sábado, 24 de julho de 2010

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM (Lc 11, 1-13) A ORAÇÃO DO CRISTÃO

Acolhida

Sejam todos bem vindos, queridas crianças. E a todos vocês aqui presentes nossas boas vindas e o desejo de estarmos juntos um momento muito especial com nosso Deus.
Iniciar com o sinal da cruz (pode ser cantado)

Cantado: Sinal da cruz é sinal do cristão ( 2 x) (gesto do sinal da cruz)
mãos para a frente, pra cima o dedão (gesto fazer sinal de positivo) .
Deus abençõa a minha mente , boca, e meu coração( fazer o sinal da cruz na testa, boca e coração)

Animar com músicas - O Senhor tem muitos filhos; Cabeça, ombro, joelho e pé; Mãezinha do céu.


Oração

Hoje a igreja celebra "A oração do pai Nosso" é muito importante passar para a criança o significado da oração do Pai Nosso:

- Não adianta eu dizer "Pai Nosso"...
Se não quero os outros como irmãos...
- Não adianta eu dizer "que estais no céu"...
Se só penso em comer, brincar e dormir sem nunca pensar em Deus...
-Não adianta eu dizer"santificado seja o vosso nome"...
Se não vou à igreja, digo palavrão e não vivo como cristão.
- Não adianta eu dizer "venha a os o vosso reino"...
Se não trabalho, não convido os meus amiguinhos a amar e fazer o bem.
-Não adianta eu dizer "seja feita a vossa vontade"...
Se faço sempre como quero, nunca obedeço, nunca ajudo os outros.
-Não adianta eu dizer"o pão nosso de cada dia"...
Se quero para mim todos os doces, os brinquedos, as roupas mais bonitas, sem nunca pensar nos mais pobres.
-Não adianta eu dizer"perdoai nossas ofensas"...
Se fico brigando, maltratando os colegas e não sou capaz de perdoar.
-Não adianta eu dizer "não nos deixeis cair em tentação"...
Se fico seguindo o exemplo de colegas mal-comportados e não sigo o ensinamento de Jesus.
-Não adianta eu dizer "livrai-nos do mal"...
Se fico fazendo coisas erradas, sabendo que não deveria fazê-lo.
-Não adianta eu dizer "assim seja"...
Se não procuro me modificar.

Rezar : Pai nosso e uma Ave Maria (com gestos)


Historinha da semana

A Teia de Aranha e a Fé

Existia um homem que caminhando pela estrada viu que dois bandidos batiam em um velhinho , querendo tomar todos os seus pertences . E assim o fizeram , deixando-o jogado quase morto pelo caminho . Ele assustado , tentando fugir com muito medo dos bandidos , caiu sobre alguns galhos secos que fizeram um barulho enorme chamando a atenção dos bandidos . Estes vendo que o homem havia assistido o crime , quis pegá-lo para não deixar nenhuma testemunha e também saíram correndo atrás dele . E, por muito tempo, ele se viu perseguido pelos malfeitores que queriam matá-lo .

O homem era muito temente a Deus e, enquanto corria chamava por Ele para que Ele viesse salvá-lo do destino de morte . Foi nesse meio tempo que ele viu um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e no desespero elevou uma prece a Deus da seguinte maneira:

-Deus Todo Poderoso, pai que tudo ouve , fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem.

Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. Os homens gritavam a todo momento que ele aparecesse , pois seria mais fácil que se eles o achassem . O homem estava apavorado foi quando percebeu que agora a aranha começava a tecer uma teia na entrada da trilha. O homem se pôs a fazer outra oração cada vez mais angustiado:

"Senhor, eu estou ficando louco ou o Senhor não está me ouvindo ? Eu estou pedindo Senhor , implorando , mande os anjos senhor , eu tenho fé que o senhor não vai me deixar morrer assim ... lembre-se eu te pedi para eu mandasse anjos, não uma aranha, pois essa não serve pra nada . Senhor, por favor, se os anjos estiveram ocupados então que o Senhor ,com tua mão poderosa coloque um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar"

Ele então fechou os olhos comprimindo-os porque acreditava que ao abrir ele teria um milagre enorme a sua frente ,afinal ele havia pedido tanto , era momento de fazer acontecer o que ele havia pedido . Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tapando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia.

Ele ficou desesperado , começou a chamar por todos os santos , sabia que logo eles o achariam ali , pois estavam tão próximos , que podia ouvir o bater de seu coração pulsando pela boca e os dos inimigos chegando .Mas sua fé não diminuía acreditava que sua oração chegaria a Deus e insistia em pedir que ele o salvasse daqueles maldosos que queriam matá-lo .

Estavam os malfeitores entrando na trilha, a qual ele se encontrava esperando pelo milagre, pois acreditava que Deus o ouviria sem falta .. e rezava firme na esperança que logo viesse a salvação, caminhavam cada vez mais próximo a ele . Foi quando ao se aproximarem bem perto, em frente da trilha que ele estava escondido , um deles disse ao outro :

- "Vamos, entremos nesta trilha , ele deve estar ai , porque não tem mais por onde fugir , será o seu fim , entre !

Mas o outro examinando o local disse bem alto

- Não,não está vendo que tem até teia de aranha!?

Ninguém deve ter entrado por aqui. Pois se tem teia de aranha é porque ela levou tempo fazendo e se ele tivesse passado por aqui ele teria desmanchado a teia , ele deve ter fugido lá pelas bandas do rio , do outro lado .Continuemos procurando nas próximas trilhas".

Assim ,crianças , o homem se viu salvo pela sua fé , por acreditar que a sua oração chegou até Deus , por ser insistente e não desistir , porque como diz o ditado , Deus pode até tardar , porque tem seu tempo , mas não falha e também temos que entender que A FÉ É CRER NO QUE NÃO SE VÊ,É TER ESPERANÇA DIANTE DO IMPOSSIVE. SE PEDES A DEUS UMA ÁRVORE ELE TE DARÁ EM FORMA DE SEMENTE. É preciso saber rezar e trabalhar para transformá-la em árvore . Amém


Atividades - pinturas. brinquedos, brincadeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário