram por todo o castelo e nada. Cadê a menina?



Os pais já não sabiam mais onde procurar, pediram então aos soldados que fossem pelas ruas atrás da menina.



Ouviram vozes e risos de crianças numa rua deserta e se aproximaram para ver.



A princesinha estava rolando no chão, toda suja com outras quatro crianças, de roupas simples, pés descalços, porém nunca viram crianças mais felizes. Não havia sequer um brinquedo, nem laços nos cabelos, nem banquete, nem brilhos, qual o motivo então de tanta alegria?



Os soldados levaram a menina de volta para o castelo para a alegria de seus pais. Deram-lhe banho, roupas limpas, um delicioso lanche e a fizeram descançar. E novamente o sorriso da princesinha desapareceu de seu rosto.



Começou a ficar doente, dias seguidos teve febre, já não sabiam mais o que fazer.



Entao o pai perguntou à menina o que ela queria ganhar, qualquer coisa para vê-la bem novamente.



Ela sentou-se na cama, e disse ao pai:



- O que faço com tantos brinquedos, sem ninguém para brincar?



Pra que esses vestidos rodados, se não posso sujá-los?



Moro num castelo, enquanto meus amiguinhos só conhecem os castelos que eles fazem na areia.



Tenho vários empregados ao meu redor e eles não tem nem mãe.



Em minha mesa tem alimento de sobra, e eles passam fome. Não acho que isso seja justo. Gostaria de vê-los, dividir meus brinquedos pra brincarmos juntos.



Então o pai, muito emocionado disse:



- Vou fazer melhor que isso! Vou trazer essas crianças para morar aqui. A partir de hoje elas serão nossa família também.



O pai nunca tinha visto sorriso tão lindo no rosto de sua filha.



E das janelas do castelo podia se ouvir de longe, as gargalhadas daquelas crianças, felizes como toda criança deve ser.



- FIIIIIIIM!!!








Gostaram da história?




Agora vamos conversar, tenho duas perguntas pra vocês:




Vocês acham que Jesus ficou contente com a atitude da princesinha?




Porque ela não era feliz?




(deixar as crianças soltarem a imaginação, elas amam esse momento, Ah! e preparem-se, vão ouvir cada resposta... rsrs)








Vamos cantar? Tem uma musiquinha que reflete muito bem essa historinha.


(Padre Zezinho-só para crianças)


-Meu sorriso não é só meu, foi Deus quem me deu

esse sorriso que não é só meu.

O que eu tenho de bom é pra dar aos meus irmão (bis)

-Meu brinquedo não é só meu, foi Deus quem me deu

esse brinquedo que não é só meu.
O que eu tenho de bom é pra dar aos meus irmãos (bis)

-Meu dinheiro não é só meu, foi Deus quem me deu

esse dinheiro que não é só meu.

O que eu tenho de bom é pra dar aos meus irmão (bis)




Terminamos com uma oração em que cada criança pede o que deseja para a semana.

Confeccionamos mini Bíblias em papel camurça para as lembrancinhas.






E se sobrar tempo, temos os desenhos para pintar e os jogos.






Firme na Fé.

Catequista Sandra.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário