quinta-feira, 15 de julho de 2010

16º Domingo Comum-Tema: As duas irmãs- "A alegria não está nas coisas, mas em nós."

16º Domingo Comum-Tema: As duas irmãs- "A alegria não está nas coisas, mas em nós."

1.ACOLHIDA/RECEPÇÃO:
Boa tarde queridas crianças! Sejam todos muito bem-vindos a esse encontro.
Animação: (Cantos de acolhimento e animação): Fico feliz em vir em sua casa/ O amor de Deus é maravilhosos/ A alegria está no coração/ Amor amorzinho, amorzão...
Oração Inicial: ( pode ser cantada com gestos) – Em nome do Pai, em nome do Filho...Para louvar e agradecer...

2.DINÃMICA DE PREPARAÇÃO PARA O EVANGELHO:
É maravilhoso quando percebemos que somos bem queridos nos lugares onde chegamos. Nem todos sabem receber bem... Vamos conhecer duas irmãs ; uma gostava muito de receber as pessoas que visitavam-na e a outra não gostava de receber pessoas e quase sempre se irritava com as visitas. O nome delas é Marta e Maria. Vamos ver a cena e depois a gente vai conversar sobre o que veremos.
( Trabalhar os personagens com fantoches ou dramatização)
Comentarista: Olá crianças, a Maria está toda apavorada porque irá receber o Pe. Roberto Carrara na sua casa e ela “NUNCA” recebeu uma visita tão importante. Limpou toda casa, fez um bolo delicioso para servir com café e está toda feliz. Sua irmã acha desnecessário fazer tudo isso para receber. A Marta pensa que uma visita só irá atrapalhar sua rotina. Vamos ver como elas se comportam para receber o padre? (som de batidas na porta)
Marta_ Que saco é esse de ficar batendo na minha porta. Tem ninguém aqui não. Pode ir embora. Oh amolação danada gente.!!!
Comentarista– Que isso Marta, isso são modos de receber uma visita? Pode ser o Pe. Roberto que está lá fora querendo entrar. (Marta fica sem graça).
Crianças, vocês acharam educada a forma que ela se referiu a visita?
Vamos deixar que a Maria atenda a porta.
Devemos tratar as pessoas com carinho, hoje é tão difícil sairmos de nossas casas e irmos ao encontro do outro, por isso devemos valorizar a presença das pessoas em nossa vida, em nossa casa. Pense bem em como vai tratar a próxima visita, está bem?
(bate na porta)
Maria: Que bom!. Olá padre, seja bem vindo em minha casa. Vamos nos assentar, eu estava com tantas saudades do senhor. Que bom que o senhor veio, estou feliz com sua presença aqui. Que novidades o senhor trouxe?
Comentarista: E agora, crianças? O que vocês têm a me dizer? Qual das irmãs foi a melhor? A 1º ou a 2º? Por quê? ( ouvir os comentários e concluir)

3.EVANGELHO COMENTADO:
Sabem por que eu estou contando essas coisas pra vocês!? É que Jesus foi visitar duas amigas dele, uma chamava Marta e a outra Maria e aconteceu algo semelhante à encenação aqui: a Marta estava preocupada em olhar se a casa estava limpa, se tinha café, se estava tudo em ordem e, com isso, não prestou atenção ao que Jesus dizia. Mas, Maria, essa não, foi esperta e sentou-se aos pés de Jesus ouvindo tudo que ele tinha a lhe ensinar, ficou pertinho do mestre
1.Quem foi a mais esperta? 2 .Quem acolheu melhor a Jesus?
Então é isso, crianças, temos que ter tempo de ouvir Jesus, de escutar, ler e prestar atenção nas coisas que Ele nos ensina. Temos que seguir mais o exemplo de Maria do que de Marta. Por isso, estamos aqui, como Maria para acolhermos bem ao nosso Jesus. Em pé, com alegria, vamos cantar para ele.
Canto: Fico Feliz
Cada um, de nós, pode se apropriar deste puxão de orelha feita a Marta. Jesus fala a cada um de nós hoje: (Mostrar os cartazes da Marcha do Amor ou ler as frases abaixo com eles)
Preocupe-se com o que é importante;
Cuide das pessoas que convivem com você;
Tenha um olhar atento às necessidades do outro;
Acolha as pessoas que precisam de você;
Olhe o mundo em sua volta e coloque-se a serviço de sua mudança.

4.ATIVIDADES:
1.Tapete de brinquedos de encaixe para os menores.
2.Pintura alusiva para os maiores
3.Jogo – O Gato e o Rato
Como se joga: Os jogadores fazem uma roda de mãos dadas . Dois jogadores ficam de fora da roda: um é o gato e o outro é o rato. Dos alunos da roda, um será a porta e outro será o relógio.
Para iniciar o jogo, o gato dirige-se à porta e estabelece um diálogo:
Toc, toc, toc...
-Quem é? R.É o gato. -O que queres? R.Quero apanhar o rato.
-O rato não está foi comer queijo. -A que horas volta? R.Não sei, vai perguntar ao relógio.
-Relógio, a que horas chega o rato? R.O rato chega às Cinco Horas.
Os alunos da roda começam a contar em voz alta até cinco. Recomeça o diálogo:
-Gato, o Rato está pronto? - Relógio – R.está limpando a casa! – Gato- Que horas que eu volto? – Relógio – R.Volta às 15h. Neste caso, os alunos da roda começam a contar em voz alta até quinze. Assim sucessivamente até que uma lista de afazeres seja cumprida. (Ex. tomar banho, limpar a casa, fazer comida, assistir TV, ler, ir ao shopping..)
Quando na pergunta a resposta for positiva, levanta-se os braços e o rato começa a correr, entrando e saindo da roda por baixo dos braços levantados dos alunos que a constituem. O gato, ao ouvir o número ..., dirige-se à e entra na roda perseguindo o rato a fim de o apanhar. O gato só pode entrar e sair da roda pelos lugares por onde passou o rato. O jogo termina quando o gato apanha o rato ou desiste, escolhendo-se um novo gato, um rato, uma porta e um relógio.

Conclusão: “ Assim como o Ratinho tinha sempre uma desculpa para “não receber o Gato”, Marta sempre tinha uma desculpa de tarefas para não receber à Jesus”

5.HISTÓRINHA DA SEMANA: A colméia azul

Personagens: (sol – vento- colméia – flores – abelha Marta – abelha Maria – Joaninha – abelha Rainha – Mestre/ pote de mel)
Narrador-•Lá no meio da mata, havia uma linda Colméia Azul.
Nela moravam inúmeras abelhinhas, mas, as mais saidinhas era “Mariazinha e “Martinha”. Eram duas graciosas abelhinhas que sempre andavam juntas a colher o pólen das flores do campo.
Todos conheciam as amigas inseparáveis.
Flores - Bom dia! Sejam bem vindas às pétalas! Colham todo o pólen necessário, pois tudo que faço, faço por amor!
Martinha – Como é bom vê-la assim tão disposta, D. Flor. E também, tão amável! Como seria bom se os homens imitassem a nós “fenômenos naturais da bondade e do conhecimento”.

Narrador - O sol esbravejando, gritou lá do céu:
Sol – Mas dá pra parar com toda essa lorota?
Mariazinha - Oh! Olá Sol! Como tem passado?
Sol - Quente, muito quente...!
Narrador – O vento que passava por perto, assobiava, soprando e dizendo:
Vento – Que festa é essa no campo? Por que estão aí, paradas sem trabalhar?
Martinha – Mas o quê é isso, Senhor Vento? Estamos a conversar, falamos das coisas bonitas que existem no céu, na terra e no mar!

Vento – Quanta besteira!!! O que vocês precisam é trabalhar!
Narrador – E foi nesse momento que chegou a Joaninha, depressa a voar e de longe veio gritando, gritando sem parar:
Joaninha – Venham! Venham logo! Mariazinha e Martinha! A rainha está chamando!
Martinha – Mas o que foi, Joaninha?
(Pára sem fôlego, cansada e fala:)
Joaninha – É que... É que... É que...
Todos – Solta a língua! Desembucha!
Joaninha – É que o “Mestre” virá visitar hoje a Colméia Azul e a Rainha quer todo mundo lá pra ouvir seus ensinamentos!
Martinha e Mariazinha– Nossa! O “Mestre”?
Mariazinha - Vamos! Voe rápido! Precisamos chegar logo, a tempo de ouvi-lo!
Martinha - Mas não podemos, amiguinha... Temos que colher o pólen... Separar o néctar... espalhar um pouco de pólen pelas outras flores para fertilizá-las... O mestre, com certeza, irá tomar mel fresco... Precisamos servi-lo com muito amor!
Mariazinha - Mas é nunca que eu vou fazer isso!! Perder o que o Mestre veio ensinar??! Não!! Eu vou me sentar bem pertinho, juntinho do Mestre e ouvir o que ele veio trazer de boa nova... Depois eu trabalho! Vou aproveitar seus ensinamentos depois aplicá-los na minha vida.... Deixe disso, Martinha. Vamos ouvir o Mestre! Pode ser que ele nunca mais volte!
Martinha - Eu sei amiga! Mas tenho que fazer isso e você devia cumprir também! A minha missão primeira... Não posso deixar o trabalho acumular... E ainda preparar algo especial para o Mestre...
Mariazinha - Então fique aí, fazendo o que bem entender, pois eu vou escolher o que é melhor... Vou ficar com a melhor parte: ouvir o Mestre falar...
Martinha - Que abelhinha preguiçosa... Vai deixar o trabalho todo comigo! Tomara que o Mestre a repreenda! Só gosta de zoar por aí...!
Narrador - Todos tentaram convencer Martinha a ir e ouvir o Mestre, mas ela, irredutível, não queria deixar de fazer suas tarefas.
Narrador - E Martinha ficou a trabalhar no campo enquanto tentava realizar com eficiência seu trabalho. Fazia a toda pressa... Queria preparar o mel mais gostoso do mundo para o Mestre.
Enquanto isso, lá na Colméia Azul era só festa.
Podia-se sentir que as palavras estavam sendo semeadas e já germinavam no coração das abelhinhas e de quem mais as ouvias...
Logo que chegou, Mariazinha se sentou aos pés do Mestre, que a beijou e perguntou:
Mestre - Onde está, Martinha? Sinto falta dela...
Mariazinha - Ela vem logo, Mestre. Está atarefada e quer tudo organizar para o Senhor!
Narrador - E o Mestre olhou triste para o mata e disse:
Mestre - Pobre Martinha! Ela se agita e se preocupa com tantas coisas... quando uma só era necessária... você Mariazinha, escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada...
Narrador - O Mestre falava das coisas da vida... do amor... Enchia o coração de todos que o acolhiam com alegria... Esta era a melhor parte!
Então, depois de abençoar e de festejar com todos, Ele se foi...
Mas vejam quem vem lá!!!... Voando a mil por hora!É a Martinha, com o mel fresquinho para o Mestre...
Martinha - Não! Onde está o Mestre?
Narrador - Olha daqui... Olha dali... Nada encontra... Martinha então se sentou e colocou seu pote especial de mel ao lado e triste pensava como se ouvisse as palavras do Mestre: Porque eu me preocupei com tantas coisas, sendo que uma só era necessária e importante?

CONCLUSÃO: Quantas vezes somos como Martinha , temos tempo para tantas coisas, mas nos falta tempo para ouvirmos de fato o que Jesus tem a nos falar. Que possamos ser a partir de hoje, mais Maria do que Marta, mas ouvido do que tarefas.
Colaboração: Prof.ª Luzia de Fátima Gonçalves da Silva – Escola Nossa Senhora da Alegria – Apucarana- Paraná - www.nsalegria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário